0 Desafio Dois Rios e Parnaioca - Blog da Ana - 1000 dias

Desafio Dois Rios e Parnaioca - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Desafio Dois Rios e Parnaioca

Brasil, Rio De Janeiro, Angra dos Reis, Ilha Grande

O Poço dos Soldados, no caminho para Dois Rios, na Ilha Grande - RJ. Será que ela pula?

O Poço dos Soldados, no caminho para Dois Rios, na Ilha Grande - RJ. Será que ela pula?


O que você deve fazer em um dia de chuva em uma ilha com praias paradisíacas? Ignorar a chuva, escolher aquelas mais difíceis de alcançar e se mandar! Foi o que fizemos hoje, uma longa trilha até as praias de Dois Rios e Parnaioca. Informamos-nos e não conseguimos encontrar relatos de quem poderia ter feito todo este trecho em apenas um dia, até por que são quase 36km. A primeira parte da trilha nós já sabíamos que seria tranquila, 8 km por uma estrada te terra que ainda é utilizada por alguns poucos carros da comunidade e da UERJ. A segunda parte é que estávamos completamente vendidos, alguns diziam ser muito perigosa, que já havia morrido gente lá e que não era indicado ir e voltar no mesmo dia, ainda mais com chuva. Por este motivo resolvemos nos separar, Rodrigo, atleta, corredor e kamikaze, vai correndo e eu fico explorando e conhecendo a comunidade em Dois Rios.

Chegando en Dois Rios, na Ilha Grande - RJ

Chegando en Dois Rios, na Ilha Grande - RJ


A caminhada até a primeira praia foi ótima, estava frio, pois não parou de chover um minuto. Uma subida constante e leve até metade do caminho e a outra metade descendo. Pegamos um atalho entre bambuzais que nos cortou em torno de 2km da caminhada e deu uma mudada no visual, bacana. Chegando a Dois Rios logo nos informamos sobre a trilha e o guarda que faz o controle de visitantes nos deixou mais tranquilos sobre a segurança da trilha. Ela está sendo aberta e não tem nenhum ponto em que o Ro possa se perder. Ele também confirmou que se não for correndo, dificilmente conseguiríamos voltar a tempo.

Iício da Trilha da Parnaioca, na Ilha Grande - RJ

Iício da Trilha da Parnaioca, na Ilha Grande - RJ


Dois Rios foi uma colônia agrícola penal que recebeu diversos presos políticos em tempos de ditadura. Criou-se na época uma comunidade formada por pessoas que trabalhavam neste presídio, policiais e funcionários. Esta vila permanece lá até hoje, mas o presídio foi desativado e implodido em 1994, restando apenas alguns prédios que hoje sediam um pequeno Museu do Cárcere e sedes da UERJ. A partir daí, Dois Rios passou a ser a porta de entrada para a reserva ambiental do Parque Estadual da Ilha Grande, gerenciado pelo Inea e utilizada como campo de pesquisas pela UERJ. Esta recebeu também a incumbência de manter a comunidade gerando emprego para os em torno de 40 moradores que lá ficaram. As duas entidades possuem projetos para abrigar um Eco Museu e ainda ampliar o Museu do Cárcere, segundo moradores estão apenas aguardando liberação de verba para que possam implementar estes projetos.

Com o Otamir e a Tereza em Dois Rios, na Ilha Grande - RJ

Com o Otamir e a Tereza em Dois Rios, na Ilha Grande - RJ


Durante as 4h que fiquei aguardando o Rodrigo, visitei o museu, a venda da Dona Tereza e esperei o Rodrigo para conhecermos a praia. No museu aconteceu a coisa mais engraçada, eu vinha conversando com o Rodrigo sobre a vontade que eu estava de assistir mais filmes, etc, afinal precisamos nos atualizar, saber o que está sendo produzido no mundo. Chegando lá estavam projetando o filme da origem do Robin Hood, com o Russell Crowe, amei e já me aboletei em frente ao telão. Foi uma ótima forma de passar o tempo. Foi também um feito inédito, andar 8km para assistir a um filme dentro do museu! Rsrsrs! Depois no Bar da Tereza conheci o seu Hotair e a Tereza, ótimos anfitriões que me contaram mais sobre a história de Dois Rios e a comunidade, ainda recebemos como lembrança do Seu Hotair, responsável pelo periódico da vila, o seguinte texto:

“Você está na Cantina da Dona Tereza, uma caiçara da Vila Dois Rios, na Ilha Grande. Bem aqui ao lado você observa um galpão, da antiga Colônia Correcional de Dois Rios (C.C.D.R.), onde em épocas passadas esteve o escritor Graciliano Ramos, e também esteve presa aqui, na mesma época, Olga Bernardes Prestes, esposa da Carlos Prestes, comunistas e muitos outros políticos. Todos os integralistas estiveram na C.C.D.R por volta de 1932.

18/09/2010
Hotair e Tereza.”

Ruínas da Casa Correcional de Dois Rios, na Ilha Grande - RJ

Ruínas da Casa Correcional de Dois Rios, na Ilha Grande - RJ


Já começava a ficar preocupada com o Rodrigo, que começou a corrida à Parnaioca as 9h45, eram 14h25 e ele não havia chegado. Nós havíamos calculado que ele retornaria até as 13h. O Seu Hotair me tranqüilizava, dizendo que era normal que ele levasse em torno de 4 horas. Eis que aparece o meu marido, parecendo um pinto (esportista) molhado. Ufa... Impossível não ficarmos preocupados. Ele se secou, fizemos um lanche, nos despedimos dos meus queridos anfitriões e fomos até a praia. Ela se chama Dois Rios, justamente por que ali deságuam os rios da Barra Pequena e da Barra Grande. A praia é belíssima mesmo com frio e chuva, fico imaginando com tempo bom!

Praia de Dois Rios, na Ilha Grande - RJ. Sem sol, mas com cerveja!

Praia de Dois Rios, na Ilha Grande - RJ. Sem sol, mas com cerveja!


Pegamos novamente com chuva a estrada em direção a Abraão, loucos por um banho quente e roupas secas. Foi concluído o Desafio Dois Rios - Parnaioca, cada um dentro do seu limite, é claro. Obviamente, lá no fundo, eu fico inconformada de não ter ido até a Parnaioca, mas saber respeitar os meus limites também faz parte dos meus desafios.

Brasil, Rio De Janeiro, Angra dos Reis, Ilha Grande, Praia, trilha, Parnaioca, Dois Rios

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Praia de Palmas, no caminho para Lopes Mendes, na Ilha Grande - RJ

Trilhas de Ilha Grande

Post seguinte As magníficas ruínas do Aqueduto da Ilha Grande - RJ

Abraão, um passeio na história.

Blog do Rodrigo Iício da Trilha da Parnaioca, na Ilha Grande - RJ

Abraão – Dois Rios – Parnaioca (ida e volta)

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 12/01/2012 | 16:16 por Valkiria

    Oi,
    Li seus comentários e vi suas fotos muito emocionada, tb sou caiçara da Vila Dois Rios e conheço esse lindo casal seu Otair e Tereza, mas perdi o contato, pois, tem anos que não vou lá. Como a Tereza não tem endereço eletrônico, facebook, orkut e outros meios da net (já procurei muito)gostaria que enviasse o telefone deles. Ficaria muito grata. Obrigada

    Resposta:
    Olá Valkiria!!! Eu acho que tenho o contato deles, mas só em Curitiba!!! Posso te passar, mas só qdo voltar lá, em 2013... =( desculpe não poder ajudar, mas quem sabe você não aproveita um final de semana e vai lá fazer uma visita!?! tenho certeza que eles irão adorar! são uns amores!!!
    Bjs!

  • 20/09/2010 | 10:31 por Sonia

    Querida Ana, que vontade de dar um grande abraço em você de Feliz Aniversário! Comemora muito, tá?
    Um beijo da Sossa, do Guto, do Leo e do Lulu!
    Saudades!

    Resposta:
    Oi Sossa!!! Saudades de vcs! Jantamos com Pedro, Íris e Bebel ontem aqui no Rio, uma delícia, mas sempre queremos mais, faltaram vocês! Bjooos

  • 20/09/2010 | 07:29 por lalau

    eu ontem pensei o mesmo que a Ju. Espiar vocês e dar os parabéns na véspera, que é mais tranquilo. Acabei indo para cama sem fazer nenhum dos dois. Faço agora, cedinho, após despachar os meninos e antes de sair para o trabalho. Sabe que gostei mais do seu dia, ficar andando pela vila, com tranquilidade. E hoje, o que será que vão fazer? Será que o tempo vai estar melhor? Vamos aguardar os próximos capítulos... Aqui do interior de SP pensamos em você e desejamos um grande ano! beijos da Lalau, Gera, João e Antonio

    Resposta:
    Oi Lalau! Obrigada pelas boas energias, foi justo na véspera que me deu aquela saudaaaade de estar com os amigos, família... Comemorar o aniversário na estrada é diferente, mas com vocês aqui pertinho fica muito mais gostoso! =) Obrigada! Beijos!!!!

  • 20/09/2010 | 03:35 por Ju

    So eu mesma pra achar que um dia antes do seu niver seria tranquilo. Que aventura hein? Amei Robin Hood, nao te deu vontade de voltar pra ca nao? Eu assisti quando estava em NY e so de ouvir aquele sotaque ingles me deu tanta saudades da terra ta Rainha! hehehehe. Estou curiosa pra saber qual vai ser a do seu aniversario.

    Beijao irma!

    Resposta:
    Oi Irmã! Saudades de vc!!! Sim, eu sofro das saudades que sinto do mundo! Estou na estrada conhecendo lugares novos e com saudades dos que já conheci... impressionante! hahaha! Já já vou postar as novis no aniversário! Beijos (hey, skype!!!!)

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet