0 Passagem por Governador Celso Ramos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passagem por Governador Celso Ramos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passagem por Governador Celso Ramos

Brasil, Santa Catarina, Governador Celso Ramos

Muitas canoas e barcos na enseada de Gancho de Fora, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Finalmente, depois de 10 dias baseados em Florianópolis e explorando as belezas da região, retomamos nossa rota rumo ao norte. Aqui no litoral de Santa Catarina, já tão próximos de Curitiba, com tantas opções de praias para ver, rever e explorar, decidimos dar preferência àquelas onde temos lugar para ficar para não termos de pagar hotel. Assim foi, por exemplo, em Florianópolis, onde ficamos muito bem hospedados no apartamento do tio Walter. Daqui para o norte, também poderemos ficar em Bombinhas e em São Francisco do Sul, onde a Ana tem tias com apartamentos ou casas. Famílias paranaenses gostam do litoral catarinense! Não é difícil entender o porquê!

Nosso trajeto na manhã do dia 24/03, saindo de Florianópolis e indo até Governador Celso Ramos, dando a volta na península no sentido horário. Daí seguimos para Bombinhas, um pouco mais ao norte

Mapa da península de Governador Celso Ramos, com suas praias e atrações. Nós demos a volta nela de carro, no sentido horário

Isso não quer dizer que não passaremos por outras praias. Hoje, por exemplo, no nossa caminho para a península de Bombinhas, fizemos uma longa parada na região de Governador Celso Ramos. A cidade ficou famosa na TV brasileira há uns 20 anos por causa da infame “Farra do Boi”, por ser ali um dos redutos mais fortes dessa tradição de inspiração açoriana. Mas ela é muito mais do que isso. Suas praias são lindas e ainda menos exploradas que as praias de Florianópolis e Bombinhas, suas vizinhas do sul e do norte. A cidade, nascida da exploração da pesca da baleia, é super pitoresca, na orla de uma baía de águas tranquilas, e em uma de suas praias está a mais antiga igreja de Santa Catarina, datada de 1745.

A trnquila enseada de Gancho do Meio, onde está a sede do município de Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

O nome da cidade é uma homenagem a um político catarinense que foi governador do estado entre 1961 e 1966. No ano seguinte, para sua homenagem, o município que acabava de se desmembrar de Biguaçu, ganhou o seu nome. O interessante é que não foi uma homenagem póstuma, pois o ex-governador ainda vivia. Aliás, viveu mais trinta anos, até o final da década de 90. Deve ter sido um político muito querido no estado, pois um outro município catarinense, no interior, também ganhou o seu nome!

Barcos ancorados em Gancho do Meio, sede do município de Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

As águas calmas ad enseada de Gancho do Meio, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Pesca, atividade comum em Gancho de Fora, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Celso Ramos vem de uma família de tradição política. Seu pai também foi governador do estado quando esse cargo ainda levava o nome de “presidente”, entre os anos de 1910 e 1914. Mas o político mais famoso da família não é nenhum dos dois, mas o irmão de Celso, Nereu Ramos. Esse foi o único político catarinense a ser presidente do país. Não foi exatamente pelo voto direto, mas ele conduziu o país em um de seus momentos de maior tensão política. Getúlio Vargas havia se suicidado e os próximos na linha sucessória, o vice-presidente Café Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz, foram impedidos de assumir pelas forças políticas de então. O próximo da lista, então, era Nereu Ramos, que governou o país pelos próximos dois meses sob estado de sítio, até as próximas eleições. Nereu Ramos já era um político experiente, tendo sido governador de seu estado, presidente da Câmara dos Deputados, senador da república, ministro da Justiça e da Educação e vice-presidente do país de 1946 a 1951.

Chegando à praia de Palmas, a mais longa de Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Praia de Palmas, quase uma nova Jurerê Internacional, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Enfim, a bela Governador Celso Ramos está bem próxima de Florianópolis. Só temos de cruzar a ponte e contornar a baía norte para chegar até lá. Isso para quem vai por terra, pois muitos turistas seguem de barco, para passar o dia, saindo de Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis. Não foi o nosso caso, que seguimos por terra mesmo. Demoramos mais tempo para dar a volta na península onde está a cidade, conhecendo rapidamente suas praias, do que para chegar até lá propriamente.

Praia da Armação da Piedade, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

A Ana caminha na praia da Armação da Piedade, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

A estrada principal de acesso à cidade entra pelo norte da península. Foi por aí que chegamos, indo diretamente para a sede do município. Depois, sem muita pressa, fomos fazendo o contorno da península no sentido horário, até chegarmos à BR-101 novamente, para seguir nossa viagem até Bombinhas.

Praia da Armação da Piedade, a primeira a ser ocupada no município de Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

A igreja e a praia da Armação de Piedade, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

A sede do município fica na praia ou enseada de Ganchos. Baía bem tranquila, muito mais frequentada por barcos e canoas do que por banhistas. O gostoso aqui não é caminhar na areia e dar um mergulho, mas andar pela orla da baía e admirar o cenário pitoresco à nossa volta, barcos na baía, restaurantes na calçada, pessoas conversando, se divertindo e vendo a vida passar na sombra das árvores.

Capela Nossa Senhora da Piedade, construída em 1745, a mais antiga do estado, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Tiramos nossa fotos por aí, respiramos fundo o ar para nos inspirar e, de carro, começamos a explorar as mais de 20 praias da península. Tem as mais isoladas e as mais movimentadas, as grandes e as pequenas, as de mar tranquilo e de mar revolto. Enfim, para todo gosto. Nós fomos primeiro para a maior e mais movimentada delas, a praia de Palmas, do outro lado do morro. É uma espécie de nova Jurerê Internacional, bairro planejado com muitos condomínios, terra de gente bacana. Visto lá do alto, é uma belíssima visão, praia cumprida e mar bem azul. Fico só imaginando como ela vai estar daqui a alguns anos, já que as construções novas não param.

Muitas garças na praia da Costeira, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Daí seguimos para o sul, passando por várias praias menores até chegar à Armação da Piedade. Aqui nasceu a cidade e, como o próprio nome indica, “Armação”, o motivo era a exploração das baleias. Sem nenhuma piedade, apesar de estar no nome. A colonização foi açoriana, como em boa parte do litoral catarinense. Mas foi aqui que eles chegaram primeiro e por isso foi nessa praia que foi erigida a primeira igreja do estado. Quase com o pé na areia, ela é simples e bela, um colírio para os olhos. No ano que vem completa 270 anos!

Praia da Fazenda da Armação, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Chegando à praia do Antenor, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Mais praias pequenas no caminho, onde víamos mais garças do que pessoas, até chegar à praia do Antenor, uma pequena e tranquila enseada escondida no meio da vegetação. Para quem está acostumado com o litoral de São Paulo, até parece até alguma praia de Ubatuba! Do alto da estrada, vendo um restaurante na ponta da praia, foi onde decidimos almoçar.

Restaurante na praia do Antenor, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Escunas trazem turistas de Canasvieiras, em Florianópolis, para a fortaleza de Anhatomirim e para a praia do Antenor, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina

Tudo estava bem tranquilo até que uma escuna cheia de turistas chegou à praia. Vem de Canasvieiras em passeio que passa pela histórica fortaleza de Anhatomirim, aqui do lado, e almoça por aqui. Nossa tranquilidade acabou, mas a praia continuava linda. Quando foi dado o toque de recolher e todos voltaram aos barcos, a tranquilidade voltou a reinar. Mas também já era a nossa hora de retomarmos nossa viagem. Uma outra península, a de Bombinhas, também com muitas praias e segredos, nos espera!

Da praia do Antenor, em Governador Celso Ramos, litoral de Santa Catarina, é possível ver, ao longe, os prédios da Av. Beira-mar, no centro de Florianópolis

Brasil, Santa Catarina, Governador Celso Ramos, Praia, Arquitetura, história

Post anterior Palácio Cruz e Souza, antiga sede do governo estadual, hoje museu histórico, na Praça XV de Novembro, centro de Florianópolis, Santa Catarina

Despedida de Desterro

Post seguinte A Ana dá um mergulho na paradisíaca praia da sepultura, em Bombinhas, litoral de Santa Catarina