0 Pupu, Fumarola, Mola-mola - Blog da Ana - 1000 dias

Pupu, Fumarola, Mola-mola - Blog da Ana - 1000 dias

Pupu, Fumarola, Mola-mola

Galápagos, Isla Isabel

O incrível e exótico peixe-lua em mergulho em Isabel, em Galápagos (foto de Hnning Abheiden)

As ilhas Galápagos são vivas. Não falo apenas da sua imensa fauna, mas sim de sua história geológica. Ilhas de formação vulcânica, elas estão em constante movimento e transformação. Hoje passamos sobre o hot spot deste vulcão, próximo à ilhas de Fernandina, que pouco a pouco vai construindo novas ilhas e fazendo com que o Arquipélago se mova de oeste para leste, em torno de 4cm por ano, em direção à América do Sul. A única exceção são as ilhas de Darwin e Wolf, que estão localizadas entre as placas tectônicas de Galápagos e Coco e emergiram a partir da colisão e fricção entre as duas placas.

Isla Isabel, em Galápagos

Podemos ver esta atividade hoje ao vivo e a cores no mergulho em Roca Redonda. Pelo itinerário do barco, caímos na água mais cedo que o normal, as 7 horas da manhã. A temperatura média da água estava em 18°C e logo damos de cara com milhares de bolhas surgindo debaixo da terra. São as fumarolas formadas por gases vulcânicos emitidos por este “vulcão submarino”.

Fumarolas vulcânicas em mergulho em Isabel, em Galápagos (foto de Hnning Abheiden)

Eu achava tudo meio incongruente. Sabemos que tem um vulcão abaixo de nós, as bolhas estavam ali para comprovar, e eu que estava quase congelando só queria saber, por que esta água é tão gelada!?!

Blue Nudibranch em mergulho em Isabel, em Galápagos (foto de Hnning Abheiden)

A visibilidade não estava das melhores, mas os seres marinhos não estão nem aí para o frio e a falta de visibilidade. Sorte a nossa! Os leões-marinhos, tubarões martelo, galapagos, cardumes de sardinhas e lindos cavalos marinhos dormindo enrolados em corais.

Cavalo-marinho em mergulho na Isla Isabel, em Galápagos

A outra grande atração deste ponto de mergulho são os esquisitos e maravilhosos Mola-Mola, também conhecidos como Peixe Lua em português ou Ocean Sun Fish, em inglês. Eles são imensos, prateados, redondos e possuem nadadeiras dorsais e olhos laterais. São tão feios que até ficam bonitos!

O fantástico peixe-lua em mergulho na Isla Isabel, em Galápagos

Durante a tarde mais um mimo... tivemos que fazer o treinamento de segurança do barco, soou o alarme e tivemos que sair correndo com os respectivos salva vidas para o Sun deck. Chegando lá foram passadas algumas instruções caso precisássemos abandonar o navio e para comemorar a vida brindamos com um champagne oferecido pela tripulação.

Com a nossa guia, Glenda, tomando um coquetel na Isla Isabel, em Galápagos

Em Punta Vicente Roca conhecemos finalmente o tão falado pupu fish (puputa que frio!). Glenda e Edwin tinham nos avisado e nós não queríamos acreditar. QUINZE, isso mesmo apenas 15°C de temperatura na água, nos faziam parecer cubos de gelo! Ao mesmo tempo os 30m de visibilidade não nos deixavam pensar em sair da água. Um paredão rochoso maravilhoso com mais de 30m de profundidade e muita vida!

Cardume de salemas em mergulho em Isabel, em Galápagos (foto de Hnning Abheiden)

Camarões azuis, leões marinhos caçando, pingüins pescando na superfície, moréias, um cenário esplêndido! É aquele tipo de lugar que durante cinco minutos entramos em uma espécie de transe contemplativo e quando voltamos do transe vemos que é tudo realidade e nos lembramos de pensar e realizar exatamente aonde estamos no globo. A nossa mente rapidamente nos mostra aquela imagem de Google Earth em zoom out:

Punta Vicente Roca - Isla Isabela - Galápagos - Costa pacífica do Equador - América do Sul - América - Planeta Terra.

Exibir mapa ampliado

Vimos pela primeira vez o Flightless Cormorant, uma ave-submarina! Ele vive fora d´água,mas tem um fôlego imenso e uma super hidrodinâmica para buscar seu alimento há mais de 20m de profundidade!

Ao final do mergulho tivemos um encontro fascinante com quatro Mola-Molas imensos que ficaram nadando conosco, lindos! Já no panga, fomos buscar uma das duplas que havia se perdido brincando com os leões marinhos, pingüins e haviam encontrado uma iguana marinha em uma das paredes da ilha.

Leão-marinho brinca conosco em mergulho em Isabel, em Galápagos (foto de Henning Abheiden)

Fechamos o dia com um panga ride, passeio de bote pelos arredores da ilha. Navegamos ao redor e dentro da caverna onde começamos o primeiro mergulho, conhecendo mais de perto a vida destes animais que vimos embaixo d´água.

Pinguim e caranguejo socializam em Rocca Redonda, na Isla Isabel, em Galápagos

Final de tarde e lá estavam os leões marinhos brincando, pingüins tentando se secar, iguanas tomando um último solzinho, pelicanos e os belíssimos blue footed boobies, pássaros típicos aqui de Galápagos com patas, bicos e olhos azuis. Lindíssimos!

O famoso blue footed boobie, um dos símpolos de Galápagos, em Rocca Redonda, na Isla Isabel

Um dia espetacular como este nem nos deu muito tempo de pensar que amanhã já é o nosso último dia de live aboard. Esta já é a nossa última noite, já que iremos desembarcar antes na Ilha de Santa Cruz para continuar essa aventura, conhecendo Galápagos por terra.

Rafa, Friso, Ana, Maria e Henning em passeio de 'panga' (bote inflável) em Rocca Redonda, na Isla Isabel, em Galápagos

Rafa, Friso, Ana, Maria e Henning em passeio de "panga" (bote inflável) em Rocca Redonda, na Isla Isabel, em Galápagos

Galápagos, Isla Isabel, Mergulho, Ecuador, Equador, Punta Vicente Roca, Roca Redonda

Post anterior Corredor lateral do nosso barco, refletindo o mar e a Isla Isabel, em Galápagos

Galápagos Spa

Post seguinte Fragatas nos acompanham na viagem entre as ilhas de Santa Cruz e Santiago, em Galápagos

Last Day in Paradise

Blog do Rodrigo A paisagem vulcânica da Ilha de San Bartolomeu (próxima a Isla de Santiago), em Galápagos