0 Strathcona Park - Blog da Ana - 1000 dias

Strathcona Park - Blog da Ana - 1000 dias

Strathcona Park

Canadá, Campbell River

Trilha cheia de maravilhosos lagos no Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Até chegarmos à Ilha de Vancouver mal tivemos tempo de ler sobre o lugar, afinal uma viagem de carro longa como essa precisa de um certo jogo de cintura. Os guias até nos servem de suporte, mas vocês tem que concordar que com tantos destinos novos e diários, temos que encontrar outra forma de nos programar. A minha preferida é a mais simples e a mais antiga de todas elas: abrindo um mapa.

Mapa de Vancouver Island

Um mapa turístico ou um mapa rodoviário fazem bem o papel. Aqui no Canadá e Estados Unidos então é super fácil, pois além de encontrarmos centros turísticos em todos os lugares e dentro deles mapas e muitas informações, nós compramos um mapa rodoviário especial Parques Nacionais e Aventura, da National Geographic! Ele cobre principalmente os Estados Unidos, o sul do Canadá e ainda dá uma palhinha do México. Bem completo ele é perfeito para o nosso tipo de viagem, já que estamos sempre nos caminhos entre os Parques Nacionais e principais áreas naturais da região.

No fundo, o Mt Washington e suas pistas de esqui (ainda sem neve!), visto do Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Vancouver Island é uma ilha imensa, com mais de 460km de comprimento e 80km de largura, tem 34 mil km2. A parte oeste da ilha é a menos habitada e acessada basicamente por ferries e barcos, à exceção da região de Tofino que podemos chegar de carro. Já a costa leste, mais protegida e próxima do continente, existe uma estrada que conecta a capital Victória no extremo sul da ilha, até as distantes cidades do norte como Port Hardy, Holberg e Winter Harbour.

Início do Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Início do Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Explorar a ilha em 5 ou 6 dias, prazo definido pelo casal, não é tarefa fácil, pois além de grande há muito para ser visto, então recorremos à velha tática do mapa! No ferry mesmo consegui um mapa meio genérico e tentei pegar umas dicas com os nossos amigos ilhéus que moram no norte da ilha. As dicas que vieram foram razoáveis, confesso que esperava mais. Tofino todo mundo que viaja por esses lados já ouviu falar, a praia dos surfistas e “aparentemente” tem um parque legal nas proximidades. Um tour para avistar baleia, ok, este também já estava agendado. Victoria, a capital do estado, é óbvio que não poderia faltar. Mas deve haver algum lugar bacana para trilhas?, eu perguntei. Eles, como bons lenhadores, falaram que caminham por tudo, “Em uns lugares da ilha você encontra umas árvores imensas que são necessários 10 homens para abraçá-las”! Mas deu para sentir que não sabiam muito o que me indicar. Bom, olhei o mapa e vi uma mancha verde no meio da ilha, apontei ao Rodrigo e disse, é para lá que vamos! Sem dúvida encontraremos algo bacana.

Fiona no Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Fiona no Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

O Strathcona Provincial Park é imenso e tem mais de um acesso. Aos que vem do norte da ilha a primeira entrada é a área do Buttle Lake. Aos que vem do sul a principal área para explorações é o Forbbiden Plateau, com o acesso feito pelo Mount Washington. Vindos de Port Hardy no final do dia, decidimos nos hospedar na cidade de Campbell River, há menos de 30 km do Buttle Lake.

Strathcona Lodge, bem ao lado do Buttle Lake, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Sem um centro de visitantes, a dica é parar no Strathcona Lodge, onde além de belas vistas do lago, você conseguirá um mapa básico e informações sobre o parque, estradas e trilhas da área. Christine, uma das diretoras do lodge, conhece o lugar como a palma da mão e é super disponível para orientar os turistas sobre tempos de caminhadas e dicas da região. Com apenas um dia para explorar a área a nossa programação foi dirigir na estrada que contorna o Buttle Lake e fazer algumas trilhas curtas para esticar as pernas.

Um canyon e uma cachoeira direto para o Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Um canyon e uma cachoeira direto para o Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

O cenário de lagos e montanhas é sensacional, um dos mais bonitos do parque! A estrada tem várias paradas e vistas maravilhosas do lago. Ao longo da rodovia é fácil encontrar áreas de camping, piquenique e trilhas curtas na floresta e para algumas cachoeiras.

Nós seguimos as dicas de Christine e fomos até a Myra Falls, onde fizemos duas trilhas para conhecer a Upper Myra Falls (8km ida e volta) e a Lower Myra Falls (pouco mais de 1 km ida e volta). A primeira tem uma caminhada bonita pela floresta e a vista da cachoeira de um mirante, mas a segunda que está mais próxima da estrada é ainda mais bonita!

caminhada em meio à mata no Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

caminhada em meio à mata no Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Uma das mais belas cachoeiras do Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Uma das mais belas cachoeiras do Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

O segundo dia de explorações foi na área do Forbidden Plateau. O nome é estiloso, mas o plateau não é nada proibitivo, pelo contrário, suas pradarias e lagos oferecem trilhas super agradáveis de todos os níveis de dificuldade. Aos hikers que gostam de travessias e longas jornadas, pode-se cruzar o parque todo até o Buttle Lake, passando pelo alto de montanhas nevadas em 3 ou 4 dias de caminhada.

O mapa das trilhas no Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Cada lago é um novo cartão postal, no Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

O centro de visitantes normalmente estaria fechado nesta época, mas o dia estava tão bonito que uma voluntária resolveu ir até lá e fez a sua boa ação ajudando as dezenas de turistas que aproveitavam o sol na segunda-feira de Thanksgiving.

Pássaros nos acompanham no Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Nós fechamos um roteiro para explorar bem a região, em uma caminhada de umas 5 ou 6 horas percorremos 18 quilômetros de trilhas, passando pelo Paradise Meadows, Helen Mackenzie e Battleship Lake, entre florestas e lagos fomos nos aproximando das altas montanhas.

caminhada pelos lagos do Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Chegamos ao Lago Croteau e ainda decidimos continuar para o Kwai Lake para conectar à trilha que nos levaria para o outro lado do Lake Helen Mackenzie. Uma caminhada belíssima, com a temperatura ideal, céu azul e paisagens ainda mais bonitas neste início de outono. Folhas amarelas e vermelhas mescladas ao verde das coníferas, refletidos nos lagos e contrastados pelo azul do céu, simplesmente fantástico.

Logo tudo isso estará coberto por neve e a área se tornará um dos principais centros de esqui da ilha, estrelando o Mount Washington. Não importa a época que você venha, conhecer o Strathcona Park é uma das melhores formas de conhecer os lagos, montanhas e florestas da Columbia Britânica.

Relaxando em um dos muitos lagos do Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Canadá, Campbell River, trilha, Trekking, Parque Estadual, Vancouver Island, Strathcona Provincial Park, Ilha de Vancouver

Post anterior Celebração do Thanksgiving Day no Strathcona Lodge, ao lado do Buttle Lake, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Thanksgiving Canadense

Post seguinte Surfista e seu cachorro enfrentam as águas geladas de praia em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Tofino: Surfe, Trilhas e Canoagem!

Blog do Rodrigo O belíssimo cenário do Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá