0 Pelas Grutas de Aurora - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pelas Grutas de Aurora

Brasil, Tocantins, Aurora do Tocantins

Caminhando na Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Bem cedinho hoje fomos encontrar o Anselmo, grande conhecedor das grutas de Aurora do Tocantins. Ele foi uma ótima indicação do Osmane, lá de Azuis e, ainda na noite de ontem, já tinha me encontrado com o Anselmo, para combinar o passeio de hoje.

Com o Anselmo na Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO

Além de espeleólogo e artista plástico, o sergipano Anselmo é secretário do meio ambiente da cidade e também está envolvido em diversos conselhos e associações do município. Mesmo assim, ele ainda conseguiu arrumar um tempo para nos levar em duas das mais belas grutas da região, que já tem catalogada mais de 220 grutas! Como o próprio Anselmo nos disse, Aurora do Tocantins é um verdadeiro queijo suiço. Localizada na bela Serra Geral, a cidade também tem rios e cachoeiras como atrações. Um pólo turístico que o Brasil ainda não conhece...

Passando por quebra-corpo na Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO

Fomos primeiro na Gruta do Sabiá, bem ao lado da cidade, dentro de uma propriedade do próprio Anselmo. Ali ele está montando um centro de estudos de espeleologia, além de um alojamento para estudantes, pesquisadores e amantes das cavernas em geral.

Explorando a Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO

A gruta tem mais de uma dezena de salões, alguns deles só atingidos depois de se enfrentar longas passagens estreitas, onde é preciso rastejar e se espremer. Caverna de calcário, há uma enorme quantidade de espeleotemas espalhados pelos seus tetos, paredes e solo. A caverna acompanha as estações do ano e tem seus períodos secos e molhados. Com o fim das chuvas por aqui, ela agora está no seu período seco. Faz muito calor lá dentro, principalmente quando nos afastamos da entrada.

Rã na Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO

Outra coisa que nos chamou a atenção foi a fauna da caverna. Os morcegos são frequentadores, mas não estavam lá hoje. Quem estava eram as rãs que, pelo visto, não tem medo do escuro.

Teto repleto de estalactites, na Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Por falar em pequenos anfíbios, foram eles que deram o nome para a segunda gruta do dia, a Gruta das Rãs. Esta é um pouco mais afastada da cidade e é necessário caminhar uns dois quilômetros pelos pastos de uma fazenda para se chegar em sua boca. Aliás, quando se chega em sua boca, a primeira impressão é que deve ser só um buraquinho...

Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Que nada! Por dentro, ela é majestosa. Muito menos visitada que a Gruta do Sabiá, a impressão é de se estar entrando em território virgem. Aqui, a quantidade de espelotemas é ainda maior, o calcário parece ainda mais branco e o número de estalagtites no teto é impressionante.

Morcego hematófago na Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Além das rãs, também vimos morcegos hematófagos e até peixes, no pequeno rio que corta a caverna. O calor também é intenso, mas praticamente esquecemos dele quando paramos para admirar e fotografar os diversos salões da caverna.

Explorando a Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Depois desse calor todo, nada melhor do que um banho de rio para relaxar. Nós ainda tínhamos muita estrada pela frente, mas sempre se arruma um "tempinho" para um banho, certo? Passamos rapidamente na casa do Anselmo para descarregar as fotos tiradas hoje no computador dele e, de lá, seguimos para o Balneário Douradas, a 12 quilômetros da cidade. Construído numa curva em "U" do Rio Palmas, de águas bem verdinhas, o banho em suas corredeiras foi o coroamento de um dia de explorações. Uma delícia!

Saindo da Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Depois do banho, adeus Tocantins, até breve, Região Norte. Da próxima vez, vamos entrar pela Venezuela, vindos da América do Norte. Nossa... tem tanta coisa para acontecer antes! Melhor pensar na próxima semana, e não no próximo ano.

Trilha em fazenda onde está a Gruta das Rãs, em Aurora do Tocantins - TO

Pois bem, a próxima semana será no estado de Goiás! Muita coisa para fazer por aqui! Já estivemos no estado em Julho/Agosto do ano passado, mas somente em Caldas Novas e Goiânia. Agora, vamos iniciar nossas explorações por Terra Ronca. Depois virão a Chapada dos Veadeiros, Goiás Velho e Pirenópolis. Só lugar feio, hehehehe

Hora do mergulho no Rio Palmas, no Balneário Douradas, em Aurora do Tocantins - TO

Hoje, conseguimos chegar até São Domingos, porta de entrada do Parque Estadual da Terra Ronca. Já chegamos no escuro, mas amanhã bem cedinho partimos para o parque e suas famosas cavernas gigantes. Esse é um lugar que está na minha lista de prioridades há 20 anos! Antes tarde do que nunca...

Formação de cortina na Gruta do Sabiá, em Aurora do Tocantins - TO

Brasil, Tocantins, Aurora do Tocantins, Gruta das Rãs, Gruta do Sabiá, Balneário Douradas

Post anterior A belíssima Cachoeira do Paraíso, em Natividade - TO

Do Verde ao Azul

Post seguinte A incrível caverna São Bernardo, no P.E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO