0 Rondando a Serra do Caparaó - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Rondando a Serra do Caparaó - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Rondando a Serra do Caparaó

Brasil, Espírito Santo, Pedra Menina, Ibitirama

Cachoeira da Fumaça vista de longe, no parque estadual em Ibitirama - ES

Cachoeira da Fumaça vista de longe, no parque estadual em Ibitirama - ES


Ressaca de eleições, felizes com alguns resultados, tristes com outros, começamos o dia mais tarde, aproveitando o frio da serra capixaba para descansar um pouco mais. Além disso, o dia não parecia longo pois, depois de conversar bastante com a Venus, do staff da nossa pousada, sobre os atrativos da região, montamos um roteiro meio light.

Trutas em tanque da Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Trutas em tanque da Tecnotruta, em Ibitirama - ES


Começamos visitando o maior trutário (existe essa palavra?) do Brasil, o Tecnotruta, que fica no distrito de Santa Marta, bem próximo de Ibitirama. Uma beleza de lugar, trutas para alimentar um estádio inteiro. Mas demos o azar de chegar lá bem no dia em que a cozinheira não estava. Resultado, apesar de tantas trutas, muita água na boca. E só. Até poderíamos comprar algumas, congeladas, mas a Fiona ainda não tem microondas. Fica para a próxima...

Visitando a Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES

Visitando a Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES


De lá seguimos para o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Nem preciso dizer qual a principal atração do parque, certo? Ela tem quase cem metros, o carro chega até bem pertinho e só precisamos caminhar uns cem metros para chegar aos melhores pontos de fotos. Com o tempo nublado e frio e a água meio barrenta, nem pensamos em nadar. Deixamos o desafio de enfrentar a água fria para o dia seguinte.

Chalé ao lado da Cachoeira do Firmino, em Ibitirama - ES

Chalé ao lado da Cachoeira do Firmino, em Ibitirama - ES


Todas essas atrações, assim como a própria Ibitirama ficam no lado leste da Serra do Caparaó. Nosso objetivo agora era dar a volta na serra e no parque nacional que a protege para chegar ao lado mineiro do parque, onde se encontra a trilha de acesso ao Pico da Bandeira. É um belo caminho que alterna trechos de asfalto e de terra, sempre com muito verde e com alguns pontos que possibilitam a visão do ponto mais alto do Brasil ao sul do equador. Isso, em dias de sol, claro. Hoje, acima dos 1.500 metros, só se via nuvens. Era engraçado (ou triste?) ver as placas de sinalização do Pico da Bandeira e ficar imaginando ele, escondido atrás das nuvens.

Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES

Cachoeira da Fumaça, parque estadual em Ibitirama - ES


Fomos dando a volta na serra e vendo cachoeiras e pequenas cidades. Uma delas, Patrimônio de Penha, foi especialmente interessante, aparentemente ocupada por uma comunidade mais alternativa, cheia de pousadinhas simpáticas, hortas orgânicas, centros holísticos, oficinas de desenho. Muito legal, mesmo. Deu para ver que a região vale uma boa semana de explorações. No caso desse lugar em especial, de vivências.

Enfim, chegamos a Pedra Menina, cidade na fronteira do espírito Santo e de Minas. Daí, ou seguíamos para Alto Caparaó, em MG, principal entrada do parque e onde já estive algumas saudosas vezes ou íamos conhecer a entrada capixaba do parque. Já era tarde, quase escurecendo, mas resolvemos testar a entrada capixaba. Lá, fomos recebidos por dois simpáticos guarda-parques e, meia hora de conversa depois, mudamos nossos planos. Resolvemos dormir por aqui mesmo, em Pedra Menina, e amanhã fazer a travessia do parque.

Vamos subir pelo lado capixaba, que dizem ser mais bonito e que eu não conheço ainda e descer pelo lado mineiro. Vamos contratar alguém para levar o carro de um lado ao outro. O lado capixaba é mais curto, porém mais íngrime. A previsão de tempo também não é das melhores mas temos esperança da parte alta do parque estar acima das nuvens... Para finalizar, como gostamos de desafios, nosso intuito é, além de fazer a travessia, realizar o maior número possível de "side trips", indo à cachoeiras e ao Pico do Cristal. O ritmo da marcha vai dizer o que será possível fazer ou não. Como não vamos dormir lá em cima, não precisamos carregar peso, o que é uma grande vantagem. Enfim, precisamos sair bem cedo, dedos cruzados para que não chova e, melhor ainda, tenhamos belas vistas lá de cima. Torçam por nós!!!

Passeando entre os tanques de trutas, na Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Passeando entre os tanques de trutas, na Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Brasil, Espírito Santo, Pedra Menina, Ibitirama, trilha, cachoeira, Parque, Cachoeira da Fumaça, Serra do Caparaó

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Linda amendoeira em frente à igreja de Anchieta - ES

Dia Cinzento, Dia de Eleições

Post seguinte No cume do Pico da Bandeira, PN do Caparaó - MG/ES

Pico da Bandeira, a Cada 10 Anos

Blog da Ana Tecnotruta, em Ibitirama - ES

Trutas e Fumaça

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 01/03/2012 | 02:11 por Camila

    Só uma correção, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça fica em Alegre - ES e não em Ibitirama.

    Resposta:
    Oi Camila

    Obrigado pela correção!

    Abs

  • 05/07/2011 | 10:07 por Tamires Firmino Ribeiro

    Adorei o post, irei subir o Pico da Bandeira pela segunda vez e dessa vez pelo Espírito Santo, estou muito anciosa, sei que ver o sol nascendo lá em cima é espetacular.

    Resposta:
    Oi Tamires
    Ver o sol nascer lá de cima foi um dos mais bonitos da minha vida! E olha que eu já assisti o sol nascer de muitos lugares!
    O caminho pelo Espírito Santo, na minha opinião é até mais bonito que o caminho mineiro!
    Abs e boa caminhada!

  • 07/10/2010 | 08:42 por Ricardo Acras

    Fala Rodrigão!

    quase 20% da epopéia completa hein?
    Não tenho comentado muito aqui mas sempre acompanho, principalmente as fotos.

    Abraços!

    Resposta:
    Pois é, tava sumidão mesmo, hein?
    Até achei que vcs fossem encontrar a gente em Itaúnas.
    Deixe de ser preguiçoso e leia os textos dos posts também! estão muito legais e informativos e dão o maior trabalhão para serem feitos. Tem de ler!!!
    Abs

  • 06/10/2010 | 18:06 por Guto Junqueira

    Olá, recebi ontem das mãos do Dib edição da Revista Aventura&Ação com uma página a respeito do projeto 1000dias. Bem legal, principalmente a justificativa style de tentar compreender nossa alma americana. Sexta-feira Leo e Karen seguem para encontrá-los em Vitória com destino a Itaúnas, favor cuidar bem deles, heim!!!

    Resposta:
    A página da Aventura&Ação ficou muito jóia mesmo!
    Vamos tratar do Leo e da karen como se fossem nossos sobrinhos!
    Quando e onde vai ser a vez de vc e da Sossa?
    Abs

  • 06/10/2010 | 01:16 por Aymoré

    Queridos, tentei viabilizar Vitória mas não deu! Com a chegada do Guilherme (prevista para sexta-feira) achei melhor ficar na área. Sigo acompanhando vocês e vamos criar outra oportunidade. Beijos. Aymoré

    Resposta:
    Não foi dessa vez, mas foi por uma boa causa!
    Esperamos vc em alguma outra cidade, sem falta!!!
    Abraços para toda a família e estamos aqui ansiosos pelas primeiras fotos do Guilherme

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet