0 O Mais Zen dos Animais - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Mais Zen dos Animais - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Mais Zen dos Animais

Brasil, Pernambuco, Itamaracá, Paraíba, Jacumã (Tambaba)

Peixe_Boi submerso em seu tanque, na ilha de Itamaracá - PE

Nosso primeiro passeio em Itamaracá hoje foi uma visita ao Projeto Peixe-Boi, ao lado do forte de Orange. A atração principal é, claro, esse simpático mamífero aquático, mas há também material sobre alguns "primos" do peixe-boi, como baleias, golfinhos, lontras e focas.

Ossadas de golfinhos no Projeto Peixe-Boi, na ilha de Itamaracá - PE

Mas o que nos interessava mesmo, pelo menos ali, eram os peixes-boi. Havia vários deles em tanques. É sempre meio deprimente ver bichos grandes demais para tanques, gaiolas ou jaulas pequenas demais. Mas, para nosso "orgulho nacionalista", os tanques daqui pelo menos são maiores que os tanques dos primos americanos do peixe-boi, os manatees, que vimos no aquário de Miami, no início dos 100dias.

Tanque com dupla de Peixes-Boi, na ilha de Itamaracá - PE

Falando em manatees, depois do filminho que vimos ficamos sabendo muito mais sobre peixes-boi. Há três espécies: o marinho africano, o marinho americano e o amazônico. O marinho americano vive da costa brasileira à costa americana, onde são conhecidos por manatees. Mas os marinhos também só bebem água doce e por isso, apesar de viverem no mar, estão sempre perto dos estuários. Todos eles são herbívoros e gentis. O único predador é o homem (prá variar...). O problema é que ele não tem medo do seu predador, o que facilita muito a sua caça.

Visitando o Projeto Peixe-Boi, na ilha de Itamaracá - PE

Essa ausência total de medo, seus hábitos herbívoros, seu ritmo preguiçoso de comer, dormir, comer e aquela cara bonachona fazem do peixe-boi o animal mais zen da natureza. Perto dele, coalas e bichos-preguiça são "amedrontadores"!

As muralhas da enorme Fortaleza de Orange, na ilha de Itamaracá - PE

De lá fomos visitar o Forte Orange, um enorme forte português que foi construído sobre outro, holandês, naquela época em que ambos brigavam por essas terras, em meados do séc XVII. É o maior forte que já vi no Brasil, mas infelizmente ele está fechado para visitas já há alguns meses. Parece que estão fazendo pesquisas arqueológicas lá dentro.

Observando os canhões do Forte de Orange, na ilha de Itamaracá - PE

Ainda deu tempo de dar uma caminhada, mesmo com o tempo chuvoso, pela praia meio farofa do sul da ilha. Maré baixa, bancos de areia e lagoas se misturavam, compondo um bonito cenário, apesar do céu cinzento.

Passeando nas praias de Itamaracá - PE durante a maré baixa

Voltamos para o hotel, empacotamos nossas coisas e ainda demos uma banda no norte da ilha. O sol apareceu, a água do mar ficou verde, a areia ficou branca e tudo ficou mais bonito. Mas já estávamos de partida. Próxima parada: Paraíba.

Céu azul, areias brancas e mar esverdeado na ilha de Itamaracá - PE

Aliás, engraçado isso. Por duas vezes, hoje, falei para alguém: "Estamos indo para a Paraíba". Pelo costume, isso soa algo especial nos meus ouvidos. Avião, aeroporto, férias... É, não aqui. Preciso me acostumar que a Paraíba é logo ali, meia hora de carro.

E assim foi. Meia hora depois estava na Paraíba. E mais meia hora chegava à Jacumã, litoral sul do estado. É aqui que vamos ficar por dois dias, ao lado de praias lindas como a do Coqueirinho e a famosa Tambaba, de nudismo (ou "naturismo", como eles preferem).

Mirante da praia de Tambaba, em Jacumã, distrito de Conde - PB

Instalados na simpática Pousada dos Mundos que fica ao lado de um rio na praia de Tabatinga, eu e Ana ainda tivemos tempo, com o dia virando noite, de tomar um banho de mar, seguido de um mergulho no rio, complementado por um banho de piscina e finalizado por um banho de chuveiro. Se cada um deles, por si só, já foi uma delícia, imagina tudo encadeado... E como a Ana bem lembrou, foi nosso primeiro banho de mar do ano. Foi como passar o reveillon de novo! Até pedidos para Iemanjá fizemos.

A pedra furada, vista do mirante de Tambaba em Jacumã, distrito de Conde - PB

Para amanhã, temos de escolher dois de três: passeio de caiaque pelo rio, caminhada pela praia até Coqueirinhos e andar pelados em Tambaba. Ó, dúvida cruel!