0 Nosso Roteiro, o Hoover Dam e a Volta à Flagstaff - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Nosso Roteiro, o Hoover Dam e a Volta à Flagstaff - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Nosso Roteiro, o Hoover Dam e a Volta à Flagstaff

Estados Unidos, Nevada, Hoover Dam, Arizona, Flagstaff, Seligman

Aproveitamos nossas manhãs livres em Las Vegas para organizar e operacionalizar nosso roteiro para os próximos meses. Serão dias corridos e intensos, cruzando todo o país de oeste à leste e depois, de sul à norte. No meio disso tudo, duas escapadas dos Estados Unidos. Primeiro, para a longínqua Groelândia, talvez a mais remota região do continente (e do mundo?), e depois para o Caribe, para percorrer todas as ilhas do lado leste do arquipélago, desde Antígua até Granada, passando por nove países no total. Por fim, por boa parte do mês de Julho, teremos a companhia da minha sobrinha e afilhada que vai explorar conosco o nordeste americano e, quem sabe, leste do Canadá.

O famoso Hoover Dam, em Nevada, nos Estados Unidos

Difícil encaixar isso tudo em datas e passagens, muita pesquisa de rotas e de preços. Compradas as passagens, passamos a ter os prazos para chegar às cidades de onde saem os voos e, com isso, ficou mais fácil definir o roteiro aqui em terras americanas. Enquanto eu decidi a data das passagens e as comprei, a Ana se encarregou de montar nossos roteiros daqui até Orlando e de lá até Nova Iorque. Enfim, nosso futuro parece mais claro, agora.

Cruzando os EUA, de Las Vegas à Orlando

Chega de blá blá blá e vamos à programação! De Las Vegas para Flagstaff, no Arizona, com parada num dos símbolos máximos do país, o famoso Hoover Dam. De lá para Santa Fé, no Novo México, uma das mais antigas cidades do país, fundada por espanhóis e com forte influência indígena. No caminho entre as duas, paradas na Cratera do Meteoro e no Parque Nacional da Floresta Petrificada. São duas escalas que prometem!

Ponte atravessa desfiladeiro e liga os estados de Nevada e Arizona, bem em frente ao Hoover Dam, nos Estados Unidos

De Santa Fé, uma longa viagem até Memphis, já no Tenessee. É a cidade do Blues e do Elvis Presley. Para chegar até lá, certamente teremos de parar no caminho, algum lugar entre Amarillo, no Texas e a fronteira entre Oklahoma e Arkansas. De Memphis, guinada para o sul em direção à New Orleans, já no Golfo do México. Antes de chegar lá, paradinha no Alabama (ou “Alabamba”, como gosta de dizer minha querida esposa), na cidade de Tuscaloosa, onde vive um amigo meu de longa data. Da capital do jazz e da Louisiana, seguimos para o norte da Flórida, para fazer mergulhos em cavernas (finalmente!!!). E de lá para Orlando, para conhecer algum dos famosos parques de diversão e, em seguida, embarcar para a Groelândia, via Islândia, no dia 25.

Vai ser corrido e interessante! Bem variado, do jeito que gostamos, do deserto do Arizona até as geleiras da Groelândia, passando pela festa de New Orleans, visitando crateras, subindo montanhas e mergulhando em cavernas. Bem ao estilo Mildias, hehehe! E ainda esqueci de dizer que, em boa parte desse caminho, vamos percorrer a mais famosa estrada americana, a mitológica Rota 66!

Rio Colorado represado no Hoover Dam, fronteira de Nevada com Arizona, nos Estados Unidos

E começamos esse intenso roteiro hoje, deixando Las Vegas para trás e dirigindo até o Hoover Dam, na fronteira entre Nevada e Arizona. Essa obra foi e é uma das maravilhas da engenharia moderna, uma grande represa para “domar” as nervosas águas do rio Colorado (o mesmo do Grand Canyon) e produzir energia para todo o oeste americano, sendo a principal fonte para iluminar a cidade de Las Vagas, a mais “acesa” do mundo.

Visita ao famoso Hoover Dam, fronteira de Nevada com Arizona, nos Estados Unidos

Chegamos lá com chuva, mas o tempo melhorou um pouco depois. Assim, pudemos caminhar sobre a barragem, as águas da represa de um lado e um enorme precipício de concreto do outro, cenário de incontáveis filmes de Hollywood. Em plena depressão americana nos anos 30, Roosevelt mobilizou dezenas de milhares de pessoas para construir essa obra, uma barragem num canyon estreito, lugar ideal para se construir uma hidroelétrica aproveitando o enorme desnível natural que já existia. Só não sei como eles fizeram para desviar o rio enquanto construíam a enorme parede de concreto...

Hoje, além de produzir energia e criar um lago que fornece irrigação e diversão para milhares de pessoas, o Hoover Dam também atrai centenas de milhares de turistas anualmente. Além da barragem, para a qual existe um tour por suas instalações que não fizemos, também se pode caminhar pela belíssima ponte que cruza o desfiladeiro bem em frente ao dique, ligando os estados de Nevada e Arizona. Dali do alto se tem uma vista espetacular do canyon, da barragem e de todo o complexo do Hoover Dam.

Na ponte em frente ao Hoover Dam, sobre a fronteira dos estados de Nevada e Arizona, nos Estados Unidos

Daí seguimos viagem, já no estado do Arizona e ao longo da Rota 66. Vou falar dessa estrada em outro post, mas basicamente ela foi superposta, em boa parte do seu percurso, pela autoestrada I-40. Seguem praticamente em paralelo, do Arizona ao Oklahoma. A gente segue em alta velocidade pela I-40 e, de tempos em tempos, dá uma entradinha na Rota 66, especialmente na hora em que nos aproximamos de cidades históricas. Mas, como disse, fica para outro post...

Viajamos até Flagstaff, já em pleno Arizona. Eu tinha uma deliciosa lembrança dessa cidade e por isso escolhemos ficar por lá. Em 1993, ainda em tempos de estudante, passei alguns meses nos EUA. O final da minha temporada por lá foi coroada com uma viagem de carro de costa à costa (ou quase!), de Nova Iorque até Phoenix, no Arizona.

Entrando no estado do Arizona, depois de visitar o Hoover Dam, nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos tem um esquema bem interessante para quem gosta de viajar de carro, mas não tem dinheiro para alugar um, como era meu caso na época, ou que não trouxe seu carro do Brasil, como é nosso caso agora. Existem empresas que intermediam o contato entre pessoas que estão de mudança, de uma cidade à outra, e que não querem dirigir o carro ou pagar um caminhão para levá-lo e pessoas que se dispõem a levar o carro, dirigindo. Eu fui até uma dessas empresas e, entre muitas viagens possíveis, descobri essa de uma família se mudando de New Jersey para o Arizona. Bingo! Para quem dirige carro com marcha, então, é uma beleza! Americano só gosta de carro automático, então para carros não automáticos, quase não há concorrência entre motoristas.

Fiona nos leva através da famosa Rota 66 (em Seligman - Arizona, nos EUA)

A desvantagem desse esquema é que temos um tempo limite para fazer a viagem. Eu tive uns 10 dias, se não me falha a memória. A vantagem é que o combustível é pago para nós, se não exagerarmos na quilometragem. Assim, não pagamos nem aluguel nem gasolina. Comida e hospedagem é por nossa conta. Aliás, se estivermos levando um carro grande, nem hospedagem precisamos pagar. Foi o que fiz na Austrália, muitos anos depois, levando um carro de Perth até Sydney. Mas, enfim, aqui nessa travessia nos EUA, vim fazendo um ziguezague pelo país, passando no máximo de lugares possíveis, sempre no maior apuro. Já no finalzinho, consegui chegar numa manhã no Grand Canyon. Não pensei duas vezes e fiz um bate e volta até lá embaixo, para botar a mão no rio. Foi uma belíssima caminhada, mas muito cansativa. Cheguei exausto no carro e ainda segui viagem, pois meu prazo estava terminando. Consegui chegar até Flagstaff, já no escuro, e fiquei num hotelzinho bem simpático, sem ter a menor ideia da paisagem que me cercava.

O Humphrey Peak, em Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos

Na manhã seguinte, a surpresa! Ao olhar pela janela, vi aquelas maravilhosas montanhas nevadas ao meu lado. Foi como um sonho, dormir num deserto e acordar no meio da neve! Emocionante mesmo! Pois é, voltando aos dias de hoje, assim que chegamos à Flagstaff, procurei desesperadamente esse mesmo hotel. Mas não achamos! Só lembrava que era fora da cidade, mas não sabia por qual saída. Assim, acabamos ficando num desses “chain hotels” mesmo, pois a fome e o sono batiam, e deixamos as explorações para amanhã. Quem sabe, o tal hotel não existiu apenas no meu sonho mesmo?

Estados Unidos, Nevada, Hoover Dam, Arizona, Flagstaff, Seligman, Rota 66

Post anterior A famosa rua Fremont, em Las Vegas - Nevada, nos Estados Unidos

Vegas

Post seguinte Muita neve na trilha que sobe o Humphrey Peak, em Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos

Flagstaff e Sedona

Blog da Ana A imponente barragem do Hoover Dam, fronteira de Nevada com Arizona, nos Estados Unidos