0 Perto da África - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Perto da África

Brasil, Paraíba, João Pessoa

Mapa exposto na Ponta do Seixas, em João Pessoa - PB

Ontem ficamos amigos de duas hóspedes da nossa pousada, as recifences Cristina e Cristiana, mãe e filha. A conversa começou nas águas mornas da piscina, regada a caipirinha. Continuou pelo jantar, embalado com crepes. E se esticou no quarto delas, ajudado por champagne. Eu me recolhi mais cedo, por volta da meia-noite. Mas a Ana praticou um de seus esportes prediletos, a socialização, e a conversa com a Cristiane foi até às quatro da manhã.

Rio ao lado de nossa pousada na praia de Tabatinga, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Assim, no dia seguinte, acordei sozinho e fui "compensar" as caipirinhas do dia anterior: primeiro, nadando pelo rio até o mar. Uma delícia! Só é difícil não pensar em crocodilos, principalmente num rio todo margeado de mangues. Bom, não há crocodilos na Paraíba e 300 metros mais tarde eu estava no mar. Aí fui caminhando/correndo através da praia de Tabatinga, da maravilhosa Tabatinga 2, com suas falésias gigantes e pela praia de Coqueirinho, uma das mais belas da Paraíba. Pena que não tinha máquina fotográfica... Além do rio, a chuva também atrapalharia. Pois é, também chove no litoral da Paraíba...

Visitando as falésias de Tabatinga, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Voltei para o hotel e era quase meio-dia quando fui fotografar a Ana nadando no rio. Foi lá que ela acordou de vez! Depois, a gente se despediu das novas amigas e também do Almir, o simpático "faz-tudo" da Pousada dos Mundos.

Despedida da Pousada Dos Mundos e da Cristina, Cristiane e Almir, em Jacumã, distrito de Conde - PB

De Fiona, nós fomos até a Praia de Coqueirinho e, caminhando, até a Tabatinga 2 e suas falésias. A Ana também ficou impressionada com a beleza da praia, fizemos o devido registro fotográfico e partimos para João Pessoa.

Caminhando pela praia do Coqueirinho, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Viagem bem curtinha e logo estávamos na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil e de todo o continente. Ficamos ali a observar o horizonte onde o sol se levanta mais cedo. Impossível não ceder a tentação e tentar achar a África. Na verdade, João Pessoa está mais próxima do Senegal do que de Porto Alegre. Mesmo assim, não deu para ver não. Quem sabe do alto do farol do Cabo Branco, logo ali atrás? É, inaugurado por Médici há 40 anos, não seria esse o farol livre para acesso de turistas...

Estação Cabo Branco, espaço cultural em João Pessoa - PB

Bem perto da Ponta do Seixas visitamos, este sim aberto à visitação, o belo espaço cultural Estação Cabo Branco. Lá, além da arquitetura interessante e de um ótimo mirante para se observar João Pessoa, ainda visitamos galerias de arte. Um pouco de cultura depois de tanta natureza...

Bela versão da Última Ceia, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa - PB

Finalmente, perdemos mais de uma hora para encontrar vaga em hotel. É o verão... Enfim, instalamo-nos no Victory, bem na pontinha da Tambaú. E já temos programa para a noite de amanhã: show de Margarete Menezes, na faixa, na praia! Oba!

Na Ponta do Seixas, em João Pessoa - PB. O ponto mais oriental das américas.

Brasil, Paraíba, João Pessoa, Praia, trilha, Conde, Tabatinga, Coqueirinho, Ponta do Seixas, Estação Cabo Branco

Post anterior Chegando de caiaque no encontro do rio com o mar, na praia de Tabatinga, em Jacumã, distrito de Conde - PB

De Caiaque pelo Rio até o Mar

Post seguinte Água de coco depois do cooper, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa - PB