0 Catedral de Sal e Baleias - Blog da Ana - 1000 dias

Catedral de Sal e Baleias - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Catedral de Sal e Baleias

Colômbia, Bogotá, Zipaquirá

Chegando à majestosa Catedral de Sal em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

Chegando à majestosa Catedral de Sal em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


Estamos na cidade de Zipaquirá, a 2.652m de altitude chegando à mina de sal para visitar a Primeira Maravilha da Colômbia: a Catedral de Sal.

Um dos altares à caminho da Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

Um dos altares à caminho da Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


A primeira catedral foi construída por pelos mineiros entre 1950 e 1954 e em 1990 foi fechada, pois se tornou insegura. Nesta mesma época foi realizado um concurso arquitetônico para a construção de uma segunda catedral. Um arquiteto bogotano ganhou e colocou o seu projeto em prática, inaugurando a nova catedral em 1995. Abaixo de uma montanha formada por rocha escura e veios de sal, para receber este título a catedral precisou cumprir alguns pré-requisitos como: possuir uma Via Crucis completa, uma Cúpula e suas naves, com as colunas representando os 4 evangelistas, área de batismo e tudo o que se tem direito.

A incrível Catedral de Sal em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

A incrível Catedral de Sal em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


Mas, alguém já parou para pensar como esse sal todo veio parar aqui em cima? Todo o sal que conhecemos tem origem marinha, então sim, o mar já esteve aqui também! Porém há 200 milhões de anos eles começaram a ser depositados com o recuo dos mares e a elevação destas montanhas no período cenozóico, há 30 milhões de anos. Durante a elevação, a terra fez uma prega, fechando a bacia salina dentro de uma montanha. Impressionante!

A Cascata de Sal, ao lado da Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

A Cascata de Sal, ao lado da Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


A história da exploração de sal na região é antiga e remonta ao século V. Um dia os índios muiscas que viviam por ali se deram conta que o negócio era valioso, pois conseguiam salgar carnes e conservá-las por muito mais tempo. Eles desenvolveram uma técnica para retirar o sal da rocha, utilizando métodos de evaporação apenas conhecido por eles e formavam os conhecidos pães de sal. Assim, o sal começou a ser utilizado como moeda de troca entre as tribos e surgindo daí a palavra “salário”, para os pagamentos por trabalhos realizados.

Escultura em sal, na mina em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

Escultura em sal, na mina em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


O sal também carrega consigo muitas superstições e todas, ou quase todas, tem na história uma explicação. Por exemplo, vocês já ouviram falar que passar o sal de mão em mão dá azar? Pois é, alguns acreditam que se deve colocar o saleiro na mesa e não direto à outra mão. Por quê? Isso surgiu quando os pagamentos eram feitos com sacos de sal e muitas vezes o sal podia escapar do saco ou furar e cair, aí quem era o culpado que arcaria com esta perda? Por isso instituiu-se que sempre o “salário” deveria ser colocado sobre uma mesa, aí esse problema estava solucionado. Alguns pensam que o sal, puro e simples, dá azar. Essa idéia vem do fato do sal ser uma das primeiras moedas entre estes povos, motivo de cobiça, desentendimentos e inclusive batalhas entre as tribos. Super lógico, uma coisa assim, só pode dar azar mesmo! Estas e outras superstições, no entanto não proíbem noivas corajosas e casais apaixonados de escolherem essa catedral o local do seu matrimônio. Com uma acústica perfeita ela também é palco para diversos concertos e apresentações.

O 'espelho', ao lado da Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

O "espelho", ao lado da Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


Há pouco mais de um ano foi realizado um concerto especial, na época em que as baleias jubarte passam pela costa do pacífico para ter seus filhotes. O canto das jubartes foram transmitidos direto da costa via satélite para a catedral, imagens de baleias projetadas nas paredes da nave central e uma soprano duplou com das baleias em um evento mágico e histórico! O idealizador Jorge Reynolds, conhecido como “o ouvido do mar” em parceria com a Telecom tornaram possível a cantata especial do compositor venezuelano Huáscar Barradas, “Pacificanto

A Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

A Catedral de Sal, em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia


Eu arrepiei só de imaginar! Não consegui encontrar o vídeo original do evento realizado na Catedral de Sal, os deixo aqui com um vídeo que reproduz a mesma Cantata, em sua estréia com Veronica Higuita Cañas e Martha Senn (Mezzo soprano) e as baleias jubarte!

Colômbia, Bogotá, Zipaquirá, Baleia, mina, Catedral de Sal, Igreja

Veja mais posts sobre Baleia

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Comemoração em família do Dia das Bruxas em shopping de Bogotá, na Colômbia

Halloween

Post seguinte Igreja da praça central de Villa de Leyva, na Colômbia

Villa de Leyva

Blog do Rodrigo A incrível Catedral de Sal em Zipaquirá, próximo à Bogotá, na Colômbia

A Catedral de Sal

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 01/12/2017 | 11:12 por Beto

    Você saberia me informar se existe algum encarte que explique as esculturas da Via Crucis da Catedral de Sal?

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet