0 Pela Baía de Camamu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pela Baía de Camamu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pela Baía de Camamu

Brasil, Bahia, Barra Grande (Península do Maraú)

Pequena ilha na Baía de Camamu - BA

Onze anos atrás Barra Grande era muito menor. Tanto que não havia nem escola de nível ginasial. Ruim para as crianças, bom para os viajantes mais intrépidos. Isso porque havia um "barco dos estudantes", que partia de madrugada de Barra Grande em direção à Maraú, a "capital" da península. No caminho, ia parando nos pequenos lugarejos para apanhar mais crianças para levá-los todos à escola. A gente podia pegar uma "carona" nesse barco, conhecer a belíssima Baía de Camamu e, de quebra, assistir ao cinematográfico nascer-do-sol na baía. Lembro de ter sido maravilhoso, uma das grandes experiências daquela viagem.

Passeio de escuna na Baía de Camamu - BA

Dessa vez, estava imaginando levar a Ana nesse passeio. Doce ilusão. Os mais jovens nunca ouviram falar deste barco. Os mais velhos, que se lembram dele, dizem que já não há mais. Claro! Barra Grande já tem escolas ginasiais. É o progresso...

Fim de tarde na Baía de Camamu - BA

O programa alternativo foi pegar um barco de passeio mesmo, uma escuna. O passeio começa às dez da manhã e retorna às quatro da tarde, em tempo para se ver outro pôr-do-sol na Ponta do Mutá. Passa por quatro ilhas e dá uma boa ideia da beleza da baía, de suas águas e suas margens. Como estamos fora de temporada (ainda...), a escuna estava bem vazia, apenas nós, quatro mineiros bem figuras, um casal de baianos em lua-de-mel e um outro casal, ele paulista e ela de Joinvile. Ao longo do passeio ficamos todos amigos.

Explorando o banco de areia Coroa Vermelha, na Baía de Camamu - BA

Começamos pela Coroa vermelha, um banco de areia que surgiu no meio da baía, bem estreito e comprido. Uma visão idílica, aquela língua de areia no meio das águas esverdeadas. Só falta o coqueiro no meio da ilha. Muito lindo mesmo!

Segurando a Pedra Furada, na ilha de mesmo nome, na Baía de Camamu - BA

Depois, a ilha da Pedra Furada. Adivinha por quê? Nessa ilha tem até uma casa onde um caseiro vive para tomar conta da pequena propriedade, um gramado, uma praia, uma rede de balanço e um punhado de pedras furadas. Stress total...

Nadando nas águas transparentes da Baía de Camamu - BA

Descansando na escuna durante passeio na Baía de Camamu - BA

Falando em stress, também não podemos reclamar, deitados na escuna e, de tempos em tempos, aportando em alguma ilha maravilhosa e dando um mergulho numa água cuja temperatura beira a de uma banheira. Depois da Pedra Furada, ainda passamos em outras três ilhas, cada uma mais paradisíaca que a outra.

Mangue e coqueiros na Baía de Camamu - BA

Numa delas almoçamos e tivemos a grata surpresa de saber que os mineiros eram cantores de mão cheia e que tinham até um violão. Foi uma festa!

Escalando a 'escada' da nossa escuna na Baía de Camamu - BA

Escalando a "escada" da nossa escuna na Baía de Camamu - BA

A preocupação era tanta que tive até de inventar alguma moda. Dado à proezas esportivas, optei por escalar a corda-escada da escuna e saltar lá de cima. Uma delícia.

Saltando da escuna na Baía de Camamu - BA

Por fim, voltamos para Barra grande e, de lá, direto para o pôr-do-sol, que estava ainda mais bonito do que ontem. Espetáculo gratuito e diário da natureza. Para melhorar, só se for seguido de uma fogueira na praia. E para melhorar ainda mais, só se houver mineiros cantores, com um ótimo repertório e com o violão de uma paulista músico que também estava conosco. É... tivemos essa sorte.

Pôr-do-sol na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA

Com um dia assim, não dá para sentir falta do barco da escola...

Fogueira e cantoria na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA

Brasil, Bahia, Barra Grande (Península do Maraú), Praia, Maraú, Baía de Camamu

Post anterior Lagoa do Cassange, na Península do Maraú - BA

Na Península do Maraú

Post seguinte Mergulhando nas piscinas naturais da Praia de Taipus de Fora, em Barra Grande, Península do Maraú - BA

Taipus de Fora e Lagoas de Dentro

Blog da Ana Tradicional jogo de futebol no fim de tarde na Ponta do Mutá, em Barra Grande, na Península do Maraú - BA