0 Pelas Praças de Guadalajara - Blog do Rodrigo - 1000 dias

México, Guadalajara

Plaza de La Liberación em  Guadalajara, no México

Plaza de La Liberación em Guadalajara, no México

Hoje, após o refresco de Tlaquepaque, estávamos prontos para enfrentar um dia de andanças pelo centro de Guadalajara. Optamos por deixar a Fiona seguramente guardada num estacionamento e seguir de táxi ao centro histórico, para não termos de nos preocupar com caminho, trânsito e estacionamento da nossa companheira. Guadalajara é a segunda maior cidade mexicana e a região metropolitana tem mais de 4 milhões de habitantes. Trânsito pesado, imaginei.

A bela Catedral de Guadalajara, no México

Que nada! Para começar, nem sinal daquelas gigantescas freeways da Cidade do México. Apenas avenidas “normais”, com canteiros, cruzamentos, sinais, etc... Prefiro assim! Segundo, o trânsito estava uma beleza. Talvez por ser sábado. Ou ainda, pela enorme confusão de ontem, que deixou toda a cidade assustada.

Interior da Catedral de Guadalajara, no México

Confusão? Pois é, eu também não sabia de nada, pelo menos até tomarmos nosso delicioso desayuno no hotel, devidamente acompanhado do jornal do dia, cortesia da casa. Ontem de manhã, numa operação especial, o exército mexicano prendeu em Guadalajara o chefe do cartel mais poderoso do estado de Jalisco. A vingança dos traficantes veio logo. Numa operação que muito lembra o Comando Vermelho ou o PCC dos “bons tempos”, vários ônibus foram incendiados na cidade e nas estradas da região. Guadalajara praticamente parou às 15:00 de ontem, ninguém mais querendo sair de casa ou andar pelas ruas.

Ônibus turístico no centro de Guadalajara, no México

E nós, que chegávamos à cidade nessa mesma hora, nem percebemos nada. Rumamos diretamente à tranquila Tlaquepaque e nada vimos ou sentimos. Enfim, hoje a imprensa estava em polvorosa. Jamais havia acontecido nada parecido aqui em Guadalajara. O cartel parece ter ficado satisfeito com o que conseguiu e hoje não chateou mais. A cidade e o trânsito estavam serenos como nunca.

Palacio del Gobierno, em Guadalajara, no México

A gente seguiu diretamente para a majestosa Catedral da cidade. Normalmente, a catedral fica na praça central de uma cidade. Mas aqui em Guadalajara, não é bem assim. Não que não fique no centro, mas é que a Catedral não tem “apenas” uma praça, mas quatro! Uma em cada lado, cada uma com seus próprios prédios públicos, jardins e atrações, conferindo personalidades distintas para cada praça. Muito legal!

Um anjo pousa na Plaza Tapatía, em Guadalajara, no México

A Catedral em si, além de majestosa por fora, é deslumbrante por dentro. Muito bonita mesmo. Depois de passarmos um tempo dentro dela, passamos a percorrer as quatro praças, todas cheias de vida como todas as praças mexicanas. Foi quando a fome bateu e fomos procurar um bom restaurante. Não demorou muito e achamos um muito charmoso, construído numa antiga mansão colonial. Soma-se a fome, a vontade de comer e a qualidade da comida e o resultado foi um excelente almoço.

Formatura com pompa e cisrcunstância em Guadalajara, no México (Instituto Cabañas))

Voltamos então às praças! Dessa vez àquela que fica atrás da Catedral, a Plaza de La Liberación. Foi onde nasceu a cidade, por volta de 1540, o evento imortalizado num grande escultura na praça. No lado oposto está o pomposo prédio que abriga o principal teatro de Guadalajara. E atrás dele, a Plaza vira um calçadão que se estende até a próxima praça, a Tapatía. Essa é a mais movimentada de todas, artistas de rua com suas performances, muitas famílias passeando juntas e até um pessoal tirando a tradicional foto de formatura num dos prédios públicos da praça.

Mercado San Juan de Diós, em Guadalajara, no México

Bem ali do lado está um dos mercados mais conhecidos do México, o San Juan de Diós. Dois grandes quarteirões cobertos e um labirinto de corredores e passarelas cercados por lojas e vendas de produtos de todo o tipo. Desde as tradicionais frutas e hortaliças passando por artesanato e produtos para simpatia, chegando aos tradicionais sombreros e artigos de couro. Examinando as botas e cintas, sentimos aquele patriotismo chinfrim: são produtos brasileiros!

Venda de botas no Mercado San Juan de Diós, em Guadalajara, no México

No meio do mercado, uma grande praça aberta, mais uma na nossa lista de hoje. Ali, um show de música típica animava o público, gente só de passagem ou os poucos turistas que chegaram até lá. A música da praça nos animou a seguir até uma outra, a poucos quarteirões dali. A famosa Plaza de Los Mariachis, onde nasceu esse movimento, muitas décadas atrás. Daí se espalhou pelo país, principalmente para o sul, tornando-se um dos símbolos mais conhecidos do México.

A famosa Plaza de los Mariachis, no centro de Guadalajara, no México

Mariachi descansa pela ausência de clientes, em Guadalajara, no México

Então, fomos lá prestar uma reverência e brindar uma cerveja a eles. Infelizmente, a praça já não é mais aquela, quase sem turistas e com os mariachis sentados em suas cadeiras, esperando clientes. Hoje, segundo dizem, o melhor lugar para observá-los é mesmo na praça de Tlaquepaque, onde estivemos ontem. Realmente, lá é mais animado...

A Ana pratica sapateado no tradicional clube La Fuente, no centro de Guadalajara, no México

Mas nós continuávamos animados. Voltamos pelas mesmas praças que já tínhamos passado até a Plaza La Libertad, atrás da Catedral. Ali pertinho está um dos botecões mais tradicionais de Guadalajara, o La Fuente. Um salão sem janelas, pé direito alto, cheio de bebedores profissionais e muito boa música, ao vivo. Melhor que isso, uma simpática moça fazendo sapateado num tablado em frente à banda de música. Não demorou muito e ela levou a Ana para lá, para alegria dos clientes do bar. Minha querida esposa não fez feio e sapateou à vontade!

Famosa Birrieria no centro de Guadalajara, no México

Depois de tanto esforço, a fome apertou novamente. Fomos então para a última praça da noite, a Plaza de Las Nueve Esquinas, alguns poucos quarteirões ao sul da Catedral. Ali é o melhor lugar para encontrar Birrierias, que vendem carne de bode e de carneiro em pratos típicos. Entre uma birria (carne de bode) e uma barbacoa (carne de carneiro), ficamos com a segunda. Uma delícia! Principalmente com um pouco de chilli. Aliás, de pouco em pouco vou me acostumando com o ardido da pimenta e ficando mais fã dela. Mas, para chegar ao nível mexicano, ainda tenho de comer muito feijão! Ou frijoles, como dizem aqui.

Tradicionalíssimo jantar na Birrieria 9 Esquinas, no centro de Guadalajara, no México

E assim terminamos o dia, de estômagos cheios e felizes. Rapidinho o táxi nos levou de volta à tranquilidade de Tlaquepaque, onde devemos passar um sai tranquilo amanhã, antes de continuarmos nossa jornada rumo ao norte do país.

Frase universal! (Guadalajara, no México)

México, Guadalajara,

Post anterior Fim de tarde gostoso na rua peatonal de Tlaquepaque, bairro artístico de Guadalajara, no México

Tlaquepaque

Post seguinte Os dois mais famosos revolucionários mexicanos (em Guadalajara, no México)