0 Para Baixo e Para Cima - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Para Baixo e Para Cima - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Para Baixo e Para Cima

Porto Rico, Ponce

Cueva Clara, no parque Cuevas Del Rio Camuy, em Porto Rico

Cueva Clara, no parque Cuevas Del Rio Camuy, em Porto Rico


Tivemos de fazer força para acordar cedo hoje, no nosso quarto sem janelas, em Ponce. O Fox Delicia está mudando de donos, numa fase meio decadente. Éramos os únicos hóspedes nesse grande, tradicional e otimamente localizado hotel. A ausência de janelas nos economizou cerca de 40 dólares! Estamos acostumados a acordar com a claridade do dia, mas hoje estava escuro como breu. Bom, acordamos na marra mesmo e fomos passear e tirar fotos dessa cidade histórica, bem agradável.

Museu dos bombeiros, na praça  central de Ponce - Porto Rico

Museu dos bombeiros, na praça central de Ponce - Porto Rico


Passeamos pela praça, pelo calçadão, vimos lojas, compramos CDs, tomamos café num lugar tradicional. Enfim, interagimos com a cidade e com suas pessoas. Foi bem legal e meio diferente do que temos feito até agora. Ainda não temos estado em cidades maiores, que oferecem esse tipo de turismo e experiência. Acho que, desde o início da viagem, apenas San Juan e um pouco menos em Nassau e Miami (qual a praça central de Miami?). É um turismo gostoso, interessante, ficar vendo as pessoas vivendo suas vidas normais em atividades cotidianas, completamente independentes do turismo. Fica mais real!

Depois, partimos em direção ao norte, para cruzar novamente as montanhas do interior da ilha. É um sobe e desce danado, estradas minúsculas, onde passam um carro e meio. Assim, não é fácil cruzar com automóveis em direção contrária. Ultrapassar, então, impensável. Nas curvas, mão na buzina e reza forte para não vir um caminhão do lado de lá. Falando em curvas, é uma trás da outra e a Ana penando com sua facilidade de enjoar. Mas as estradas são bonitas, uma quantidade e intensidade de verde impressionante. Vegetação viçosa! Muitos rios e vales. Temos de ir bem devagar e com paciência. Desde que não haja pressa, vale a pena!

Típica estrada cortando o interior montanhoso de Porto Rico

Típica estrada cortando o interior montanhoso de Porto Rico


O objetivo eram as "Cuevas del Rio Camuy". Este rio é o 3o mais longo rio subterrâneo do mundo. Ao longo de milhões de anos, foi esculpindo lindas cavernas ao longo do seu percurso. No mais bonito deles, foi criado um parque nacional, com toda a estrutura turística possível. Nós, os turistas, assistimos a um filminho sobre segurança antes do tour e depois seguimos de trenzinho lá para baixo, em uma trilha asfaltada. Lá embaixo, num grupo de 20 pessoas, seguimos a simpática guia que vai nos dando explanações interessantes das cavernas, suas estruturas e os processos que os formam. Dentro da caverna, seguimos por um caminho de cimento. A caverna é artisticamente iluminada por dentro, fazendo com que fique mais bonita. Sentimo-nos como ovelhas num rebanho, completamente passivas. O problema é que não sentimos nenhum tipo de identidade com as outras ovelhas, gente que dificilmente cruzaríamos nos outros lugares que vamos. Mas, enfim, é o jeito de visitar essa maravilha da natureza, salões enormes, uma verdadeira catedral subterrânea. E, organizando as visistas dessa maneira, muito mais pessoas podem conhecer esse lugar ao mesmo tempo em que esse tesouro é preservado. Perde-se de um lado mas ganha-se do outro...

Cueva Clara, no parque Cuevas Del Rio Camuy, em Porto Rico

Cueva Clara, no parque Cuevas Del Rio Camuy, em Porto Rico


De lá, através de mais estradinhas rurais (e dá-lhe GPS!), seguimos para o observatório de Arecibo, onde está o maior rádio telescópio do mundo, encravado em plenas montanhas portorriquenhas, aproveitando a sua proximidade do equador e uma formação onde o tal aparelho já encaixaria naturalmente. Lá, numa exposição, aprendemos o tanto de coisas que um radio telescópio pode estudar, muito além do possível contato com ETs. Além do visual surreal, um verdadeiro banho de conhecimento. Tirando o videozinho que tivemos de assistir, bem chatinho, foi muito legal.

Rádio telescópio de Arecibo, em Porto Rico. O maior do mundo.

Rádio telescópio de Arecibo, em Porto Rico. O maior do mundo.


Depois de Arecibo, descemos as montanhas na parte norte e rumamos para o extremo nordeste da ilha, am uma grande auto-estrada. Cruzamos San Juan e periferia e chegamos em Fajardo, que vamos usar como base nos próximos dias. Por aqui, vamos em El Yunque, o principal parque nacional do país e em Vieques, uma ilha afastada onde está a praia considerada mais bonita de Porto Rico. E ainda tem o passeio por uma baía cheia de plânctons bio-luminescentes. Promete!

A lua está cheia e esplendorosa por aqui. E nós, olhando e andando de cima para baixo, em Ponce e em Porto Rico, das praias para as montanhas, das cavernas para os céus.

Porto Rico, Ponce, trilha, Rio Camuy, Arecibo, Caverna

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Visão do Farol em Cabo Rojo - Porto Rico

Um Mês!

Post seguinte Vista do parque El Yunque, em Porto Rico

Show de la Naturaleza

Blog da Ana Praça Delícia, em Ponce - Porto Rico

De Ponce a Fajardo

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 02/05/2010 | 21:51 por Dani

    Ei! Eu vi uma cena do 007 nesse negócio! Ele rolava de um lado para o outro com um inimigo... ou será que não?

    Pelo menos o cenário era beeem parecido! rs

    Beijoooo

  • 01/05/2010 | 00:20 por lalau

    linda a foto da vista do farol, no post de ontem!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet