0 No Saco do Mamanguá - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Saco do Mamanguá - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

No Saco do Mamanguá

Brasil, Rio De Janeiro, Angra dos Reis

Cachoeira e poço no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Cachoeira e poço no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ


Acordamos hoje cedinho com uma bela surpresa: chuva! O tempo, que nos ajudou tanto desde o início dos 1000dias, anda complicando nossa vida nesses últimos dias. Mas não desanimamos. Liguei para o Reinaldo, em Parati Mirim e ele confirmou que chovia por lá mas, mais importante, não ventava! Assim, com chuva e tudo, fomos para lá encontrá-lo e, de barco, rumamos para o Saco do Mamanguá.

Dia nublado no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Dia nublado no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ


Essa espécie de "fiorde tropical" é uma longa baía que invade o continente bem ao lado de Parati Mirim. Com um pouco menos um quilômetro de largura e quase oito de comprimento, as encostas e pequenas praias do Mamanguá estão ocupadas por pequenas comunidades caiçaras e grandes mansões de felizardos milionários, que chegam em seus barcos ou helicópteros.

Entrando no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ, com o Reinaldo

Entrando no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ, com o Reinaldo


Mesmo com o tempo nublado misturado com um pouco de chuva, as águas do mar ali são de um verde incrível, de difícil descrição. As águas calmas facilitaram o movimento do nosso barco e logo estávamos no fundo do fiorde entrando na parte de mangue do Mamanguá. Nosso objetivo era percorrer um de seus canais e chegar até a uma cachoeira e também a uma aldeia de índios. A cachoeira foi jóia, água bem refrescante. A aldeia é meio caída, infelizmente.

Cachoeira e poço no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Cachoeira e poço no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ


De volta à Parati Mirim conhecemos o Jorge, um argentino que viajou por toda a América do Sul com seu carro, transformado em casa. Apaixonado pelo Brasil e pela região de Parati, já faz um bom tempo que está por aqui. Ele adorou o nosso projeto e tivemos uma conversa muito gostosa.

Com o Jorge e sua 'casa', que viajaram por toda a América do Sul, em Parati Mirim - RJ

Com o Jorge e sua "casa", que viajaram por toda a América do Sul, em Parati Mirim - RJ


A conversa terminou porque tínhamos de voltar à Parati para pegar nosso barco para o Pouso da Cajaíba. Mas, quando chegamos no porto, descobrimos que o barco só iria amanhã cedo. Depois de confabular um pouco, pesar as condições de tempo e nossa programação nos 1000dias, resolvemos deixar a Cajaíba para depois dos 1000dias e seguir em frente, para o próximo destino, a Ilha Grande.

A nossa usina nuclear, em Angra do Reis - RJ

A nossa usina nuclear, em Angra do Reis - RJ


Então, viemos para Angra dos Reis. No caminho, a visão meio surreal das nossas usinas nucleares. Após passear pelo maravilhoso Saco do Mamanguá, Angra 1 e 2 parecem mais esquisitas ainda, fora do lugar e do tempo. Até hoje acho inacreditável tê-las construído ali, no meio do pedaço de litoral que muitos consideram o mais bonito do Brasil. Vai entender...

Cachoeira e poço no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Cachoeira e poço no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ


Bom, amanhã cedinho, Ilha Grande. Com barco que tem hora marcada para sair, independente de São Pedro ou do bom humor de algum pescador.

Uma das muitas casonas no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Uma das muitas casonas no Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Angra dos Reis, Parati Mirim, Saco do Mamanguá

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Igreja de Parati Mirim - RJ

Ao Sabor do Vento

Post seguinte No catmaran de Angra dos Reis para Ilha Grande - RJ

Chegando e Correndo na Ilha Grande

Blog da Ana Percorrendo o Saco do Mamanguá, região de Parati - RJ

Mamanguá, o fiorde brasileiro

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 25/02/2012 | 13:17 por Bruno Antonio

    Existe cachoeira no saco do mamanguá??

    Resposta:
    Oi Bruno

    Existe sim! Fica num dos rios no fundo do Saco do mamanguá, água fresquinha, banho delicioso. Não é uma queda alta, quase uma corredeira, mas vale muito a pena ir conhecer.

    Abs

  • 17/09/2010 | 19:27 por Janaina Pasternack

    Oi Rodrigo qto tempo estava c saudades de deixar recados hà deixei um recado no post"guaruja e santos"se vc puder ler,então essa àgua tà com cara de muitooooooooo gelada só vc e a Ana msm pra enfrentar td isso por isso eu sempre digo DEUS coloca as pessoas certas p td!bjoo atè mais

    Resposta:
    Oi Janaina
    Já respondi seu outro comentário!
    A água da foto nem estava tão gelada não. Depois das cachoeiras da Serra da Mantiqueira, isso aqui é fichinha! hehehe
    Abs e continue escrevendo!

  • 17/09/2010 | 15:12 por Ana

    Ontem tive uma palestra com o seu primo Haroldo, foi muito bacana ouvir suas histórias de escalada e depois fazer um paralelo com a nossa realidade. Hoje por curiosidade resolvi entrar no blog e para minha surpresa vcs estão indo para um lugar que eu ammmmoooooo e que com certeza será muito legal reviver através de vcs. Aguardarei ansiosa novas postagens. rs
    abraços,
    Ana

    Resposta:
    Palestra do Haroldo? Que chique! Estive com ele no Aconcágua e foi uma experiência e tanto...
    Esse nosso primeiro dia na Ilha Grande foi maravilhoso! Espero que continue assim...
    Abs

  • 17/09/2010 | 14:28 por Fabiana

    Olá Rodrigo e Ana,

    Impressionante como o fato de ler os seus relatos me faz pensar que já nos conhecemos de longa data.
    Pena que não conseguiram ir ao Pouso, já passei algumas viradas de ano por lá, e é bem bonito. Na verdade, ficava na Praia Grande, que também faz parte da enseada, e fica a 1 hora do Pouso numa caminhada bem tranquila. O bom de lá é que pertinho tem uma cachoeira linda e um poção gostoso pra tomar banho. Vale a pena conhecer depois.
    Agora vou puxar a sardinha pro meu lado (rs). Quando chegarem à Ilha Grande, visitem a sede do Parque Estadual no Abraao. Lá vocês poderão receber dicas de passeios e lugares pra visitar, o chefe do Parque chama-se Izar e é muito gente boa. Eu trabalho no INEA, que é o órgão ambiental do RJ, por isso, qualquer informação que precisem sobre as unidades de conservação do RJ, podem me pedir.
    Nossa, escrevi demais!
    Abraços,
    Fabiana

    Resposta:
    Oi Fabiana
    Pois é, estávamos loucos para ir ao Pouso da Cajaíba. Já tínhamos programado uma camihada à Praia Grande e a esta cachoeira de que ouvimos falar muito bem e também à Praia de Martim de Sá. Tentamos dois dias seguidos mas os barcos de pescadores furaram. Fretar um seria muito caro, só para nós dois. Já não podíamos mais esperar e foi com dor no coração que deixamos a região sem ter ido lá. Fica para depois...
    Mas, não podemos reclamar, pois viemos para Ilha Grande e tivemos um dia maravilhoso por aqui, hoje.
    Vou dar uma bisbilhotada no site do INEA! Obrigado pela dica!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet