0 Passeando e Planejando - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passeando e Planejando

Brasil, Pará, Belém

A Praça da República e o Teatro da Paz, em Belém - PA

Nosso dia hoje em Belém foi dividido entre passeios para ver um pouco dessa metrópole, o planejamento dos nossos próximos dias por aqui, em Marajó e no Amapá e tentar colocar tudo isso em prática.

Mercadorias no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

As balsas com carros entre Belém e Macapá saem às sextas e sábados, então não poderíamos perder essa chance, pois esperar mais uma semana iria nos atrasar muito. Mas nós não poderíamos ir tão rápido, pois não teríamos chance nem de ver Belém nem a Ilha de Marajó. Por isso resolvemos despachar a Fiona e seguir alguns dias depois, para já encontrá-la lá. Isso nos daria o tempo necessário para viajar por dois dias à Marajó. Aliás, como o nosso tempo é exíguo, resolvemos pagar uns reais a mais (não muitos) para voar para Macapá, na madrugada de segunda para terça, ao invés de ficar 24 horas num barco. Para completar, a Fiona já está com sua revisão dos 30 mil km agendada para terça cedo, em Macapá. Na quarta, devemos seguir para Oiapoque, e de lá para as Guianas.

Tudo se vende no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Para colocar tudo isso em prática, então, a primeira tarefa era despachar a Fiona. Passei a manhã toda tentando efetivar isso, mas a cegonheira em que eu iria "encaixar" a Fiona não chegava à Belém, e o tempo ía passando. Acabei desistindo e optando por um lugar na balsa diretamente. Por 800 reais, a Fiona foi embarcada, numa viagem de 30 horas, para Macapá. Na terça, saberemos se deu tudo certo. Até lá, dedos cruzados Quanto à nós, amanhã de madrugada seguimos para Marajó, de onde retornamos na segunda pela manhã para mais um dia em Belém, até embarcarmos de noite para Macapá. Segunda também será o dia de comprar euros e dólares para a temporada guianesa.

Em frente ao 'Mercado de Ferro', no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Em frente ao "Mercado de Ferro", no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Planejamento relatado, falta a parte do turismo! Como eu já sabia que passaria boa parte da manhã no quarto do hotel, por conta da balsa da Fiona, resolvemos ir mais cedo ainda visitar o principal símbolo turístico de Belém, o Mercado Ver-o-Peso. Eram 07:30 da manhã quando lá chegamos, ainda em tempo de ver o mercado ser abastecido com levas e levas de peixes recém chegados dos rios da região. As bancas de peixe ocupam o Mercado de Ferro, área nobre do Ver-o-Peso importada em partes da Inglaterra há mais de cem anos. São as suas torres o símbolo do mercado. À sua volta o mercado se estende em barracas onde se pode ver de tudo, desde frutas, vegetais e artesanato até animais engaiolados e elixires que prometem remediar tudo. Passamos mais de uma hora por ali, fotografando e observando as mercadorias e, principalmente, as pessoas que fazem desse lugar um dos mais vivos do país.

Venda de pescada-amarela no Mercado Ver-o-Peso, em Belém - PA

Na volta para o hotel, ainda passamos na Igreja das Mercês, uma das mais famosas e antigas da capital. A sessão de turismo só pode ser retomada no intervalo do almoço, quando fomos à Praça da República ver o Teatro da Paz, imponente prédio da época de ouro do ciclo da borracha e que contribuiu para que se apelidasse Belém, com uma certa dose de exagero, de "a Paris dos trópicos".

Igreja das Mercês, em Belém - PA

Eu ainda tive a chance de passar novamente a Estação das Docas, agora de dia, quando voltei do embarque da Fiona. Cada vez mais acho parecido com Puerto Madero e cada vez mais fico admirado com o trabalho realizado. Uma área da cidade que estava jogada às traças revitalizada e transformada em centro comercial, gastronômico e turístico.

Estação das Docas, em Belém - PA

De noite, de táxi, fomos comer numa área cheia de restaurantes, bem movimentada. Escolhemos o Xícara da Silva, lugar bastante agradável onde jantamos muito bem. Até gostaríamos de esticar a noite, mas o barco para Marajó vai sair às 06:30. Além disso, alguma virose me atacava e não seria muito inteligente eu abusar...