0 Martha's Vineyard - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Martha's Vineyard - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Martha's Vineyard

Estados Unidos, Massachusetts, Cape Cod

Cottages centenários de antigo acampamento metodista em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

Martha’s Vineyard, com quase 100 milhas quadradas de tamanho, é a terceira maior de toda a costa leste dos Estados Unidos. Está atrás de Long island, em Nova York, e Desert Island, onde está o parque de Acadia, que visitamos recentemente no Maine. Como essas ilhas estão unidas ao continente por pontes, Martha’s pode ser considerada a maior de todas, atualmente! Para se chegar lá, só de ferry ou avião!

Ferry para Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

No ferry para Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

E não é pouca gente que faz isso, principalmente no verão! Com uma população residente de 15 mil habitantes, durante os meses mais quentes do ano esse número chega a 100 mil! São milhares de casas de veraneio, que ficam vazias boa parte do ano. Entre os que vem passar temporadas na ilha, muita gente rica, famosa ou poderosa. Por exemplo, a família Clinton e a família Obama, só para citar alguns...

Igreja Metodista em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

O nome da ilha foi uma homenagem dada pelo pai, o primeiro explorador europeu da região, o inglês Gosnold, à sua pequena filha que morreu ainda na primeira infância, nos primeiros anos do séc XVII. Mais tarde, já no séc XIX, o que trazia fama à ilha era a sua indústria baleeira. Barcos saíam dali para rodar o mundo atrás dos gigantes cetáceos mas, felizmente, o desenvolvimento da indústria petroleira forneceu óleo muito mais barato que as pobres baleias e essa atividade econômica entrou em colapso.

No interior de igraja metodista em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

A próxima atividade turística a florescer foi muito mais benéfica: o turismo! A ilha se tornou um destino cada vez mais popular para temporadas de veraneio, com temperaturas agradáveis e paisagens belíssimas. Grandes acampamentos de verão eram feitos aí, o mais famoso deles organizado pela Igreja Metodista. O evento passou a ser anual, atraindo centenas de jovens de toda a costa leste do país. Aos poucos, as tendas temporárias começaram a ser substituídas por cottages, pequenas e charmosas casas de madeira. O tal acampamento virou uma charmosa vila de pequenas casas coloridas, hoje uma das grandes atrações turísticas da ilha.

Foi exatamente aí que chegamos, na pequena cidade de Oak Bluffs, vindos de ferry, logo pela manhã. A Fiona ficou do lado de lá, tomando conta da nossa bagagem, no estacionamento do hotel, em Falmouth. Para trazê-la, nessa época movimentada, seria preciso fazer uma reserva com antecedência no barco.

Foto antiga de acampamento metodista em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

Cottage centenário transformado em museu em antigo acampamento metodista em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

Sem carro próprio, nossas opções para conhecer a ilha eram alugar um carro, vespas ou bicicletas, ou então, pegar algum tour de ônibus. Poderíamos ainda ficar a pé, apenas em Oak Bluffs, ou tentar usar o eficiente sistema de ônibus públicos da ilha.

Caminhando em Edgartown, pequena cidade em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

O problema é que, ao contrário de ontem, o dia amanheceu chuvoso e com vento. Assim, a opção do aluguel de bicicletas e vespas foi logo descartada. Já o que nos fez descartar a opção do aluguel de carros foi o preço extorsivo, 100 dólares por dia. Quanto ao tour de ônibus, passar mais de duas horas dentro de um deles ouvindo um guia falar pelo microfone jamais nos pareceu uma boa ideia...

Desse modo, escolhemos mesmo uma boa caminhada em Oak Bluffs, especialmente pelo antigo acampamento metodista, com direito à visita ao museu e à antiga igreja, seguido de passeio á mais bela cidade da ilha, Edgartown, aonde chegamos com o bom e velho ônibus de linha.

Ônibus público em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

O passeio no antigo acampamento foi muito interessante, os cottages são coloridos e muito arrumados, parecendo casas de boneca. Mas, na verdade, ainda são residências, compradas a preço de ouro. Em suas pequenas varandas, moradores orgulhosos ficam lendo o seu jornal e observando os turistas curiosos que passam pela rua em frente, com suas máquinas fotográficas.

Pegando ônibus em Edgartown, em Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

O almoço foi mesmo em Edgartown, com sua rua cheia de lojas, restaurantes e turistas. No mesmo simpático ônibus de linha, que também carrega bicicletas de turistas cansados, voltamos para Oak Bluff, onde ainda tivemos tempo de aproveitar a movimentada orla do cais, cheia de pubs e bares com música alta.

Esperando o ferry de volta, em bar na orla de Marta´s Vineyard, ao sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos

Depois, ferry de volta para a Fiona e, já nas nossas próprias rodas, a longa viagem para Connecticut, onde vamos passar o fim de semana numa casa ao lado de um lago. São amigos da Íris e do Pedro (os pais da Bebel!), que nos convidaram para passar um tempo por lá. Pelas memórias da Bebel, deve ser um lugar maravilhoso e estamos ansiosos por chegar. E com os dedos cruzados para que o tempo se pareça mais com o de ontem que com os de hoje...

Estados Unidos, Massachusetts, Cape Cod, história, Falmouth, Oak Bluffs, Edgartown

Post anterior Bricadeiras e muita farra aproveitando o dia de sol na praia de Marconi Beach, em Cape Cod, litoral sul de Massachusetts, nos Estados Unidos

Curtindo Cape Wireless Cod

Post seguinte Hora do mergulho na lago em Lakeville, estado de Connecticut, nos Estados Unidos

A casa do Lago

Blog da Ana Falmouth, cidade no sul de Cape Cod, litoral de Massachusetts, nos Estados Unidos