0 Natividade - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Natividade - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Natividade

Brasil, Tocantins, Natividade

Igreja matriz em Natividade - TO

Igreja matriz em Natividade - TO


A ocupação de Tocantins iniciou-se, assim como várias outras regiões do país, com a busca pelo ouro. Na segunda metade do séc. XVIII, o vil metal foi descoberto nas serras no entorno do que é hoje a cidade de Natividade. Uma "corrida" se seguiu e, ao longo das próximas décadas, cerca de 40 mil escravos foram levados para lá, para trabalhar nas atividades de mineração. Foi um ciclo relativamente rápido, mas que deixou para trás a mais antiga cidade do estado que, ainda hoje, no seu centro histórico, preserva uma belo casario antigo, ainda com ar colonial.

A tranquila praça central de Natividade - TO

A tranquila praça central de Natividade - TO


Nós chegamos na cidade no final da tarde, vindos de Taquaruçu. Instalamo-nos no hotel Serra Geral e corremos para passear no centro ainda com luz natural. A sensação foi a de se estar numa das antigas cidades mineiras ou baianas, exceto por uma tranquilidade ainda maior. Nas ruas centrais, o casario ainda está bem conservado (pelo menos nas fachadas!). Construída no pé da serra, o visual das casas antigas com as montanhas ao fundo é muito cativante.

Passeando em Natividade - TO

Passeando em Natividade - TO


Uma das mais antigas construções é a igreja inacabada de Nossa Senhora dos Pretos. É aquela que existe em quase todas as cidades coloniais brasileiras, uma igreja construída por escravos e negros libertos para poderem, eles também, realizarem seus cultos, já que não eram aceitos em outras igrejas, as dos "brancos". Confesso que isso sempre me intriga: como é que eles tão devotamente abraçaram uma fé que, de maneira geral, os relegava? Aparentemente, a resposta é que era somente ali que tinham espaço para escapar, por alguns momentos que fossem, da dura e cruel vida que levavam. Pelo menos no mundo espiritual poderiam ter esperanças... E a única saída para o mundo espiritual que lhes era permitido professar era a fé católica.

A igreja incompleta de Nossa Senhora dos Pretos, em Natividade - TO

A igreja incompleta de Nossa Senhora dos Pretos, em Natividade - TO


Hoje, felizmente, o mundo não é tão cruel. Para escapar um pouco das agruras diárias, as pessoas podem, por exemplo, tomar um refrescante banho de rio. Em Natividade, as pessoas vão para os "poções", piscinas naturais a um quilômetro do centro. Foi nossa última atividade do dia, admirar esses recantos verdes tão próximos da vida urbana. Amanhã, a viagem continua, para o "menor rio do mundo", ainda em Tocantins, e para o norte de Goiás, parque estadual da Terra Ronca.

Os 'poções', piscinas naturais em Natividade - TO

Os "poções", piscinas naturais em Natividade - TO

Brasil, Tocantins, Natividade,

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Divertindo-se no Vale do Vai Quem Quer, em Taquaruçu - TO

No Vale do Vai Quem Quer

Post seguinte A belíssima Cachoeira do Paraíso, em Natividade - TO

Do Verde ao Azul

Blog da Ana A igreja incompleta de Nossa Senhora dos Pretos, em Natividade - TO

Natividade

Comentários (7)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 24/12/2018 | 14:51 por Fernanda

    Ola, existe uma grande possibilidade de eu ir morar em TO.. sou de sp e nao conheço nada ... estou pesquisando cidades pequenas tipo natividade...sabe me dizer pelo q viu ali se tem escolas e se eh tranquilo para ter crianças? Se tem banco/correios...internet..

  • 24/12/2018 | 14:49 por Fernanda

    Ola, existe uma grande possibilidade de eu ir morar em TO.. sou de sp e nao conheço nada ... estou pesquisando cidades pequenas tipo natividade...sabe me dizer pelo q viu ali se tem escolas e se eh tranquilo para ter crianças? Se tem banco/correios...internet..

  • 26/09/2014 | 16:46 por Tereza Ferreirab da Silva

    Nasci nesta cidade, morei aí estudei até os meus 09 anos e fui com minha família para Porto Nacional. Em 1971 vim morar em Brasília-DF. mas nunca deixei de parar nos pontos turísticos da cidade e sempre que posso vou com minhas amigas na Romaria do Bomfim. Além de ter nascido aí, neste lugar tem algo que significou muito na minha.

    Resposta:
    Oi Tereza

    Para nós, foi uma grande alegria ter descoberto essa cidade tão charmosa e aí desfrutado alguns dias. Só fico imagiando como ela era na [epoca que vc Morava por lá... Pena que ainda não inventaram uma máquina do tempo...

    Abs

  • 27/08/2014 | 10:17 por josé maria de carvalho

    ja morei em natividade uns 6 anos e um lugar maravilhoso de morar as pessoas muita legais como dis e mesmo um paraiso

    Resposta:
    Pois é, José Maria


    Mais um paraíso pouco conhecido, perdido nessa enormidade que é o Brasil! Adoramos ter estado por lá!

    Abs

  • 10/10/2013 | 08:17 por Rafael

    Boas Fotos e excelente blog. Ou esses 'poções' em natividade são de fácil acesso e adequados para tomar banho? sabe me dizer se também existe boas trilhas para Mountain Bike? Obrigado.

    Resposta:
    Olá Rafael

    Legal que tenha gostado do blog!

    Os poções são de fácil acesso sim e são adequados a um bom mergulho, em uma terra onde quase sempre faz calor.

    Não sei dizer com certeza se há boas trilhas de Mountain Bike, mas imagino que sim, pois são muitas estradas rurais por ali

    Um abraço

  • 03/06/2011 | 16:14 por suzana Gabriela

    ola!!!


    adoro esse blog!!

    Me trouxe muitas saudades da Chapada.

    bjs

    Resposta:
    Oi Suzana
    Que bom que gosta do blog!
    A Chapada, na verdade todas elas, são lugares muito especiais. Também já estamos com saudades...
    Abs

  • 25/05/2011 | 15:49 por DANÚBIO PEREIRA FIGUEREDO

    parabéns por divulgarem nossa querida NATIVIDADE,só faltou colocar mais fotos no site!!!

    Resposta:
    Oi Danúbio
    Colocamos mais um post com fotos da Cachoeira do Paraíso, em Natividade. Simplesmente, maravilhosa! Na página de fotos, também tem mais fotos da cidade. Aliás. achamos Natividade super charmosa!
    Abraços

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet