0 No Alto da Fumaça - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Alto da Fumaça - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Alto da Fumaça

Brasil, Bahia, Lençóis (P.N. Chapada Diamantina)

Local onde o rio cai para formar os 380 metros da Cachoeira da Fumaça, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Deve haver poucos lugares tão especiais no Brasil para se dormir e acordar como na parte alta da Cachoeira da Fumaça. E foi justamente lá que eu e a Ana acordamos hoje. O dia fica claro por aqui antes das seis da manhã e meia hora mais tarde, preguiçosamente, começamos a sair de nossos sleepings, abrigados sob um teto de pedra e com vista para um vale 400 metros abaixo de nós.

Bem no ponto onde a água despenca quase 400 metros até o vale abaixo, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Fomos nos espreguiçar na beira do penhasco, respirando a ar puro da manhã e vendo a água cair, cair e levantar de novo, tornando-se uma espécie de chuva fina ao invés de chegar no lago lá embaixo. Cenário mais inspirador, impossível.

No nosso local de acampamento, ao lado da queda da Fumaça, próxima à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Ficamos conversando com o Marcos, de Feira de Santana, até que ele partiu para mais um dia de caminhadas por essa terra que ele aprendeu a amar. Nós voltamos para nossa "varanda" para tomar nosso café da manhã. Pão com queijo (mesmo cardápio das últimas duas refeições) acompanhado de um delicioso vinho, sobra da noite anterior. Vinho no café da manhã? Garanto que, naquele cenário, fez todo o sentido!

Observando a queda da Cachoeira da Fumaça, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Depois disso, longa e merecida sessão de fotos, tentando captar para o site e para quem nos acompanha um pouco da beleza daquele lugar. Tarefa difícil, mas acho que conseguimos.

A Cachoeira da Fumaça, próxima à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Antes de partir, um banho delicioso naquelas águas prontas para despencar no abismo. Falando nisso, enquanto fotografávamos, ouvíamos os gritos de satisfação de pessoas que dormiram lá embaixo, junto ao lago, e agora se banhavam nas mesmas águas que eu me banharia em seguida, 400 metros acima.

Corpo e alma lavados, seguimos para o Capão. Trilha batida com cara de auto-estrada comparado com a trilha que pegamos na noite anterior. Um longo trecho plano atravessando o platô onde está o rio da Fumaça e depois uma íngrime descida para o Capão. Nesse ponto podemos admirar a beleza imponente do Morrão, um dos cartões postais da Chapada. É de encher os olhos.

Banho matutino na parte alta da Cachoeira da Fumaça, próxima à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Lá embaixo nos esperava o Lúcio e a Fiona. Juntos, rumaríamos para o Vale do Pati. Nosso dia e nossa temporada de caminhadas pela Chapada Diamantina estava apenas começando...

O Morrão, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Brasil, Bahia, Lençóis (P.N. Chapada Diamantina), trilha, cachoeira, Parque, Trekking, Cachoeira da Fumaça, Capão, Chapada Diamantina

Post anterior A maravilhosa Cachoeira do Fundão, no Canyon do 21, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Seta!

Post seguinte A paisagem exuberante do Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Rumo ao Vale do Pati

Blog da Ana A maravilhosa Cachoeira do Fundão, no Canyon do 21, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Cachoeira da Fumaça - A Saga!