0 Pássaros, Caranguejos e um Belo Passeio - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pássaros, Caranguejos e um Belo Passeio - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pássaros, Caranguejos e um Belo Passeio

Brasil, Pará, Algodoal

Um dos muitos carangueijos corajosos que nos enfrentaram no nosso caminho pela praia até Fortalezinha, na região de Algodoal - PA

Ainda ontem de noite, depois de muito conversar com o Bergo, da Pousada Marehsia, decidimos a programação de hoje: iríamos seguir de canoa, na base do remo, desde o canal ao lado da vila de Algodoal até o maior dos igarapés da ilha, o Furo Velho. De lá, voltaríamos à praia por ele e seguiríamos caminhando até a Fortalezinha, outra vila na ilha. Por fim, era enfrentar os quinze quilômetros pela praia, maré seca, na volta para Algodoal.

Atravessando igarapé de canoa em direção ao Furo Velho, na região de Algodoal - PA

Hoje cedo, enquanto tomávamos o café da manhã, o Bergo foi encontrar quem nos levasse de canoa. Foi quando recebemos a visita da Marjorie, a francesa que mora na Guiana, que nós havíamos conhecido no dia da chegada à ilha. Convidamos ela para o passeio e ela topou. Logo já estávamos os três, mais o Roberto e o Maluquinho, na canoa remando. A pressa era para aproveitar a maré. Afinal, enquanto ela estivesse enchendo, nos ajudaria e seguir ilha adentro pelo igarapé.

O Roberto e o Maluquinho eram os remadores, mas eles logo arrumaram um terceiro remo para mim. A Ana e a Marjorie foram tirando fotos e praticando o português. A paisagem do mangue era exuberante, mas a água estava bem turva, pois a maré subindo levanta muita areia. Nossa esperança de encontrar bichos pelo caminho, notadamente guarás e macacos-prego não deu em nada, exceto por alguns pássaros da família do gavião. O que valeu foi a longa conversa com o Roberto, morador de Algodoal há mais de 15 anos. Além, é claro, da bela paisagem à nossa volta.

Com nossos remadores e a Marjorie, na boca do Furo Velho, na região de Algodoal - PA

Quando chegamos ao Furo Velho, passamos a remar contra a corrente, diminuido nosso ritmo. Mas não demorou tanto para chegarmos à praia, onde o mar encontra o igarapé. Naquela hora, maré bem cheia, é difícil diferenciar os dois. É tudo água, para onde quer que se olhe. Ali nos despedimos dos remadores e seguimos em caminhada, cerca de cinco quilômetros, até a Fortalezinha.

Correndo com pássaros na Praia da Princesa, na região de Algodoal - PA

Revoada de pássaros no nosso caminho para a vila da Fortalezinha, na região de Algodoal - PA

No caminho, centenas e centenas de pássaros que partiam em revoada sempre que chegávamos perto deles. Além disso, de tempos em tempos aparecia algum caranguejo colorido a nos desafiar, seus braços esticados e suas pinças abrindo e fechando ameaçadoramente. Hehehe, que meeeeedo! São invocados, esses bichinhos. Uma diversão!

Esperando que uma canoa nos atravessasse para Fortalezinha, na região de Algodoal - PA

Finalmente, chegamos ao destino. Antes, mais um igarapé para atravessar, as meninas de canoa e eu nadando. Para se recuperar do esforço, algumas cerpas geladas e um peixe fresquíssimo, preparado pelo simpático Jonas.

O incrível guará-vermelho, na Fortalezinha, na região de Algodoal - PA

Difícil deixar a barraquinha para iniciar a longa caminhada de volta. Agora, a maré já estava bem baixa e o igarapé era atravessado com água nas canelas. Quando imaginávamos ir, eis que dois guarás-vermelhos aparecem, para nossa felicidade. Dessa vez, pudemos nos aproximar bastante, para belas fotos. Um espetáculo! A cor vermelha deste pássaro parece saída de um desenho animado.

Caminhando pela Praia da Princesa, durante a maré baixa, entre Fortalezinha e Algodoal - PA

Depois das fotos, pé na areia! A maré baixa e a luz da tarde se combinaram na praia para criar paisagens cinematográficas. Caprichamos nas fotos, para tentar captar ao menos parte daquela beleza incrível.

A bela Praia da Princesa na maré baixa, na região de Algodoal - PA

A passagem pelo Furo Velho, aquele enorme "mar" poucas horas atrás, também foi nos tornozelos. Completamente irreconhecível. É incrível como as marés mudam a cara das praias por aqui. Por mais que a gente se acostume com isso, não tem como não se impressionar...

Depois de passar por lá, foram apenas mais alguns quilômetros. Para nossa felicidade, vimos que os tais quinze quilômetros, na verdade, eram algo próximo de dez. Para quem se prepara psicologicamente para quinze, não tem nada melhor do que essa "surpresa", hehehe!

Foi um belo dia entre mangues e a praia, pássaros e caranguejos e a agradável convivência com uma bonita e inteligente francesa que esperamos rever muito em breve, no nosso desconhecido vizinho do norte, a Guiana Francesa.