0 Tristes Despedidas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Tristes Despedidas

Brasil, Pernambuco, Recife, Fernando de Noronha, Olinda

Com o simpático casal de Vitória, Amanda e Vítor, em Fernando de Noronha - PE

É sempre triste deixar um lugar bonito e agradável. Especialmente quando não sabemos quando vamos poder voltar. Nessa nossa viagem, quase sempre por lugares assim, estamos ficando cada vez melhores em lidar com esse sentimento. Ainda mais que estamos sempre deixando um lugar bonito para ir para outro, e não para um escritório.

Mas, mesmo para nós, acostumados agora com essa rotina, deixar Noronha é muito triste. Essa ilha maravilhosa, mesmo entre as grandes atrações brasileiras, se destaca. A deliciosa rotina de se caminhar para um bom restaurante, a segurança total de andar a qualquer hora do dia e da noite, a proximidade de algumas das mais belas praias do Brasil, a temperatura sempre quente, os mergulhos maravilhosos, o clima de felicidade e tranquilidade contagiantes de todos os que estão visitando o arquipélago, tudo isso somado faz de Noronha um lugar muito especial de se estar.

Despedida da Praia da Cacimba, em Fernando de Noronha - PE

Ontem fui dormir mais cedo que o Haroldo e a Ana, que esticaram a noitada até às quatro da manhã. Saboreei nosso último café da manhã na pousada sozinho, vesti meu tenis e fui correndo até a Praia da Cacimba. Cedinho ela fica deserta, o que a torna ainda mais linda. Por uma hora fiquei nadando em suas águas transparentes, maravilhado com a visão subaquática das ondas que passavam sobre minha cabeça e quebravam alguns metros depois. Poucas visões podem ser mais lindas, mais mágicas do que ver com clareza, de debaixo d'água, a onda estourar, primeiro fazendo uma espécie de parede de água e, logo após estourar, um redemoinho de espuma. Impressionante também é furar uma onda maior, pouco antes dela estourar. Naqueles décimos de segundo de confusão que se seguem embaixo d'água, é possível vislumbrar peixes que parecem se divertir com esses redemoinhos. Dura muito pouco! Quando a poeira se assenta ou a luz volta a iluminar a água, eles se foram. Realmente, estão lá apenas naquela fração mágica de segundo. É uma dádiva poder observar este momento fugaz!

Placa comemorativa do nosso mergulho na Corveta, presente do Fernando, em Fernando de Noronha - PE

Quase na hora de voltar para a pousada o Haroldo e a Ana chegaram de táxi. Tiramos algumas fotos e eles foram dar um último mergulho enquanto eu voltei correndo para a pousada. Lá, foi o tempo de arrumar as coisas e se despedir do Jurrewerson, dono da pousada, e de um casal de Vitória, a Amanda e o Vitor, que ficaram nossos amigos exatamente nesses últimos momentos de despedidas. Também estava lá o Fernando, que além de nos levar para todos esses mergulhos maravilhosos ainda nos deu, de presente, uma placa comemorativa do nosso mergulho na corveta. Foi jóia!

Hora da partida no aeroporto em Fernando de Noronha - PE

Por fim, aquela depressão de ir para o aeroporto e partir, nós para Recife e o Haroldo para São Paulo, via Natal. Uma última vista da ilha pela janela do avião e bola prara frente!

Fiona na praia de Boa Viagem, em Recife - PE

No continente, após alguma ponderação, decidimos por nos hospedar em Olinda. Afinal, em janeiro deste ano já tínhamos passado uns 5 dias em Recife fazendo nosso curso de mergulho técnico. Na época, fizemos passeios na cidade e gostamos muito. Desta vez, para variar, resolvemos nos basear em Olinda e vir para Recife um dia para passear.

Alerta nas placas da praia de Boa Viagem, em Recife - PE

Depois da tranquilidade de Noronha, foi um certo choque enfrentar o horário do rush da capital pernambucana. Atravessamos Boa Viagem ainda com a luz de fim de tarde. Orla convidativa, bem arrumada, muita gente fazendo esporte e aquelas placas perturbadoras avisando sobre tubarões.

Fim de tarde com muito trânsito em Recife - PE

Depois do trânsito do centro, chegamos na muito mais pacata Olinda, onde nos instalamos na charmosa Pousada São Pedro. Domingo tem carnaval! E até lá, muito trabalho e muitos passeios!

Em tempo, a única parte do meu corpo que agradece termos deixado Noronha é o bolso! É bonito, mas não precisava ser tão caro...

Brasil, Pernambuco, Recife, Fernando de Noronha, Olinda, Cacimba

Post anterior Explorações durante mergulho em Pedras Secas I, em Fernando de Noronha - PE (foto de Mateus Harfush - Ciliares)