0 O Aquário e a Pizza - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Aquário e a Pizza

Estados Unidos, Georgia, Atlanta

Tubarão nada junto com Tubarão-Baleia no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Enquanto viajávamos para Atlanta ontem, a Ana veio lendo as informações sobre a cidade. Com uma zona metropolitana com mais de 5 milhões de habitantes, Atlanta é a cidade que mais cresce no sul dos estados Unidos. Eu, na minha infinita ignorância, não fazia a menor ideia desse tamanho todo. Mas deu para perceber bem, ao se aproximar da cidade, as enormes freeways ficando mais largas, com cinco, seis, até oito pistas!. A costumeira eficiência rodoviária americana nos leva praticamente até o centro da cidade, usando apenas autopistas. Quando a gente vê, já está lá dentro! E foi bem no centro que nos instalamos, prontos para hoje, a pé, chegarmos às principais atrações.

Prédio da CNN em Atlanta, na Georgia - EUA

A moderna skyline de Atlanta, na Georgia - EUA

Meus conhecimentos prévios de Atlanta se resumiam a saber que lá estavam as sedes de duas das mais conhecidas empresas do mundo: a Coca-Cola e a CNN; ao fato dela ter sido a sede dos Jogos Olímpicos de 1996, e à cena antológica do incêndio da cidade, retratado no filme “E o Vento Levou...”, Aliás, passando aqui pelo sul americano, estou com uma vontade louca de ver esse filme de novo!

Visita ao incrível Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Belíssimas águas-vivas no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Agora, há poucos dias atrás, aprendi também que Atlanta possui o mais incrível aquário do mundo. Um dos poucos a ter tubarões-baleia! Claro, virou nosso foco principal na rápida passagem pela cidade. Assim, hoje cedo, fomos caminhando através do belo parque olímpico, cheio de homenagens aos atletas de 96, até o aquário. No caminho, tivemos a chance de ver e fotografar as sedes da CN e da Coca-Cola, um pouco mais ao longe. Visitá-las faz parte do circuito turístico da cidade, mas como disse, nossa prioridade era outra.

Uma majestosa arraia-manta no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Túnel sob um dos aquários no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Do lado de fora, confesso ter achado o aquário meio pequeno, mas minha decepção não iria durar muito. Compramos um bilhete especial, que dá direito também a ver as enormes piscinas-aquários onde estão os maiores animais pelo lado de cima, uma perspectiva que o bilhete simples não proporciona.

Imnpressionado com o Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

O gigantesco Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Entramos e, logo na primeira exposição, a de peixes de corais, nosso queixo já caiu. Enormes tanques de água todo envidraçados nos proporcionam uma vista incrível dos peixes. Os ambientes dos aquários também é muito bem feito, cheio de cores vivas e “fotogênicas”. Os peixes nadam por um labirinto de corais, algas e pedras, sempre muitas espécies dentro de um mesmo tanque. Se eu fosse um peixe, era ali que eu gostaria de morar, com certeza!

Observando tubarões no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Dessa exposição seguimos para a seguinte, justo a que tínhamos mais curiosidade: o tanque dos peixes oceânicos. Não era apenas um, mas quatro tubarões-baleia! Os maiores, com mais de oito metros de comprimento!. E não eram só eles que nadavam ali. Há várias arraias-manta, diversos tubarões de outras espécies e peixes enormes, com mais de 200 quilos. A água é cristalina, as janelas envidraçadas gigantes e as oportunidades de observação, fantásticas! Parece um filme em 3D!

Saguão do Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

tubarão-Baleia visto do alto do Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Em um ponto, passamos por um túnel de vidro por dentro do aquário, os tubarões e arraias nadando ao nosso lado e sobre nossas cabeças. É realmente incrível! Não há visitante que não se emocione.

O Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA tem uma variada coleção de sapos coloridos

Dali seguimos para o nosso tour pelo alto dos tanques. Engraçado que, de cima, os aquários parecem menores. Mas ver um tubarão-baleia nadar daquela perspectiva também foi emocionante. A gente tem de se segurar para, simplesmente, não pular dentro d’água e nadar com esses gigantes gentis. Na verdade, até se pode fazer isso, com snorkel ou com equipamento de mergulho. Só que os preços são extorsivos, infelizmente. Para fazer um mergulho, são 250 dólares. Para se ter uma ideia, normalmente, no mar, pagamos 90 dólares por dois mergulhos. Nossa... mas deu uma coceira... nadar ali com todos aqueles bichos enormes naquela água transparente. Seria um sonho! Mas achamos o sonho muito caro e resistimos...

Carangueijos gigantescos no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Golfinho no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Depois desse tour, continuamos a passear pelo aquário. A exposição sobre sapos nos surpreendeu. Dezenas de tipos, desde os maiores até os menores e coloridos. Tem de toda as cores, e são cores vivas. Azul, amarelo, verde, roxo, malhados. Normalmente, quanto mais colorido, mais venenoso. Mas ali, do outro lado do vidro, eram inofensivos. E muito, mas muito mesmo, fotogênicos!

Baleia Beluga grávida no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

A próxima sessão, os bichos do frio. Caranguejos com mais de um metros de largura, vindos diretamente do Alaska. Um fantástico e desconhecido (para mim!) “Dragon Fish”, uma espécie de cavalo-marinho, só que maior e mais gracioso. Pinguins que andam desajeitadamente, mas nadam com uma perfeição impressionante. E uma baleia Beluga, grávida! Suas companheiras estavam na parte de trás do tanque, escondidas. Mas ela, mãe orgulhosa, para alegria dos visitantes, nadava para lá e para cá no seu enorme aquário, dando voltas e fazendo graça para nós. Parecia se divertir tanto como a gente, indo e voltando e olhando nos nosso olhos. Impossível não perceber a inteligência desse animal que nos observava feliz.

O magnífico Dragon Fish no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

As surpresas não acabaram por aí, não! Na sessão de peixes de rio, entre tantos conhecidos amazônicos, lá estão dois jacarés albinos, raríssimos. Pois é, um jacaré branco! Nem sabia que isso existia. Mas existe sim, vimos e fotografamos!

Observando pinguins no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Pinguim nada graciosamente no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Por fim, fomos ver o tradicional show de golfinhos. Aqui, é uma mistura de Broadway com Las Vegas, onde os golfinhos são só parte do espetáculo, que é um verdadeiro teatro musicado, cheio de luzes, cores e dramas. Para falar a verdade, não gostamos não, exceto dos maravilhosos golfinhos. Como eles estão num tanque envidraçado, podemos observá-los não apenas quando estão dando suas piruetas fora d’água, mas também abaixo dela, quando nadam rapidamente para ganhar velocidade para saltar. Maravilhosos!

Um raríssimo crocodilo albino no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Foi tão legal essa visita que perdemos noção do tempo. Ao final, até perdemos o horário do filme 3D. Mas também, depois de ver tantos peixes ao vivo e à cores, o cinema #D nem fez falta. Passamos mais uma vez pela exposição dos gigantes do alto mar e, em estado de estase, fomos embora.

Um enorme Lion Fish no Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Coleção de Lion Fish do Aquário de Atlanta, na Georgia - EUA

Nossa ideia era ter saído mais cedo da cidade. Mas agora, já meio da tarde, a fome era grande. A nossa amiga por internet, a Cláudia, do site Aprendiz de Viajante, tinha nos indicado uma excelente pizzaria na cidade. Não apenas pelo sabor, mas também pelo ambiente. Botamos o endereço no GPS e para lá fomos. Que ótima indicação!

Cozinha aberta da Pizzaria Antica, em Atlanta, na Georgia - EUA

Pizza saindo do forno na Pizzaria Antica, em Atlanta, na Georgia - EUA

A Antica faz pizzas da forma antiga, napolitana mesmo. Os clientes dividem as mesmas mesas de madeira, no mesmo ambiente em que pizzaiolos preparam suas peças de arte. A gente se esbaldou numa belíssima e saborosa pizza tradicional e, de pança cheia, estávamos prontos para seguir até a capital mundial da musica country: Nashville.

Pronto para devorar uma pizza na Pizzaria Antica, em Atlanta, na Georgia - EUA

Estados Unidos, Georgia, Atlanta, aquário

Post anterior Pausa para leitura em Savannah, na Georgia - EUA

Passando por Savannah

Post seguinte A fantástica Ruby Falls, na Georgia - EUA

Uma surpresa no caminho

Blog da Ana Visitando Ruby Falls, na Georgia - EUA. Uma cachoeira dentro de uma caverna!