0 Macapá! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Macapá! - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Macapá!

Brasil, Amapá, Macapá

Fortaleza de São José, em Macapá - AP

Fortaleza de São José, em Macapá - AP


Pois é, chegamos em Macapá! Mais uma capital no currículo. Acho que deve dar para contar nos dedos da mão o número de carros que conhecem tantas capitais brasileiras como a Fiona, hehehe!

Falando na Fiona, cedinho hoje eu já estava num táxi a caminho do porto Igarapé da Fortaleza, um pouco ao sul da cidade, para buscá-la. Nove da manhã eu já estava no volante da nossa companheira a caminho da pousada. Aqui chegando, descarregamos ela e já a levei para a concessionária da Toyota, a Bacaba, para a revisão dos 30 mil km. Muito bem tratado, eles me trouxeram de volta para a Ekinox, já fazendo um tour pela cidade, na orla do rio Amazonas.

Finalmente, o Rio Amazonas! (em Macapá - AP)

Finalmente, o Rio Amazonas! (em Macapá - AP)


As próximas horas foram gastas em pesquisas na internet, principalmente sobre como viajar para as diversas ilhas do Caribe que ainda nos falta conhecer e também sobre relatos de viajantes que estão agora nas Guianas.

Finalmente, no início da tarde, saímos à pé para uma volta. Primeiro, providenciamos a cópia e impressão de vários documentos, como parte dos preparativos para entrar de carro na Guianas. E depois, turismo!

A moderna catedral de Macapá - AP

A moderna catedral de Macapá - AP


A primeira parada foi na novíssima e moderna catedral da cidade, com uma arquitetura bem "arrojada". Só pudemos observar pelo lado de fora, pois ela estava fechada. No gramado, uma estátua do padroeiro de Macapá, São José.

Longo pier sobre o rio Amazonas, em Macapá - AP

Longo pier sobre o rio Amazonas, em Macapá - AP


Em seguida, fomos até a orla do "oceânico" rio Amazonas. Lá no horizonte, bem longe, a gente consegue ver terra firme. Mas não é a outra margem não! São apenas ilhas. A outra margem está muito além do que se pode ver. O que se pode enxergar mesmo, não tão longe assim, são inúmeros navios de grande porte que utilizam essa parte do rio como rota. A orla é muito bem cuidada, cheia de restaurantes, parques, pista de cooper e o principal marco arquitetônico de Macapá, a Fortaleza de São José. Pois é, como tantas outras cidades, foi a construção de um forte que tinha o intuito de defender a boca do Amazonas de incursões francesas da vizinha Guiana que deu origem à cidade.

Estátua e Fortaleza de São José, em Macapá - AP

Estátua e Fortaleza de São José, em Macapá - AP


Mas nesta hora nós não entramos na fortaleza não. Apenas a admiramos de longe, de cima de um longo pier sobre o Amazonas onde tínhamos ido render nossas homenagens ao maior rio do planeta. O horário de pegar a Fiona se aproximava, mas ainda deu tempo de um rápido almoço ali mesmo, na orla, de frente para esse mar de água doce que tem até ondas.

Fiona na concessionária, após a revisão dos 30 mil km. Macapá agora está no nosso mapa!

Fiona na concessionária, após a revisão dos 30 mil km. Macapá agora está no nosso mapa!


Na concessionária, além de nos entregar o carro limpinho, fizeram bastante festa para nós, depois de conhecererm a nossa aventura pelo site. O mapa da Fiona ganhou mais uma "bolinha" e fotos comemorativas foram tiradas.

Bem encima da linha do Equador (em Macapá - AP)

Bem encima da linha do Equador (em Macapá - AP)


Aí, seguimos para uma das principais atrações turísticas daqui, o monumento que marca a linha por onde passa o Equador. Ali nos divertimos por alguns minutos, com fotos, poses e divagações. Um passo para lá, hemisfério norte, um passo para cá, hemisfério sul! Um metro par lá, inverno, um metro para cá, verão! Pois é, para quem não gosta de inverno, pode vir morar aqui. Vai ser muito fácil poder viver, eternamente, longe da estação fria. Basta ter uma casa bem encima da tal linha imaginária. Aí, é só escolher a parte certa da casa para ficar, dependendo do mês, hehehe! Falando nisso, o estádio de futebol foi construído exatamente dessa maneira! A linha do Equador passa bem no meio do campo. Assim, se no 1o tempo defende-se o hemisfério sul, no 2o tempo vai defender o hemisfério norte!

Visitando a Fortaleza de São José, em Macapá - AP

Visitando a Fortaleza de São José, em Macapá - AP


Daí seguimos para a Fortaleza de São José, esta em pleno hemisfério norte! Chegamos já com ela fechando, mas foram muito amáveis conosco e nos deixaram entrar, acompanhados de um guia. Ela está em ótimo estado de conservação, recentemente pintada. Enorme, é o maior forte que já visitamos no Brasil. Local tranquilo e que inspira paz, por incrível que pareça. Talvez por aquele belo e enorme rio, passando placidamente ali na frente. Ou então porque o forte nunca tenha enfrentado, nos seus 300 anos de história, nenhuma batalha.

Fortaleza de São José, vigiando o Rio Amazonas, em Macapá - AP

Fortaleza de São José, vigiando o Rio Amazonas, em Macapá - AP


Voltamos para a pousada para trabalhar. Estamos na torcida para conseguir o meu visto de entrada na Guiana Francesa. O cônsul honorário da França aqui em Macapá está nos ajudando. Mandou até um email para lá. Mas até esta noite, nada de resposta.

Alojamentos na Fortaleza de São José, em Macapá - AP

Alojamentos na Fortaleza de São José, em Macapá - AP


Antes de dormir, ainda saimos para jantar. Um delicioso peixe Filhote recheado com castanha do Pará e banana foi a pedida. Pedida acertadíssima, aliás. O nome do restaurante é Cantinho do Baiano e, para quem passar por estas distantes paragens, recomendamos! E nós, depois de tanta correria, e tanto por ver, fazer e pesquisar na internet, resolvemos ficar por aqui mais um dia. A ida para Oiapoque ficou para depois de amanhã... Amanhã, mais conforto da Ekinox. Oba!

Bem encima da linha do Equador (em Macapá - AP)

Bem encima da linha do Equador (em Macapá - AP)

Brasil, Amapá, Macapá,

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Forte do Presépio, em Belém - PA

De Volta à Belém

Post seguinte Kite surfing no Rio Amazonas, em Macapá - AP

Dificuldades e o Visto

Blog da Ana Bem encima da linha do Equador (em Macapá - AP)

Linha do Equador

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 03/03/2011 | 16:36 por Dona Helen

    Puxa,Rô que inveja!!Você teve razão quando me
    disse que em cada lugar há de ter alguma coisa
    digna de ser vista!Porém,estou torcendo para nāo
    sair o visto para a Guiana,você sabe.Também gostei
    do corte de cabelo e a Ana sempre bela!Nāo se es-queçam de fazer toda semana,uns dias de dieta etí-
    lica.O corpo agradece.Tudo bem por aqui.A Lina já
    tem casa em Londres( terreno com 2e meio acres e
    um bosque particular.Bjs a vocês. Mm









    Resposta:
    Êta irmã chique! E a Emily, já chegou lá também? O que aconteceu com a casa de Old Greenwich? Vamos sentir falta quando passarmos por lá...
    O visto da Guiana saiu e nós já estamos por aqui! Mais difícil será sair (vc vai entender quando publicarmos os posts...)
    Por aqui, nada de cerveja, só vinho francês bom e baratinho!!!
    Muitas saudades

  • 03/03/2011 | 09:28 por Karen

    Oiiii Ro!! Bateu uma saudade de vocês dois e resolvi entrar nos 1000dias.com para ver como vocês estão. Devo confessar que fazia tempo que eu não entrava aqui. Como você e a Ana estão magros!!! E eu adorei seu corte de cabelo curtinho. Sinto saudade de vocês! Um beijãozão... se cuidem!

    Resposta:
    Magros? Vc acha? A Ana adorou isso!
    Pois é, vc anda bem sumida, né? Td bem por aí? Cuidando bem do Leo? E ele de vc?
    É fácil matar as saudades, é só vir nos visitar!
    Beijos

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet