0 Rondando a Serra do Caparaó - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Rondando a Serra do Caparaó

Brasil, Espírito Santo, Pedra Menina, Ibitirama

Cachoeira da Fumaça vista de longe, no parque estadual em Ibitirama - ES

Ressaca de eleições, felizes com alguns resultados, tristes com outros, começamos o dia mais tarde, aproveitando o frio da serra capixaba para descansar um pouco mais. Além disso, o dia não parecia longo pois, depois de conversar bastante com a Venus, do staff da nossa pousada, sobre os atrativos da região, montamos um roteiro meio light.

Trutas em tanque da Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Começamos visitando o maior trutário (existe essa palavra?) do Brasil, o Tecnotruta, que fica no distrito de Santa Marta, bem próximo de Ibitirama. Uma beleza de lugar, trutas para alimentar um estádio inteiro. Mas demos o azar de chegar lá bem no dia em que a cozinheira não estava. Resultado, apesar de tantas trutas, muita água na boca. E só. Até poderíamos comprar algumas, congeladas, mas a Fiona ainda não tem microondas. Fica para a próxima...

Visitando a Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES

De lá seguimos para o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Nem preciso dizer qual a principal atração do parque, certo? Ela tem quase cem metros, o carro chega até bem pertinho e só precisamos caminhar uns cem metros para chegar aos melhores pontos de fotos. Com o tempo nublado e frio e a água meio barrenta, nem pensamos em nadar. Deixamos o desafio de enfrentar a água fria para o dia seguinte.

Chalé ao lado da Cachoeira do Firmino, em Ibitirama - ES

Todas essas atrações, assim como a própria Ibitirama ficam no lado leste da Serra do Caparaó. Nosso objetivo agora era dar a volta na serra e no parque nacional que a protege para chegar ao lado mineiro do parque, onde se encontra a trilha de acesso ao Pico da Bandeira. É um belo caminho que alterna trechos de asfalto e de terra, sempre com muito verde e com alguns pontos que possibilitam a visão do ponto mais alto do Brasil ao sul do equador. Isso, em dias de sol, claro. Hoje, acima dos 1.500 metros, só se via nuvens. Era engraçado (ou triste?) ver as placas de sinalização do Pico da Bandeira e ficar imaginando ele, escondido atrás das nuvens.

Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES

Fomos dando a volta na serra e vendo cachoeiras e pequenas cidades. Uma delas, Patrimônio de Penha, foi especialmente interessante, aparentemente ocupada por uma comunidade mais alternativa, cheia de pousadinhas simpáticas, hortas orgânicas, centros holísticos, oficinas de desenho. Muito legal, mesmo. Deu para ver que a região vale uma boa semana de explorações. No caso desse lugar em especial, de vivências.

Enfim, chegamos a Pedra Menina, cidade na fronteira do espírito Santo e de Minas. Daí, ou seguíamos para Alto Caparaó, em MG, principal entrada do parque e onde já estive algumas saudosas vezes ou íamos conhecer a entrada capixaba do parque. Já era tarde, quase escurecendo, mas resolvemos testar a entrada capixaba. Lá, fomos recebidos por dois simpáticos guarda-parques e, meia hora de conversa depois, mudamos nossos planos. Resolvemos dormir por aqui mesmo, em Pedra Menina, e amanhã fazer a travessia do parque.

Vamos subir pelo lado capixaba, que dizem ser mais bonito e que eu não conheço ainda e descer pelo lado mineiro. Vamos contratar alguém para levar o carro de um lado ao outro. O lado capixaba é mais curto, porém mais íngrime. A previsão de tempo também não é das melhores mas temos esperança da parte alta do parque estar acima das nuvens... Para finalizar, como gostamos de desafios, nosso intuito é, além de fazer a travessia, realizar o maior número possível de "side trips", indo à cachoeiras e ao Pico do Cristal. O ritmo da marcha vai dizer o que será possível fazer ou não. Como não vamos dormir lá em cima, não precisamos carregar peso, o que é uma grande vantagem. Enfim, precisamos sair bem cedo, dedos cruzados para que não chova e, melhor ainda, tenhamos belas vistas lá de cima. Torçam por nós!!!

Passeando entre os tanques de trutas, na Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Brasil, Espírito Santo, Pedra Menina, Ibitirama, trilha, cachoeira, Parque, Cachoeira da Fumaça, Serra do Caparaó