0 Uma Volta em Aruba - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Uma Volta em Aruba

Aruba, Palm Beach, Oranjestad

Praia no norte de Aruba, cor típica do Caribe

Devidamente motorizados já pela manhã, hoje pudemos sair para conhecer a ilha e o país (que, neste caso, é a mesma coisa!). Aruba é como uma província semi-autônoma da Holanda e seus cidadãos ainda são súditos da rainha flamenga.

Mapa de Aruba e sua posição relativa à Venezuela, Curaçao e Bonaire

A ilha começou a ser ocupada por índios nômades há 4 mil anos, para depois ser colonizada pelos pacíficos Arawaks, que já praticavam a agricultura. Os espanhóis chegaram em 1499. Como não havia ouro, o único interesse era a "contratação" forçada de mão-de-obra. Pouco depois de um século abandonaram a ilha que foi, então ocupada pelos holandeses da Companhia das Índias Ocidentais. O real desenvolvimeto econômico só chegou na década de 20 do século passado, com a instalação de uma gigantesca refinaria de petóleo, para processar o óleo vindo da vizinha Venezuela.

Palm Beach vista do farol no norte da ilha (Aruba)

Nos últimos 40 anos, foi a vez da indústria do turismo florescer. A instalação de enormes hotéis e resorts atrai dezenas de milhares de pessoas anualmente, que chegam de avião ou navios-cruzeiro em busca das praias de águas mornas e azuis e da tranquilidade que a ilha oferece. A grande maioria nem sai de seus hotéis, se dividindo entre a piscina, a praia em frente e o cassino. No máximo, uma caminhada até o McDonalds ou Pizza hut mais próximo.

Farol no norte de Aruba

Mas Aruba tem bem mais para oferecer e foi para atrás disso que saímos hoje, de carro. Demos a volta em praticamente toda a ilha, começando pela parte norte. Com o mar sempre muito perto de nós, seguimos até o farol que marca uma das pontas de Aruba e de onde se tem uma bela visão da ilha.

Bela igreja no norte da ilha de Aruba

De lá, seguimos para uma igrejinha muito jóia, no alto de um mirante. Não é à tôa que se chama Capela da Alta Vista. Além da beleza do local, o que nos chamou a atenção foram cartazes escritos em papiamento e inglês, com orações famosas. Fica cada vez mais claro para a gente de como o papiamento é parecido com o português. Lendo com calma, dá para entender quase tudo. Quando a gente ouve na rádio, falado rápido, parece uma língua que a gente entende, mas não entende. Dá um nó no cérebro!

Para quem fala português ou espanhol, não é difícil ler em papiamento, a língua local de Aruba

A 'Ponte de Pedra', uma das atrações turísticas da ilha de Aruba

A "Ponte de Pedra", uma das atrações turísticas da ilha de Aruba

Fomos seguindo nosso tour pela costa norte da ilha, cheia de praias bem selvagens e mar bravio. Passamos pela famosa Ponte de Pedra, um local onde o mar erodiu um túnel por entre a rocha. Mais uns milhões de anos de duro trabalho e o resto vai desabar também... Enquanto isso, a Ilha tem um dos seus mais famosos cartões-postais.

Uma das baías de cor esmeralda da ilha de Aruba, ao lado da Ponte de Pedra

Explorando ruínas a beira-mar em Aruba

Finalmente, deixamos o carro num ponto por onde só passam carros com tração nas 4 rodas (não era o nosso caso) e partimos para uma caminhada de uns 40 minutos no meio do country side da ilha para chegar à outro cartão postal de Aruba, a piscina natural.

Vista durante caminhada até a Piscina Natural, no sul de Aruba

Idílica praia no sul de Aruba

O caminho é jóia, com visão ampla, praias paradisíacas ao fundo, muito calor e vegetação com muitos cactus. A tal piscina, quando a avistamos de longe, lá do alto, estava lotada. Ela se parece com as dezenas que temos no Brasil, com a diferença que estamos no mar do caribe, com sua cor a transparência peculiares.

Piscina natural na parte sul da ilha de Aruba

Nadando em piscina natural feita pelo mar, no sul de Aruba

Aí, demos uma sorte danada. Já era final do dia e, assim que chegamos na piscina, as últimas pessoas estavam indo embora. Assim, ficamos por lá uma meia hora, sozinhos, curtindo a beleza do lugar. Foi quando chegou uma família de holandeses que também veio caminhando (os únicos, além de nós) e, dois minutos depois, assim que tínhamos acabado de sair, uma excursão com umas 40 pessoas, mais da metade deles brasileiros. Vieram todos uniformizados, já vestindo seus coletes salva-vidas (???), em grandes camionetes 4x4 do hotel onde estavam. Lá se foi a paz dos peixes da piscina e da pobre família holandesa. Foi o sinal para que eu e a Ana batéssemos em retirada. Na volta, notamos como aqueles poucos minutos fizeram toda a diferença entre a gente adorar o local, ao invés de detestá-lo. Nada como estar no lugar certo, na hora certa!

Magnífico pôr-do-sol na região da gigantesca refinaria de Aruba, no sul da ilha

Bem finalzinho de tarde, ainda pegamos um belo pôr-do-sol bem na altura da refinaria da década de 20, que continua funcionando a todo vapor. Ela fica na ponta sul de Aruba, ao lado da segunda maior cidade da ilha, Sint Nicolas.Também nesta parte da ilha há praias lindas, mas não tivemos tempo para curti-las. Faltou mais um dia na ilha. Aliás, como sempre, falta tempo para nós. Olhando pelo lado bom, é sempre uma razão para voltar...

Oranjestad, capital de Aruba, cheia de lojas de grife

Já de noite, cruzamos a ilha rumo à Palm Beach, passando pela capital Oranjestad, cheia de lojas de grife. É aí que param os navios-cruzeiro e seus passageiros se divertem por três ou quatro horas, antes de voltarem à segurança de suas cabinas. Nós tiramos algumas fotos e seguimos diretamente para Palm Beach para jantar, pois a fome era enorme depois de um dia desses.

Garçon vestido de gaúcho na churrascaria brasileira 'Texas do Brasil', em Palm Beach - Aruba

Garçon vestido de gaúcho na churrascaria brasileira "Texas do Brasil", em Palm Beach - Aruba

Para lidar com ela, fomos à uma churrascaria brasileira, a Texas do Brazil. Hmmmmmm!!! Delícia de carne servida em rodízio, buffet de salada e queijos e até pão de queijo como aperitivo! Tudo servido por garçons vestidos de gaúchos, mas que não falam português. Preço meio salgado, mas valeu muito à pena! Matamos a saudade e a fome de uma só vez! Assim, vamos sair amanhã bem cedo de Aruba muito bem alimentados e prontos para os mergulhos de Bonaire.