0 Paraíso Selvagem - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Paraíso Selvagem - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Paraíso Selvagem

Brasil, Minas Gerais, Delfinópolis (P.N. Serra da Canastra)

Cachoeira Solitária no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Saímos hoje cedo rumo à uma área cheia de cachoeiras conhecida pelo sugestivo nome de "Paraíso Selvagem". Mais uma vez, tínhamos em mãos um mapa desenhado pela Mariângela, mostrando estradas, trilhas e cachoeiras. Nesse caso, uma coleção delas. Esses mapas fizeram nossa vida em Delfinópolis muito mais fácil. Amanhã publico uma foto!

Subindo o rio em direção à Cachoeira Solitária, em Delfinópolis - MG

Bom, depois de muita poeira, passarmos pela vila de Olhos D'Água onde encomendamos um almoço para as quatro da tarde, chegamos no tal do Paraíso Selvagem, ao lado do Luquinha (outra área de cachoeiras!). Ali, já seguimos para o Salto Solitário. A trilha para lá chegar já é uma atração em si: um rio de águas cristalinas cheios de pequenos saltos e poços; depois, um canyon que vai se afunilando, paredes cada vez mais altas, vegetação se espremendo entre o rio e as paredes, e a trilha se espremendo mais ainda, entre o rio, as paredes e a vegetação. Finalmente, o gran finale: as paredes do canyon se fecham formando um belo lago de águas verde-transpantes sobre o qual despenca uma cachoeira, la´de cima. Cenário perfeito! Ou quase... Nessa época do ano, a luz do sol mal chega a iluminar o lago diretamente. A água é fria, mas nada que assuste quem acaba de passar uma temporada nas cachoeiras da Mantiqueira.

Poço no rio da Cachoeira Solitária na região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

A gente seguiu direto para essa obra-prima, mas na volta tiramos um tempinho para nos divertir nos poços também. Especialmente naqueles onde chegava a luz do sol. Depois, descemos o rio até a cachoeira das Águas Claras. Mais um nome meio comercial, mas o original era melhor: cachoeira do Urubu (não agradava aos marketeiros do local). Tinha esse nome porque serve de moradia para enormes urubus-rei. Nossa, que pássaro lindo! Nada a ver com aquelas "galinhas" pretas desengonçadas que a gente vê em algumas praias. São quase todo brancos, olhar majestoso e um início de vôo que se pode ouvir de longe. Não é à tôa que tem esse nome majestoso.

Cachoeira dos Alpinistas no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Da ex-cachoeira do Urubu voltamos para onde estava a Fiona. Já era hora de voltarmos para o nosso almoço tardio. Mas, pensando bem, ele poderia esperar mais um pouco... Seguimos para a cachoeira do Alpinista, dentro de outro canyon. Outra caminhada maravilhosa. Este canyon era ainda mais "canyon" que o anterior, se é que me entendem. Tanto que, em muitos trechos a trilha desaparece já que não há espaço e seguimos pelas pedras mesmo. Há sinais avisando que, em caso de chuva, deve-se sair de lá o mais rápido possível, antes que o rio suba e nos leve, ele mesmo, para fora do canyon. Bom, não foi o caso. Como também não era o caso de sol, neste final de tarde. Dada a beleza da cachoeira, haver sol ou não era irrelevante. Nadamos felizes e solitários na cachoeira do alpinista, ao contrário do Salto Solitário, em que tivemos platéia.

Com a alma devidamente alimentada, fomos cuidar do estômago. Nosso almoço tardio foi às 17:30, no restaurante do Zé Gurita. Comida caseira deliciosa. Plenamente satisfeitos, chegamos bem tarde em Delfinópolis, após nova sessão de poeira, mas em tempo de encomendar da Mariângela novo mapa para a aventura de amanhã: Casca D'Anta, via Caminho do Céu, São Roque, Nascente do São Francisco e São João Batista, aonde pretendemos dormir. A partida será bem cedo, pois o caminho é longo. A Mariângela prometeu não só o mapa mas também o café da manhã reforçado para as 06:30. Isso é que é serviço VIP!

Vista da parte de cima da Cachoeira Águas Claras em Delfinópolis - MG

Brasil, Minas Gerais, Delfinópolis (P.N. Serra da Canastra),

Post anterior Chegando na 'Casinha Branca' no alto da serra, em Delfinópolis - MG

Dia Intenso

Post seguinte Admirando o Caminho do Céu, próximo à Delfinópolis na região da Serra da Canastra - MG