0 Reencontros e Overlanders - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Reencontros e Overlanders

Peru, Cusco

Recebendo o Gustavo no aeroporto de Cusco, no Peru

Depois de uma manhã preguiçosa aproveitando a calefação contra o friozinho de Cusco, lá fomos nós tirar a Fiona do seu movimentado estacionamento, onde tinha ficado parada nos últimos quatro dias. O motivo para retirá-la do descanso era nobre: ir até o aeroporto da cidade buscar o Gustavo, que chegava de sua conexão em Lima. O Gustavo é um dos melhores amigos da Ana, lá de Curitiba, amizade que vem dos tempos da faculdade. Para nossa felicidade, ele veio passar dez dias aqui conosco na região de Cusco, pronto para explorações, caminhadas e baladas, novas experiências gastro-etílico-culturais e muita conversa com a amiga de longa data e o marido simpático dela, hehehe.

Vários carros de overlanders em chácara em Cusco, no Peru

Na hora marcada, o avião desceu e o Gustavo teve o raro privilégio de chegar em Cusco e ter a Fiona à sua disposição no aeroporto! Fizemos aquela festa, tiramos as fotos de praxe e o acomodamos no banco de trás, o mesmo lugar que já recebeu outros amigos especiais que vieram nos visitar também, durante esses 1000dias. Passamos rapidamente no hotel para deixar a bagagem e seguimos para nosso segundo compromisso do dia, também um reencontro.

Conversando com a Karin, o Coen e outros overlanders em chácara nos arredores de Cusco, no Peru

A primeira vez que saímos do Brasil com a Fiona nesses 1000dias, no comecinho de 2011 (nossa, parece que já faz um século...), foi para a Guiana Francesa. Lembro-me da emoção de passar incólume pela imigração do outro lado do rio e acelerar em estradas estrangeiras pela primeira vez. Começávamos a nos sentir “experientes”, finalmente viajantes internacionais. Logo nos primeiros dias, um encontro que nunca mais esqueceríamos: numa estrada isolada da Guiana Francesa, lá estava a Land Rover do Landcruising Adventure, dos holandeses Coen a Karin. Já naquela época, viajavam há quase oito anos pelas estradas do sudeste asiático e América do Sul. Paramos para uma boa conversa e, após contarmos dos nossos planos de viagem, a Karin, genuinamente, perguntou: “mas porque só 1000 dias?”. A pergunta nos pegou completamente de surpresa, pois já estávamos acostumados com o espanto das pessoas por uma viagem tão longa, mas jamais pelo contrário! Realmente, nunca mais nos esquecemos disso.

Um delicioso lanche em chácara onde se congregam overlanders que vêm à Cusco, no Peru

Pois bem, desde então, de tempos em tempos, procuramos na internet e descobrimos aonde eles estão. E eis que, agora que já deixamos os “parcos” 1000 dias para trás, tivemos a chance de encontrá-los novamente. Isso porque o Landcruising está aqui em Cusco! Recentemente, eles completaram 10 anos de viagem e, desde o nosso encontro, rodaram apenas pelas três Guianas, norte do Brasil, Bolívia e, recentemente, Peru. Assim é o estilo de viagem deles: devagar, quase parando, aproveitando ao máximo cada pedacinho de terra, bem diferente da nossa correria do dia a dia, toda a América em apenas mil e poucos dias.

Expedição francesa que viaja pela América por 500 dias. São nossos irmãos mais novos, hehehe )em Cusco, no Peru)

Nós entramos em contato com eles e combinamos um reencontro aqui em Cusco, na chácara onde estão estacionados. Como a grande maioria dos overlanders (viajantes de carro que cruzam fronteiras), eles não ficam em hotéis ou pousadas, mas dormem em seu próprio carro. Em cidades grandes como Cusco, sempre há espaços para receber esse tipo de viajante, chácaras ou campings meio afastados do centro com bastante espaço para caminhões, ônibus, traillers e carros que foram transformados em residências ambulantes. Nessa tribo, nós é que somos a exceção e gostamos de uma cama e chuveiro de verdade, além da facilidade de estar perto das atrações. O normal seria fixar acampamento num desses campings, conhecer outros viajantes desse tipo, passar uma semana entre confraternizações e churrascos e, de vez em quando, dar um pulinho no centro.

Hoje, então, já acompanhados do Gustavo, fomos visitar nossos amigos holandeses e conhecer um desses campings repletos de overlanders. Dentro dos limites da frieza saxônica, eles fizeram muita festa para nós. Imagino que, agora que fomos e voltamos do Alaska, cruzamos duas vezes a América Central, rodamos quase 150 mil km e estando na estrada há 40 meses, já conseguimos impor um pouco mais de respeito. De qualquer forma, perto dos 10 anos de experiência desse incrível casal, ainda engatinhamos... Eles nos receberam com um delicioso e nutritivo lanche, com direito à chá, pão integral e legítimo queijo holandês. Uma delícia.

Passamos uma boa hora por ali, tentando botar o passado e futuro em dia. Tivemos a chance de conhecer também outros viajantes, como um sul-africano muito simpático e uma família de belgas que está viajando pela América por 500 dias. Ficamos até tentados em repetir a pergunta que a Karin nos fez em 2011, mas o que sentimos mesmo foi um certo carinho pela viagem deles, como se fosse uma parente mais nova da nossa, hehehe.

Enfim, foi hora de nos despedirmos novamente. Dos holandeses, pois o Gustavo ainda continua conosco por um bom tempo! E já era hora de começarmos a fazer algum turismo pela cidade, pois o tempo urge e a vida é curta! Um grande abraço aos amigos do Landcruising e seguimos diretamente para Saqsaywamán, uma incrível fortaleza Inca nos arredores de Cusco. Nossa aventura peruana está apenas começando...

Peru, Cusco, viagem

Post anterior Plaza de Armas em Cusco, no Peru

Dias de Planejamento e Espera. Em Cusco!

Post seguinte Fim de tarde glorioso nas ruínas de Saqsaywamán, em Cusco, no Peru

O Apogeu do Império Inca

Blog da Ana Reencontro com a Karin e o Coen, os holandeses do Lanncruising Adventure que viajam há mais de dez anos, em Cusco, no Peru