0 Passagem em Camaguey - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passagem em Camaguey

Cuba, Trinidad de Cuba, Camaguey

Meio de transporte em Camaguey, em Cuba

A principal estrada de Cuba é a que corta todo o país, de leste a oeste, ligando as duas maiores cidades da ilha: Havana e Santiago de Cuba. Nesses últimos dias, ficamos um pouco afastados desse eixo rodoviário, já que Cienfuegos e Trinidad estão ao sul da estrada, que corta o país mais ou menos pelo seu centro. Outras das principais cidades do país também estão ao longo desta estrada. Santa Clara, local da mais famosa batalha de Che Guevara e onde foi enterrado seu corpo depois de ser encontrado na Bolívia e Camaguey, terra do mais famoso carnaval de Cuba. Segundo o Pepe, que nos ajudou a organizar a viagem pelo país, reservar Casas de Hóspedes e decidir o roteiro, essas são duas cidades “de passagem”, na rota que leva à Santiago.

Nosso café da manhã de despedida de Trinidad, em Cuba

Esperando o trem passar, na viagem entre Trinidad e Camaguey, em Cuba

Mas eu guardava muitas boas lembranças de Camaguey, da viagem que fiz pelo país há dez anos com um amigo. Passamos em Santa Clara também, para ver o memorial de Che, mas isso sim achei meio sem graça. Já em Camaguey, tivemos a sorte de passar aí justo na época do carnaval. Cidade em festa e cheia de brasileiros, frequentadores assíduos dos cursos universitários da cidade. Talvez até por isso que o carnaval seja tão animado por lá! Bom, deixando as memórias de lado, foi aí que planejamos ficar por uma noite, para cortar a longa viagem rumo à Playa Santa Lucía, já na costa norte da ilha.

Charretes de passageiros, visão comum nas estradas de Cuba (viagem entre Trinidad e Camaguey)

O cartaz que nos esperava no andar de baixo da Casa de Hóspedes em Camaguey, em Cuba

Depois do último café da manhã em Trinidad, servido no telhado da nossa Casa de Hóspedes, botamos o pé na estrada novamente, primeiro por caminhos vicinais e depois pela principal estrada do país. Em comum, o pouco movimento de carros e o “muito movimento” de carroças e bicicletas. Dessa vez, até um trem do precário serviço ferroviário do país encontramos. Obstáculos vencidos, chegamos à Camaguey e localizamos nossa Casa de Hóspedes, meio afastada do centro histórico da cidade. O problema é que não havia ninguém por lá, a casa fechada. E no vizinho de baixo, um “simpático” cartaz nos desencorajava a pedir ajuda por lá. Mas o Rafa tem celular e localizamos a dona da nossa casa. O que aconteceu foi que o dono da Casa de Hóspedes em Santiago, depois de não entender direito os nossos planos, resolveu “avisar” seus colegas de Camaguey e de Santiago que não passaríamos mais por esses lugares, cancelando nossas reservas. Ao tentar ajudar seus companheiros, acabou atrapalhando nossa vida.

Compras no mercado de Camaguey, em Cuba

O motorista do nosso bicitáxi nos leva pelas ruas de Camaguey, em Cuba

Bom, ao menos aqui em Camaguey, tudo se resolveu e nos instalamos ali mesmo. Depois, o Rafa que anda meio mal do estômago, foi comprar vegetais para preparar uma sopa num mercado ali perto. Enquanto ele fazia a sopa, eu e a Ana já seguimos para o centro histórico, com a promessa de nos encontrarmos mais tarde. Um pouco longe para seguirmos à pé, a solução foi tomarmos um bicitáxi, meio de transporte muito comum na cidade. Oportunidade de fotos e muita diversão para nós!

Belo fim de tarde nas ruas do charmoso centro histórico de Camaguey, em Cuba

Fachada bem conservada no centro histórico de Camaguey, em Cuba

Já no centro da cidade, passamos a usar nossas pernas novamente. Apesar de bem menos turística que Trinidad, a cidade é linda, cheia de prédios históricos de arquitetura interessantes e ruas charmosas. A nossa corrida era contra o tempo, pois o sol se abaixava rapidamente e a luz estava maravilhosa para fotos. A Ana, morrendo de saudades da nossa Nikon, tirou o máximo da nossa pequena Lumix, conseguindo fotos incríveis da cidade e do entardecer.

Rua de Camaguey, em Cuba

Nossa caminhada atingiu o ápice na magnífica praça Juan de Dios, onde parecia que tínhamos nos teletransportado para o séc XIX, por causa das construções e do clima pacato de cidade pequena. Uma delícia! Melhor ainda porque quem se “teletransportou” junto conosco foi uma cerveja geladíssima. Assim, muito bem acompanhados, assistimos a noite chegar de camarote. Um dos momentos mais especiais da nossa viagem pelo país até agora. Eu sempre soube que Camaguey não me decepcionaria, hehehe!

Entardecer na Plaza Juan de Dios, em Camaguey - Cuba

Feliz da vida no fim de tarde na magnífica praça Juan de Dios, em Camaguey - Cuba

Além da noite, chegaram também o Rafa e a Laura, infelizmente já sem aquela luz maravilhosa para a Laura tirar suas tradicionais fotos maravilhosas com sua Canon poderosa. Juntos, passeamos mais um pouco pelas ruas semi-iluminadas do centro, mas sempre com a sensação de segurança total que caracteriza este país. Neste caminho, um encontro e conversa muito interessante com um casal que faz uma longa viagem de bicicleta dupla por vários continentes. Ele belga e ela chinesa, puxam com um reboque a mala deles, muito menor do que as nossas. Bom, é que a gente tem a Fiona para nos ajudar, né?

Um belga e uma chinesa. Encontro com o casal que está dando a volta em vários continentes de bicicleta! (em Camaguey - Cuba)

Depois das fotos para registrar o encontro (os cubanos também estavam interessadíssimos neles), voltamos para casa. Dessa vez, conseguimos encaixar o Rafa, a Laura e a Ana no mesmo bicitáxi, enquanto eu ía do lado, correndo, apostando corrida com o motorista deles. Foi bem divertido!

A Ana, Rafa e Laura voltam para casa de bicitáxi, pelas ruas de Camaguey, em Cuba

Amanhã, chegamos à costa norte da ilha para ver como é o mar “do lado de lá”. Passamos algumas horas ali e seguimos para Santiago, outra vez na costa sul, onde devemos chegar já de noite. Fim da nossa jornada através desse incrível país. Quer dizer, mais ou menos... Eu e a Ana voltaremos para Havana de ônibus. Depois, teremos mais alguns dias para ver o lado oeste da ilha, enquanto o Rafa e a Laura voltam para a vida dura no Brasil.

Cuba, Trinidad de Cuba, Camaguey,

Post anterior Admirando a beleza do mar próximo à Playa Ancón, em Trinidad - Cuba

Ainda na Deliciosa Trinidad

Post seguinte Fumando um legítimo charuto cubano na Casa de La Trova, em Santiago de Cuba

Praias e Charutos

Blog da Ana Belo fim de tarde nas ruas do charmoso centro histórico de Camaguey, em Cuba