0 Mangue Seco e a - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Mangue Seco e a - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Mangue Seco e a

Brasil, Ceará, Jericoacoara

Na duna do pôr-do-sol, em Jericoacoara - CE

Na duna do pôr-do-sol, em Jericoacoara - CE


Hoje foi mais uma daquelas raras ocasiões da viagem em que eu e a Ana nos separamos. Infelizmente, algo que ela tomou ou comeu não lhe fez muito bem. Aparentemente, é a mesma coisa que pegou muita gente daqui. Ontem de noite, ela jásaiu meio no sacrifício. Tudo por um bom vinho e um brinde à sogra querida. Mas hoje, melhor ficar na pousada descansando.

Longa praia no caminho para o Mangue Seco, em Jericoacoara - CE

Longa praia no caminho para o Mangue Seco, em Jericoacoara - CE


Assim, enquanto ela repousava, eu fui caminhando até Mangue Seco, uma pequena comunidade próxima à Jericoacoara. São uns 6 km pela praia, mais 1,5 km trilha adentro. Eu tinha feito este caminho na minha última vez por aqui, há sete anos.

AS dunas e os serrotes de Jericoacoara - CE

AS dunas e os serrotes de Jericoacoara - CE


A praia estava magnífica. Maré baixa, dia ensolarado, brisa agradável. Vinte minutos de caminhada e as pessoas já ficaram para trás. Estou só naquela praia linda toda rodeada de enormes dunas de areias brancas. Mas a solidão é momentânea. De quando em quando passam bugues indo ou voltando de Tatajuba. Com uma hora de caminhada, com direito à pausas para fotos, cheguei à pequena e simpática barraca na praia que marca o ponto onde deve-se entrar para o interior, mangue adentro. Na barraca, ótima conversa, sombra e cerveja gelada. Quem pode pedir mais? É, na verdade eu posso. Fico o tempo todo imaginando que a Ana adoraria estar lá, participando da conversa com Seu Manuelzinho, dono da barraca e sábio pescador. Ele me conta coisas sobre o mar, as dunas e a antiga Jericoacoara. Comigo dando pilha com minha curiosidade infinita, a conversa vai longe.

A lagoa de Mangue Seco está quase seca! (em Jericoacoara - CE)

A lagoa de Mangue Seco está quase seca! (em Jericoacoara - CE)


Mas eu deixo um pouco para a volta. Sigo a trilha, passo pela ponte que agora possibilita o acesso de carros e nos evita pisar na lama e chego na comunidade. A deliciosa lagoa, onde eu havia nadado quando estive aqui, está quase seca. Começa a encher agora, com as chuvas. Não me animo e deixo meu mergulho para o mar, que estava bem mais apetitoso.

Subindo a duna do pôr-do-sol no fim de tarde em Jericoacoara - CE

Subindo a duna do pôr-do-sol no fim de tarde em Jericoacoara - CE


Subindo a duna do pôr-do-sol no fim de tarde em Jericoacoara - CE

Subindo a duna do pôr-do-sol no fim de tarde em Jericoacoara - CE


Trilha de volta, mais cerveja e conversa das boas e agora a caminhada é em direção à Jeri, observando a duna do pôr-do-sol, suas irmãs e os serrotes logo atrás. Visual maravilhoso e inspirador. Dessa vez, ao invés de caminhar, corro. Assim, logo chego na pousada para encontrar minha amada recém-levantada, escrevendo. Recebe-me com um sorriso, Poucas horas já são o suficiente para nos causar saudades!

Na duna do pôr-do-sol, em Jericoacoara - CE

Na duna do pôr-do-sol, em Jericoacoara - CE


Na duna do pôr-do-sol, em Jericoacoara - CE

Na duna do pôr-do-sol, em Jericoacoara - CE


De tardezinha, seguimos para o topo da "duna". Há mais de uma nas redondezas, mas "a duna" é uma só. Para lá, todo santo dia, dezenas de pessoas seguem neste horário. Ali, além do pôr-do-sol, a gente vê o mar, pessoas do mundo inteiro, línguas diferentes e os rapazes locais se exibindo com suas técnicas de sand board. A tranquilidade paira no ar. Misturada com felicidade e simplicidade. Uma delícia!

Fim de tarde em Jericoacoara - CE

Fim de tarde em Jericoacoara - CE


Manobra radical na duna do pôr-do-sol em Jericoacoara - CE

Manobra radical na duna do pôr-do-sol em Jericoacoara - CE


A Ana até se animou para um banho de mar. Ótimo sinal! Afinal, amanhã ela tem de estar inteira para nosso novo desafio: uma longa caminhada pela praia até a vizinha Tatajuba, onde vamos dormir. Pouco peso para enfrentar os mais de 20 km até lá. Internet e notícias, só quando voltarmos. Isso tuco, claro, se ela acordar bem...

Pôr-do-sol em Jericoacoara - CE

Pôr-do-sol em Jericoacoara - CE


Pôr-do-sol na praia de Jericoacoara - CE

Pôr-do-sol na praia de Jericoacoara - CE

Brasil, Ceará, Jericoacoara, duna

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior Bela paisagem no caminho para a Pedra Furada, em Jericoacoara - CE

Fantástica Jericoacoara

Post seguinte Várias lagoas entre as dunas de Tatajuba - CE

Maratona Tatajuba

Blog da Ana Curtindo o fim de tarde no alto da duna do pôr-do-sol em Jericoacoara - CE

Piri Piri Piri Pi Piripi

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 31/01/2011 | 11:58 por Roger Ferreira

    Graande Rodrigo, parabéns pela viagem e pelo projeto.Vc já me deu muitas dicas de viagem, e sou seu fã. Parabéns pelo companheirismo da Ana, pois, como diria o poeta, é impossível ser feliz sozinho. Ou como diria Robertão: "de que vale o paraíso sem amor?". Eu e meu amor, a Luciana, adoramos viajar. Quem sabe nos encontramos, os quatro, por algum afluente do Amazonas ou num esconderijo de Lampião? Abração! Roger

    Resposta:
    Grande Roger!
    A Ana é uma companheira incrível e viajar com ela faz tudo ainda mais interessante! O poeta e o Robertão estão mesmo certíssimos!
    Vamos nos encontrar sim. Lugares não faltam! Mas, na toca de Lampião, só se for para recuperar meu celular, que ele surrupiou.
    Vamos passar por vários afluentes do Amazonas. Pode escolher! Que tal Alter do Chão, perto de Santarém? A Fiona acomoda mais um casal confortavelmente!
    Abração e apareça sempre, na internet ou ao vivo!

  • 31/01/2011 | 09:16 por Tatiana de Queiroz

    Rodrigo, cada post é mais uma viagem a ser feita. Acho que vou precisar de 1000 dias também. As fotos são apaixonantes. Abraços.

    Resposta:
    Oi Tatiana
    Pois é... o Ceará é mesmo fogo! E olha que a gente só está vendo um pedacinho. Tem um montão de praias que nós não passamos. E o interior, que tão poucas pessoas conhecem, tb é lindo! Ainda vamos passar em Ubajara...
    Abs

  • 31/01/2011 | 08:29 por clenilça alves da silva(cleo)

    Òla Rodrigo bom dia ,eu me tornei uma viajante com o blog de vocês ,ainda mais quando vi as fotos do meu ceara, etc.linda a combinação de vocês, que Deus abençõe a união desse casal.achei fantástica essa escolha digamos de uma bela lua de mel .parabéns para vocês!!

    Resposta:
    Oi Cleniça!
    Então, a gente também gosta de pensar que estamos na nossa "lua-de mel"!
    Que legal que vc está gostando do site!
    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet