0 Juracique Parque - Blog da Ana - 1000 dias

Juracique Parque - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Juracique Parque

Brasil, Paraíba, Sousa (Vale dos Dinossauros)

Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


Sousa é uma cidadezinha lá no interior da Paraíba. Hoje já é uma cidade relativamente pequena, possui em torno de 30 mil habitantes, imaginem o que deveria ser em 1890. Foi nesta época que um sinhozinho estava andando as margens do Rio do Peixe e encontrou pegadas em uma pedra. Ele contou aos seus filhos e amigos, dizendo que eram pegadas de boi e ema, todos acharam que ele estava maluco, pois onde já se viu pegadas em pedra?

Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


A história correu pela cidade, havia os que achavam que eram pegadas de lobisomem e outros seres sobrenaturais ou folclóricos. 30 anos mais tarde um pesquisador que deve ter ouvido as histórias, chegou à cidade e constatou que eram pegadas de dinossauros!

Pegada de dinossauro, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Pegada de dinossauro, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


Como elas ficaram resistiram ao tempo e ficaram ali impressas nestas pedras? O Rio do Peixe é um rio permanente, porém com uma alteração de volume d´água muito intensa. Com isso a lama que fica nos períodos de seca aos poucos vão secando e craquelando, e este processo, durante anos, vai se repedindo até que o barro se solidifica e vira rocha. Este terreno foi pisado pelos dinossauros há 110 milhões de anos atrás. São várias camadas, uma delas com pegadas de 120 milhões de anos!

Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Pegadas de dinossauros, no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


Foram desvendados os tipos de dinossauros que ali viveram e inclusive foi remontada uma cena muito provável do momento das pegadas, quando dois velociraptors caçavam um iguanodonte, dinossauro herbívoro. Já imaginaram? É sensacional!

Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


Conhecemos o Vale dos Dinossauros, o passeio é curto e rápido. O Velho do Rio, como é conhecido o assistente do palenteólogo responsável, nos acompanhou durante a trilha dando estas explicações. Ele é neto do sinhozinho que encontrou as pegadas e hoje cuida como pode da estrutura meio decadente do local.

Réplicas de dinossauros no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Réplicas de dinossauros no Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


Houve apenas uma grande obra, bancada pelo Banco Mundial, de uma barragem acima e do desvio do curso do rio e da construção de um canal para escoamento da água longe das pegadas. Ficamos imaginando que se fosse nos EUA estas pegadas teriam uma Dino Disneyworld em torno, com muita estrutura, exposição, efeitos sonoros e visuais para tornar o parque ainda mais interessante, uma grande atração turística! Parece que a Petrobrás agora irá patrocinar uma nova obra em 2011, recuperando as trilhas, instalações e revitalizando o museu e a exposição. Nós estamos torcendo! Uma descoberta como esta merece ser bem explorada! São raríssimas evidências, claras como esta, da existência destes animais tão maravilhosos, uma iguaria no mundo em que vivemos.

Visitando o Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

Visitando o Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB


Como canta Zeca Baleiro, “Juracique Parque, Juracique Parque é esse que eu nunca vi...”. É o próprio, o vale do dinossauros à brasileira mesmo.

Brasil, Paraíba, Sousa (Vale dos Dinossauros), dinossauros, Vale dos Dinossauros, sertão, Paleontologia

Veja mais posts sobre dinossauros

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior A famosa estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte - CE

Padin Padre Cícero

Post seguinte O pub Highlander em Gravatá - PE

Highlanders Pernambucanas

Blog do Rodrigo Vale dos Dinossauros, em Sousa - PB

O Vale dos Dinossauros

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 17/08/2013 | 22:21 por Paula

    Oi!!! Tive a oportunidade de visitar o vale 2 vezes: antes e depois da reforma. Infelizmente, na minha opinião, a reforma não adiantou de nada. Não sei se eles ainda estavam se organizando! O sr. Robson foi afastado de suas funções (talvez pela idade avançada) e, pelo menos no dia que fui, não tive nenhuma explicação sobre os detalhes. Até o quadro com a possível reprodução da cena não está mais lá. Ela deu lugar a um quadro com imagens bem diferentes! Espero que algum dia haja investimento nesse local. Parecia jogado às traças (foi o que eu achei).

    Resposta:
    Que notícia triste Paula! Bem que podiam aproveitar um pouquinho das verbas da copa para melhorar esse parque, tem rastros ótimos lá e nenhuma infra... triste mesmo, até na Bolívia encontramos um parque dos dinossauros super estruturado, dá uma olhada nesse post - http://www.1000dias.com/ana/juracique-parque-/ . Espero que pelo menos protejam para que isso não se perca...

  • 30/01/2011 | 16:17 por clenilça alves da silva(cleo)

    Oi Ana ,novamente aqui para comentar como e rico de detalhes e cultura o blog , vocês nos deixa orgulhosos em saber ponto a ponto do nosso brasil ,em saber atràves de um casal tão jovem, felizes maravilhosos e fazem tambèm sentir juntinho na linda fiona. arretada!!! que Deus abençoe essa linda união.e pé na estrada,bbrruumm!!!!!!!!!!!responda me.beijos .meu marido de tanto falar da ana ele achava que conhecia você do salão,quando eu mostrei o blog para ele ficou entusiasmado ,achou fantástico,agora thau!!!!!!

    Resposta:
    Cleo, a internet é uma coisa doida mesmo! Só de estarmos dividindo tantas experiências aqui com vocês já parece que nos conhecemos há tempos! Longe da família e dos amigos, sem dúvida tudo isso não nos deixa sentir sozinhos. Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet