0 Escalada do Lagarto - Blog da Ana - 1000 dias

Escalada do Lagarto - Blog da Ana - 1000 dias

Escalada do Lagarto

Brasil, Rio Grande Do Norte, Praia da Pipa, Passa e Fica (Pedra da Boca)

Escalada da segunda metade da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN

Uma das promessas que fizemos a nós mesmos é que iríamos escalar durante a viagem. Não foi uma promessa vazia, fizemos curso e treinamento de escalada técnica nos preparativos da viagem, inclusive. Porém, contudo, entretanto, todavia, nós não tivemos muita sorte durante a viagem. Quando passamos pelo Rio de Janeiro, um dos maiores e melhores campos urbanos de escalada, pegamos chuva quase todos os dias. Na cidade de Serra do Cipó chegamos “atrasados”, já com a Maratona Serra do Cipó fechada para conseguirmos ver todas as atrações nos parcos 4 dias que tivemos, acabamos pulando a escalada. Fato é, de HOJE ela não passa!

Em frente à Pedra do Lagarto com o Julio, nosso guia montanhista na região de Passa e Fica - RN

Já deixamos marcado ontem com o Júlio Castellano, guia e instrutor de escalada aqui na região. Na caminhada que fizemos pela manhã passamos por um cânionzinho (onde usamos a “técnica ponte”, vide post anterior) ao lado das vias de escalada com nomes divertidos como Via Sacra, Frango Frito e a melhor, Dona Encrenca, uma via que parece fácil, toda 4 e 5 até o final quando pula para um grau 8! É um negativo, uma senhora encrenca mesmo!

O Julio fixa a corda para nós, na Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN

Eu já ia notando que teríamos um desafio pela frente, as formações de granito deixam poucas agarras nas rochas, o que para nós iniciantes que estamos há 9 meses sem escalar, não é nada bom! Lembro que o Anderson, nosso professor, chamava essas vias de “cata formiga”, pois as agarras são apenas nas pontas dos dedos, aí haaaja dedo!

Escalando a primeira metade da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN

Fomos para a Pedra do Lagarto, ela possui o formato que a batizou e ainda uma grande recompensa no topo da via, a vista espetacular de todo o complexo rochoso do Parque Estadual Pedra da Boca. Esqueci de perguntar o nome da via, mas ouvi alguém falar, acho que é “lagartixa”.

Nome perfeito, visto que é uma via fácil, de uns 70m de altura onde usamos basicamente as pernas para ascensão e os dedos para apoio. O Júlio fez o nosso seg já da metade dela, o Rodrigo veio no meio e eu fechando. Foi deliciosa a sensação de voltar a escalar, que saudade!

Celebração no alto da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN. Parque da Pedra da Boca ao fundo.

A única dificuldade era a quentura da rocha, bateria uma batata quente queimando os dedos. Lá em cima ainda demos uma caminhada, tiramos umas fotos e recebemos o nosso prêmio!

Visão frontal do Parque da Pedra da Boca, na região de Passa e Fica - RN

Descemos no rapel entre as mangueiras e eu só pensava em como conseguiria convencer o Rodrigo a ficar mais para tentarmos escalar amanhã também. Uma só via foi sacanagem, para nos deixar com aquele bichinho nos corroendo, quero mais!

No alto da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN

Chegamos ao Seu Tico, comemos um açaí, encontramos um escalador de São Paulo que já conhecia o nosso site e reconheceu o carro, sensacional! Aventureiros se encontram - Parte 4! Rsrsrs! Ao lado estavam os meninos de João Pessoa com o acampamento, fogueira e violão a postos, também tentando nos convencer a ficar. Infelizmente o dever falou mais alto, o senso de urgência do Rodrigo as vezes tinha que ter um botão de off. Ai que vontade de ficar! Enfim, vamos à Natal, mas com a certeza de que voltaremos!

Fim da escalada da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN

Brasil, Rio Grande Do Norte, Praia da Pipa, Passa e Fica (Pedra da Boca), Praia, Montanha, Escalada

Post anterior Na Gruta da Santa, no Parque Estadual da Pedra da Boca, na Paraíba, fronteira com Passa e Fica - RN

Trilha das Grutas

Post seguinte Jangadas na praia de Ponta Negra, em Natal - RN

Ponta Negra

Blog do Rodrigo Escalando a primeira metade da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN