0 Um Dia nas White Mountains - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Dia nas White Mountains - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Um Dia nas White Mountains

Estados Unidos, New Hampshire, Lincoln

A caminho do topo do Mount Washington, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Juntos com a Rosana, armamos um roteiro para passar um dia inteiro explorando a região das White Mountains, em New Hampshire. Tempo curto demais e, como sempre, vamos deixar coisas para trás. Servirão como belos motivos para voltarmos, algum dia! A Rosana, a simpática dona do nosso hotel, já mora aqui faz tempo e nos deu dicas valiosas, não só daqui, mas também do Maine. Resumindo seus conselhos, para quem tem pouco tempo, as duas mais belas atrações dos estados do norte são as White Mountains e o litoral do Maine. Então, neles vamos nos concentrar!

Viajando pelas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Passeio nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Começamos a jornada percorrendo uma famosa estrada cênica que corta o sul da região, a Kancamagus Highway. Subindo e descendo montanhas, cheia de mirantes com painéis explicativos de onde se pode admirar a grandiosidade das montanhas e aprender sobre sua formação geológica, flora, fauna e história da exploração e preservação da natureza. Uma verdadeira aula ao mesmo tempo em que os olhos são brindados com vistas maravilhosas.

Trilha para a cachoeira Sabbaday, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Rio de águas claras e geladas nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Depois, para esticar um pouco as pernas, uma pequena trilha até uma das inúmeras cachoeiras nos rios e riachos da região, a Sabbaday Falls. Trilha pela mata de pinheiros e mapples, pouco mais de um quilômetro de caminho muito agradável entre as centenas de quilômetros de trilhas que existe em toda a região, paraíso de caminhantes, ciclistas e amantes da natureza.

A cachoeira Sabbaday, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Água gelada e proibida aos banhistas, na Sabbaday, se prestando apenas à admiração e às aulas de geologia, desde placas tectônicas até eras glaciais. A estrutura e a quantidade de informações que encontramos nesses parques americanos sempre me impressionam. O que se perde em senso de aventura, ganha-se em conforto e cultura. Outra coisa que salta aos olhos é a quantidade de idosos, sempre em ótima forma, que encontramos nesses lugares. Acho que a expressão “melhor idade” é mais verdadeira do que nunca, por aqui.

A bela paisagem durante a subida do Mount Washington, ponto mais alto das White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Depois da cachoeira, hora de seguir para a maior atração das White Mountains, literalmente. O Mount Washington, ponto culminante de uma cadeia de montanhas onde todos os picos tem nomes de presidentes é também a mais alta montanha de todo o nordeste dos Estados Unidos, chegando perto dos 1.950 metros de altura.

Pode-se chegar lá encima caminhando através das várias trilhas existentes ou de trem ou de carro. Nós optamos pela última opção, irmos no conforto da Fiona até lá. Afinal, enfrentar a subia à pé e, quando chegarmos no topo, nos depararmos com prédios, museus, restaurantes e um exército de turistas não era uma perspectiva atraente. O Mount Washington já atraia turistas há mais de 150 anos e, antes do advento do automóvel, já foi construída uma estrada para que carruagens pudessem levar as pessoas até lá. Foi um empreendimento de sucesso, atraindo mais e mais pessoas. Depois da épica subida do primeiro automóvel (um golpe publicitário de uma oficina mecânica!), a estrada foi melhorada, assim como também foi construída a linha de trem.

No topo do Mount Washington e das White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Experimentando fantasia de alce na lojinha do Mount Washington, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Todos queriam conhecer o “pior clima do mundo”. Pois é, o clima lá encima muda rapidamente e pode ficar brutal. Ali se mediram os mais rápidos ventos em toda a história, durante uma tempestade em 1936. Ventos de 231 milhas, ou mais de 370 quilômetros por hora! Durante o inverno, é comum a estrada e a ferrovia ficarem fechadas por semanas à fio. Aí sim, quando algum alpinista chega ao cume caminhando, vai encontrar o pico vazio, sem turistas, recompensa desejada por todos que escalam uma montanha.

O belo visual do alto do Mount Washington, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Bom, hoje o clima estava muito mais ameno. Céu azul e pouco vento. A Fiona nos levou até lá encima com um pé nas costas, tiramos nossas fotos e visitamos a lojinha de presentes. Demos uma olhada no museu e nas fotos centenárias dos antigos turistas e dos dias de tormenta. Gráficos e painéis explicam a história da região, sobre como uma enorme geleira vinda do norte cobriu tudo por aqui com um lençol de gele de mais de um quilômetro de espessura, remodelando todo o relevo, há pouco mais de 15 mil anos.

Fiona nos leva pelas estradas das White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

A gente também pode admirar, lá de cima, as trilhas que sobem (ou descem, depende da perspectiva!) a montanha, cheia de mochileiros indo e vindo. É muito comum as pessoas virem de trem e descerem à pé. Os mais corajosos fazem o inverso. Com o sol que fazia hoje, era difícil acreditar que estávamos no mesmo lugar que meu primo me mostrou em um vídeo todo branco de neve, quando subiu a montanha no inverno e mal conseguia ficar de pé, por causa do vento. Certamente, quando ele chegou ao cume, estava mais vazio do que hoje...

Hotel onde se realizou a famosa conferência de Bretton Woods, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Visitando Bretton Woods, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Descemos da montanha, demos a volta nela de carro e passamos em frente ao hotel mais famoso da região, um monumento nacional. Aqui foi feito história em Julho de 44, uma ano antes do final da 2ª Guerra Mundial. Durante três semanas, enviados de 44 países realizaram a mais importante conferência econômica da história, definindo as regras e sistemas que regeriam o sistema econômico mundial no pós-guerra. Estou falando de Bretton Woods onde, entre outras coisas, se criou o FMI, a Banco Mundial e se estabeleceu o dólar como moeda internacional de transações e reserva de valor. Para um economista como eu, concordando ou não com o que foi decidido por ali, um templo sagrado a ser visitado! Curiosamente, o que mais atiçou minha curiosidade nesse momento foi como seria o dia a dia dessas centenas de delegados de tantos países nesse enorme e luxuoso hotel instalado numa das regiões mais belas do país. Devem ter sido três semanas bem interessantes, cheias de histórias secretas de negociações, discussões abertas e fechadas e comida e bebida da melhor qualidade...

The Basin, lembrança da última era glacial nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Terminamos nosso tour pelas estradas da região passando por outro vale cheio de atrações, entre trilhas, cachoeiras e formações geológicas. O “Franconia Notch” foi transformado em um Parque Estadual e mereceria outro dia inteiro de explorações. Nós escolhemos uma pequena trilha para pelo menos sentir um gostinho do parque. Fomos até a “Basin”, outro resquício da última era glacial, uma piscina circular escavada no granito por pequenas rochas trazidas pelas fortes correntes proveniente do degelo. Mais um belo lugar para fotografias, mas proibido para banhistas.

Um urso negro usado em apresentações em Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Voltamos acelerados para nossa base em Lincoln, pois ainda queríamos tomar um banho de lago no final de tarde. Isso não impediu que parássemos alguns minutos em frente a um local de apresentação de ursos. Pois é, se ainda não vimos um na natureza, pelo menos podíamos ver esses agora, curtindo seus momentos de férias e pouco se importando com quem passasse na estrada. E eu que achava que Ursos Negros eram pequenos, que nada! Cruzar um desse no meio de uma trilha deve ser um susto danado! Ainda mais se, por azar, formos parar entre uma mãe e seus filhotes. Aí, o estrago pode ser grande...

Ponte refletida em lago cristalino, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Terminamos o dia nadando no Mirror Lake, outra dica da Rosana. Cerca de onze quilômetros ao sul de Lincoln, ela nos ensinou um caminho até a parte de trás do lago, longe da praia pública, onde pudemos nadar no final da tarde, temperatura de água perfeita e cenário deslumbrante. Quantas vezes já não tinha visto filmes americanos com jovens nadando em lagos no meio de matas de pinheiros e agora, era a nossa vez! Foi muito gostoso, um dos pontos altos do dia. Uma bela despedida de New Hampshire, já que amanhã, partimos para o litoral do Maine.

Fim de tarde no Mirror Lake, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos

Estados Unidos, New Hampshire, Lincoln, trilha, história, White Mountains, Mount Washington, Bretton Woods

Post anterior Admirando os belos lagos de New Hampshire, nos Estados Unidos

Das Green Mountains às White Mountains

Post seguinte Atravessando a região dos lagos, em Maine, nos Estados Unidos

Viajando para Acadia

Blog da Ana Delicioso mergulho no Mirror Lake, nas White Mountains, região de Lincoln, em New Hampshire - Estados Unidos