0 Mount Rainier - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Mount Rainier - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Mount Rainier

Estados Unidos, Washington State, Mount Rainier National Park

Nosso mais novo amigo e entusiasta da viagem dos 1000dias, no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Ontem de tarde, após a visita à fábrica da Boeing, no norte de Seattle, apontamos nosso nariz novamente para o sul. Nosso destino, agora, eram os parques nacionais do Mount Rainier e do vulcão Saint Helens. Na verdade, as duas montanhas são vulcões, pertencentes à uma mesma cadeia montanhosa conhecida como Cascades. A mesma que já tínhamos visitado na sua parte norte, onde encontramos as estradas cobertas de neve, há pouco mais de uma semana.

Exibir mapa ampliado
Acabamos saindo mais tarde do que imaginávamos da Boeing e ontem só foi possível chegar até a pequena cidade de Enumclaw, já bem próxima do Mount Rainier National Park. Já estava escuro e ficamos por lá mesmo, prontos para um dia de explorações hoje, ao redor da grande montanha. O Rainier é uma das mais altas montanhas aqui dos “forty-eight states” (como é conhecido os Estados Unidos sem o Alaska e Hawaii), chegando hoje aos 4.400 metros de altitude. Digo “hoje” porque ela já foi quase um quilômetro mais alta. E não faz muito tempo não! Pelo menos, em escala geológica. O Rainier tem aproximadamente 500 mil anos de idade e sua estrutura vem sendo erodida rapidamente pelo maior conjunto de geleiras numa só montanha nos tais forty-eight states. O gelo vem carregando a terra e as rochas para baixo enquanto as forças tectônicas e erupções tratam de levantar a montanha. Nessa queda de braço, o Rainier foi ficando mais baixo com o passar do tempo.

A estrada cênica que corta o Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Pelo menos em teoria, esse gigante pode ser observado lá de Seattle. Mas não no clima chuvoso desses últimos dias. Então, pelo menos até hoje cedo, nós ainda não tínhamos visto a montanha mais famosa dessa parte do mundo. Acordamos ansiosos, apenas para ver mais nuvens cobrindo todo o horizonte. Mesmo para os padrões de chuva aqui de Washington, a região do parque é considerada bem chuvosa. Aliás, faria todo o sentido essa ser a razão do nome “Rainier”, mas na verdade foi uma homenagem do explorador George Vancouver, primeiro europeu a passar por aqui, a um de seus amigos, que tinha esse sobrenome.

Entre nuvens, lá está o gigante Mount Rainier, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Deixamos a pequena Enumclaw dispostos a circunavegar toda a montanha, percorrendo também as estradas cênicas que entram pelo parque e nos levam até os mais belos mirantes. Subir a montanha estava fora de questão. Nessa época do ano, já há gelo e neve demais pelo caminho. Mesmo no verão, a subida é técnica, pois é preciso caminhar sobre os glaciares que cercam o cume. Para nós, só com guia e os devidos equipamentos.

A bela estrada que atravessa o Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Caminhando na neve no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Acontece que a mesma neve que “protege” o cume dos alpinistas que chegam atrasados no ano para tentar a escalada, também fecham as estradas de acesso ao parque. São três delas, duas das quais já estavam fechadíssimas até Maio do ano que vem. Desse modo, tivemos que fazer a nossa volta bem de longe, conseguindo observar apenas partes da montanha, quando as nuvens assim o permitiam. De qualquer maneira, não é apenas o Rainier que faz a beleza da região e nós pudemos nos esbaldar com as paisagens que cruzamos. Florestas, vales e montanhas compõe o cenário cortado pela estrada que segue no sentido norte-sul, à leste do Rainier.

Bombardeando a pobre Fiona com bolas de neve, no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

No ponto mais alto dessa travessia, cruzamos também por muita neve. A estrada tinha sido limpa por máquinas, mas as laterias estavam todas branquinha de neve fresca. Tão fresca que não resistimos a brincar um pouco com ela. Deu para fazer a tradicional guerra de bolas de neve e sobrou até para a Fiona! Realizamos também o desejo infantil de fazer um boneco de neve, devidamente paramentado com braços, olhos, nariz, cachecol e até um adesivo do 1000dias. Ficou ótimo! A gente até queria levar ele embora, mas não sei quanto tempo resistiria à calefação da Fiona... Deixamos então ele ali, guardião da estrada. Da vista, certamente não poderia reclamar!

Fiona, após ser bombardeada de neve no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Continuamos a circunavegação do parque, apenas para encontrar a entrada sudeste fechada também. Ela nos cortaria um bom caminho para chegarmos ao ponto chamado de “Paradise”, o mais popular do parque. Tivemos de dar uma longa volta pelo sul, por estradas secundárias, até chegarmos à entrada sudoeste, a única mantida aberta nessa época do ano. Aí, finalmente, pudemos entrar, de verdade, no coração do Rainier National Park.

Lago congelado no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Assim que a estrada começou a subir, chegamos à neve e às nuvens chuvosas, sem muito para ver. Lá em Paradise, o Centro de Visitantes ainda estava aberto, pelo menos pelos próximos 10 minutos. Foi o tempo que tivemos para ver algumas fotos e conversar com o park ranger. Ele nos explicou aonde “estaria” o Rainier, se o tempo estivesse aberto e quão bonita seria a vista. O nome “Paradise” vem do dia em que um dos grandes defensores da criação do parque trouxe aqui a sua jovem enteada, ainda na infância. Quando ali chegou, em meio à colinas e relvas cobertas por milhares de flores coloridas, com a majestosa montanha nevada ao fundo, sua primeira expressão foi: “Nossa, aqui é o paraíso?”. O nome ficou.

Trilha tomada pela neve no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Para nós, o “paraíso” estava todo branco: acima, pelas nuvens e abaixo, pelas neve. Várias trilhas saem daquele ponto. Mas também elas estavam cobertas de neve. Além disso, chovia e tínhamos apenas mais meia hora de luz do dia. Preferimos aproveitar esse empo descendo a estrada novamente e parando ao lado de uma bela cachoeira de águas geladas. Pelo menos, a “chuva” que tínhamos ali não vinha do céu, mas do próprio vapor da cachoeira.

A bela Narada Falls, no Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Descemos mais um pouco e, justo quando a estrada cruzava um enorme rio de pedras vindo diretamente do Rainier, um dos antigos caminhos da lava despejada pelo vulcão, eis que a montanha resolveu nos dar uma chance e apareceu, imponente. Linda! Foi como que para dizer: “Eu existo sim!”. Mais do que isso, aparecer justo ali, ao final daquele enorme rio de pedras rasgando a montanha em duas, ela dizia em alto e bom tom: “Sou um vulcão. Já entrei em erupção muitas vezes e vou entrar outras tantas”. A prova estava ali, na nossa frente!

É sempre bom lembrar, o Mount Rainier é um vulcão! (no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos)

O Rainier é considerado o mais perigoso vulcão dos Estados Unidos. Principalmente pela quantidade de gelo que tem em seu cume. Vai tudo virar e água e descer a montanha com força avassaladora. Não terá a força do Yellowstone, claro. Mas, enquanto aquele pode entrar em erupção entre hoje e daqui a 100 mil anos (tempo demais, comparado com nossas vidinhas), esse aqui pode entrar em erupção entre hoje e aqui a 500 anos. Ou seja, não vai demorar...

Um dos antigos caminhos de lava provenientes do Mount Rainier, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Para quem acha que não, aqui pertinho tem outro, irmão mais novo do Rainier. É o vulcão Santa Helena, ou St. Helens, em inglês. Todos achavam que o vulcão, em meio a uma paisagem idílica, estaria adormecido por gerações. Até que, num belo dia de Maio de 1980... É para lá que vamos amanhã. Assunto para o próximo post...

No final da tarde, o colossal Mount Rainier dá o ar de sua graça, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Estados Unidos, Washington State, Mount Rainier National Park, Parque, vulcão, Enumclaw

Post anterior Pilotando o nosso Boeing, em visita à fábrica da companhia, 30 km ao norte de Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos

A Fábrica da Boeing

Post seguinte As encostas do Mt. St. Helens, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos

Santa Helena

Blog da Ana Chegando ao Mount Rainier National Park, no estado de Washington, oeste dos Estados Unidos