0 Trutas e Fumaça - Blog da Ana - 1000 dias

Trutas e Fumaça

Brasil, Espírito Santo, Ibitirama

Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Depois da ressaca eleitoral, acordamos na tranqüila cidade de Ibitirama e resolvemos explorar a região. A sua principal atividade é a agropecuária, sendo uma região forte na produção do café. Chegando na cidade descobrimos que além do café a cidade se destaca também pela produção de trutas, pois lá existe a maior criação de trutas em cativeiro do Brasil! No seu pico de produção chegou a registrar em torno de 7 toneladas de trutas por mês! O Tecnotruta fica há 18km de Ibitirama no distrito de Santa Marta, além de um pesque e pague eles possuem também um restaurante que tem como prato principal, adivinhem o que? Deliciosas trutas! O restaurante abre a semana toda, nós é que tivemos azar mesmo, pois a cozinheira estava doente e não foi trabalhar hoje.

Tanque de trutas na Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Do trutário seguimos novamente em direção à Ibitirama para conhecer o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Ela possui em torno de 80m de altura e logo visualizamos da estrada parque que dá acesso á portaria do parque. As trilhas estão muito bem marcadas e são de fácil acesso, não tomando mais de 5 minutos para se chegar ao pé da cachoeira. Neste período ela está com um volume menor de água e a chuva recente deixou as suas águas, normalmente límpidas, um pouco mais escuras.

Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES

Nosso próximo destino é o Pico da Bandeira, que fica aqui mesmo no município de Ibitirama, porém a trilha por aqui é mais longa e segundo informações que conseguimos, ela ainda não está bem demarcada. Por isso seguimos por estradas de terra contornando o Parque Nacional para chegar à portaria que fica na cidade de Alto Caparaó, em linha reta ficaria há apenas 24km de Ibitirama, exatamente do outro lado da montanha, mas de carro são 100km. No caminho fomos conhecendo a região que possui diversas cachoeiras e poços para banho. Paramos para um lanche na graciosa cidade de Penha. É pequenininha, mas possui uma infra turística bem razoável, além de pousadas, lanchonetes tem até um espaço holístico de alimentação natural e meditação, uma graça!

Mais um pouco e chegamos à cidade de Pedra Bonita, em um dos mapas que recebemos vimos que aqui havia também uma portaria do Parque do Alto Caparaó, parque que abriga o Pico da Bandeira. Resolvemos ir até lá para nos informar e entender qual era a diferença entre esta portaria e a que se encontra na cidade de Alto Caparaó. Wellington e Ricardo, funcionários do parque e do ICMBio nos atenderam e foram super atenciosos, nos explicaram as trilhas e acabaram nos convencendo a subir por aqui. Já havíamos ouvido falar que a trilha aqui pelo ES era mais íngreme, porém com vistas muito mais bonitas. Conseguimos chegar de carro mais perto do pico e caminhar apenas 2,3km, além de explorar outras cachoeiras, coisas que não encontramos no lado mineiro. O Rodrigo já subiu pelo Alto Caparaó duas vezes, mas eu não conheço o outro lado. Sendo assim optamos por realizar a travessia, subimos pela portaria capixaba e descemos pela portaria mineira, assim fica mais democrático para todos. Vamos nos preparar, pois amanhã teremos em torno de 15km pela frente, boa noite!

Fiona na Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES

Brasil, Espírito Santo, Ibitirama, cachoeira, Pedra Bonita, Santa Marta, Cachoeira da Fumaça

Post anterior Pátio em frente à igreja de Anchieta - ES

Justifica, mas não explica.

Post seguinte Pico do Cristal ao fundo, na trilha capixaba de acesso ao Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó - MG/ES

Travessia Serra do Caparaó

Blog do Rodrigo Cachoeira da Fumaça vista de longe, no parque estadual em Ibitirama - ES