0 Programas em Alter da Chuva - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Programas em Alter da Chuva - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Programas em Alter da Chuva

Brasil, Pará, Alter do Chão

Orla do rio Tapajós em Alter do Chão - PA

Orla do rio Tapajós em Alter do Chão - PA


Esse realmente é um ano do El Niño. Ou La Niña, sei lá. Só sei que tem chovido muito mais que as médias históricas. O dia de hoje não foi diferente, chuva toda a manhã. Aproveitamos para trabalhar um pouco no nosso "escritório". Na verdade, nosso quarto, que tem uma varandona bem de frente para o rio a a Ilha do Amor, quase completamente embaixo d'água, só os tetos de palha dos quiosques e as copas verdes das árvores aparecendo.

Jambeiro carregado de flores, na praça central de Alter do Chão - PA

Jambeiro carregado de flores, na praça central de Alter do Chão - PA


Mas nem todas as copas de árvore estão verdes. Aqui na praça central da cidade, bem ao nosso lado, elas estão rosas. Elas e o chão logo abaixo delas. São vários pés de Jambo, todas florescendo. A flor é rosa e, ao cair, se desmancha no chão, pintando o solo da mesma cor. Muito legal! O povo daqui pode não falar em "primavera", mas cada árvore tem a sua!

Praia fluvial em Pindobal, próxima à Alter do Chão - PA

Praia fluvial em Pindobal, próxima à Alter do Chão - PA


Perto do meio dia, chuva fina, seguimos para uma praia e comunidade aqui perto, chamada Pindobal. É o local aonde, nesta época do ano de rio cheio, sobrou a maior faixa de areia da região. Pertinho, oito quilômetros de estrada de terra.

Rio Tapajós em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA

Rio Tapajós em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA


Lá chegando, o visual realmente é lindo. Principalmente quando a chuva parou e começaram a aparecer umas manchas azuis no céu. O rio quase engoliu toda a praia, mas sobrou uma estreita faixa de areia onde há pequenas barracas. O Tapajós se estende à perder de vista, a outra margem bem, bem longe. Um verdadeiro mar de água doce e amarelada.

Nadando no Tapajós, em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA

Nadando no Tapajós, em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA


Almoçamos ali mesmo, deliciosas iscas de pirarucu. Estamos cada vez mais fãs deste peixe. Na água e no prato. Por falar nisso, os tucuxis (botos cinzas) resolveram aparecer, nadando bem perto da margem. Só ainda não tivemos a sorte de fotografá-los direito. A gente nunca sabe onde e quando vão aparecer, no grande rio à nossa frente. Assim, é muito difícil capturá-los com o zoom.

Curtindo praia do Rio Tapajós em Pindobal, próximo à Alter do Chão - PA

Curtindo praia do Rio Tapajós em Pindobal, próximo à Alter do Chão - PA


O dono do restaurante nos explicou como é o visual do verão: faixa de areia com 50-60 metros de largura e uma enorme ponta de areia se estendendo para dentro do rio, com 150 metros de comprimento. Deve ser bonito. Este é um lugar que ficamos com muita vontade de voltar. Em outra época do ano, claro.

Relaxando no rio Tapajós em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA

Relaxando no rio Tapajós em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA


Passamos algumas horas por ali,nadando e tomando até um pouco de sol, que resolveu aparecer. Vida boa e tranquila no limite. O rio Tapajós realmente é muito belo. Um barquinho ali, outro um pouco mais longe mas, no geral, é aquela sensação de natureza total, indomada, inexplorada. Nas margens, uma floresta densa, saudável, viçosa.

Floresta em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA

Floresta em Pindobal, praia próxima à Alter do Chão - PA


Falando nisso, amanhã é dia de irmos à FLONA, uma grande região de floresta preservada, ao lado do rio. Estávamos na dúvida se iríamos para dormir em uma das comunidades existentes por lá ou se voltávamos par o conforto da nossa pousada Belas Praias, em Alter do Chão. Mas a descoberta de que haverá uma noite de Carimbó, música típica do Pará, num bar e espaço cultural da cidade, nos fez escolher a segunda opção. Assim, ficou decidido: FLONA, Carimbó e Transamazônia. Que bela programação!

Fim de tarde no pier de Alter do Chão - PA

Fim de tarde no pier de Alter do Chão - PA

Brasil, Pará, Alter do Chão, Pindobal

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior Praia e quiosques inundados pelo rio Tapajós, em Alter do Chão - PA

Alter do Chão (no Inverno)

Post seguinte Impressionado com o tronco de Samaúma, na FLONA, comunidade de São Domingo, região de Alter do Chão - PA

Entre as Árvores Amazônicas

Blog da Ana Praia alagada em Pindobal, próximo à Alter do Chão - PA

Alter do Chão, Sairé e Carimbó

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 08/05/2011 | 20:03 por lalau

    vocês não ficaram com medo de pisar nas arraias? beijos, saudades

    Resposta:
    Claro que ficamos!
    Mas isso não iria nos impedir de nadar nesse rio maravilhoso, né? Então, no raso, com água bem limpa, a gente ficava esperto olhando para o chão. Onde ficava mais fundo, a gente já ía logo nadando. Afinal, elas só ferroam quando são pisadas...
    Bjs e saudades

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet