0 Fun Dive na Lage de Santos - Blog da Ana - 1000 dias

Fun Dive na Lage de Santos

Brasil, São Paulo, Santos

Mergulhando na Laje de Santos - SP

Penamos para acordar, mas ontem à noite o mergulho estava confirmado! Finalmente conseguimos condições climáticas favoráveis para irmos à lage. Uma rocha imensa com 550m comprimento, 185m de largura e 33m de altura, só na sua parte emersa. Ela fica localizada em alto mar a 40km da costa, por isso as boas condições do vento são essenciais para o sucesso deste mergulho.

A famosa Lage de Santos - SP

Uma navegação de pouco mais de 1h30, tomei um Dramim e me joguei na primeira cama que vi no barco. O mar estava muito batido, a navegação foi sofrida, relutei o quanto pude, afirmando a mim mesma que o enjôo era psicológico, mas foi eu chegar até a parte externa do barco que chamei o Hugo... Fiquei morrendo de vergonha, mas depois soube que pelo menos metade do barco tinha passado mal também. Uma vez ancorados o esquema é equipar rapidamente e cair na água, o mar cura qualquer enjôo e logo nos surpreende com a beleza que encontramos ali. O inverno é a melhor época para mergulhar na laje, época em que se pode avistar arraias mantas, tubarões e toda a qualidade de vida marinha.

Rumo à Lage de Santos - SP

No nosso primeiro mergulho saímos do Portinho em direção ao naufrágio. Minutos antes de entrar na água o nosso dive master me alertou: “não cheguem até o naufrágio, pois terão problemas de correnteza, se vocês pegarem ela terão problemas para retornar.” Descemos e nos unimos à outro grupo do barco em direção seguindo a parede da lage para leste, eu estava preocupada, mas atenta a qualquer corrente. Logo depois o Marcelo veio a nosso encontro e retornamos, escapando de qualquer A água estava a 19°C, com visibilidade em torno de 15m, gelada demais! Eu quase não consegui relaxar de tanto frio e lá embaixo decidi novamente não ouvir mais o Rodrigo, pois do mesmo jeito que ele não quis colocar os anoraks no PP, foi ele quem não quis usar a nossa segunda peça de roupa com mais 5mm de neoprene. Coitado, eu que sinto frio e ele que leva a culpa! Rsrsrs!

Preparando-se para o mergulho na Laje de Santos - SP

De volta ao barco, no intervalo de superfície, eu estava na dúvida se encarava o enjôo no barco ou o frio da água. O Thiago, mergulhador que estava a bordo, não estava se sentindo bem e decidiu abortar o segundo mergulho. Foi a minha salvação, pois ele me emprestou a sua segunda peça de neoprene que coube perfeitamente em mim! Fugi do enjôo e enfrentei as águas, agora mais protegida. Apenas uma pausa para um comentário: aprendi há muito tempo que nunca se deve abortar um segundo mergulho, por mais frio ou pior que possa parecer. Obviamente se você achar que pode ter qualquer risco por algum limite físico ou psicológico esta regra não se aplica, mas por preguiça ou desânimo não! Um mergulho é sempre diferente do outro e você nunca sabe o que pode encontrar lá embaixo. Eu já havia penado 1h30 para chegar até lá, para um próximo mergulho teria que passar por tudo novamente, então vamos para a água!

Peixe frade no mergulho na Laje de Santos - SP

No nosso segundo mergulho fomos para a direção oposta, navegando para sudoeste encontramos o Parcel das Âncoras, que chega a até 38m de profundidade. Foi surpreendente! A água esquentou e a corrente quente trouxe consigo uma quantidade de peixes absurda! Além disso a visibilidade chegou a bater em torno de 30 metros! Tartaruga, garoupas imensas, arraias e até um verme de fogo que eu nunca havia visto antes! Avistamos também vários cardumes, inclusive de peixe enxada! Foi maravilhoso! Difícil acreditar que tão perto teríamos condições tão diferentes. Voltando á embarcação ainda tivemos a boa notícia de que o vento havia baixado e a navegação de retorno a Santos foi muito mais tranqüila.

Arraia no mergulho na Laje de Santos - SP

Voltamos ao hotel e mais um lavar os equipamentos com água doce no chuveiro e dependurá-los na varanda... Mas todo este trabalho vale muito à pena! Estar ali, em total comunhão com a natureza é algo indescritível.

Foi uma semana intensa, puxada, mas recompensadora. Finalmente conseguimos nos desvencilhar totalmente dos compromissos e pendências em Curitiba. Pico Paraná e Lage de Santos estavam engatados na nossa garganta e finalmente foram riscados da lista. Fica para nós a sensação de dever cumprido, do alto do Pico Paraná até as profundezas da Lage de Santos só continuamos tendo certeza de que estamos no caminho certo. Que venham os próximos 830 destes 1000dias!