0 Lagoa da Princesa, Algodoal - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Lagoa da Princesa, Algodoal

Brasil, Pará, Algodoal

Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Tivemos a sorte de chegar em Algodoal junto com o sol e fora de temporada. Nos grandes feriados, são mais de 20 mil turistas! Lotam pousadas, campings e redários em Algodoal e nas outras vilas da ilha. Agora, meio de semana, mês de trabalho, é possível contar o número de viajantes nos dedos. Tudo bem...das mãos e dos pés. Mas não passamos de vinte. Boa parte deles, gringos.

Maré baixa na Praia da Princesa, em Algodoal - PA

Nas gigantescas praias de maré baixa, estamos virtualmente sós nessa linda ilha coberta de matas, mangue, dunas, lagoas, umas poucas vilas, igarapés e, claro, praias. Decidimos ficar por aqui dois dias inteiros, depois de assuntar por aí. Hoje, contra recomendações que sempre tentam nos empurrar guias, decidimos seguir sozinhos para uma das mais famosas atrações da ilha, a Lagoa da Princesa.

Praia da Princesa em Algodoal - PA

Entre a vila de Algodoal e as praias do Farol e da Princesa, as mais famosas da ilha, há um igarapé que praticamente seca na maré baixa, mas que fica quase intransponível na maré alta. Aí, só de canoa. Nesses dias a maré está alta pela manhã e foi cruzando esse igarapé de canoa, a caminho da Lagoa da Princesa, que encontramos cinco alemães que, sabendo dos nossos planos, resolveram dispensar seu guia e nos acompanhar. São estudantes de "Social Work", participaram de um projeto em Belém e tiveram um tempo para viajar. Agora, seguiam conosco para a bela Lagoa da Princesa.

Caminhada para a Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Depois da canoa, atravessamos a pequena praia do Farol e chegamos na mais bela Praia da Princesa, que se estende até a vila de Fortalezinha. No início da praia há vários restaurantes, construídos sobre palafitas para aguentar o ataque da maré alta. Nesses dias sem turistas, quase todos estão fechados. Passados os restaurantes, logo na primeira casa de pescador que aparece, está marcado o início da trilha para a lagoa. Seguimos por ela, quase toda coberta por pequenas lagoas que ocupam exatamente aquilo que, nos tempos de seca, é um caminho. Bem interessante caminhar sobre elas, água escura, cor de coca-cola.

Atravessando a Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Lagoa Verde, ao lado da Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Vinte minutos e chegamos na lagoa, já no meio de pequenas dunas cobertas por vegetação. A lagoa também tem águas escuras. Mas, por ser mais funda, suas águas estão muito mais frescas (graças à Deus!). A gente se refresca do calor e logo eu parto para explorações das redondezas. Não demora muito e encontro, ali bem pertinho, outra lagoa, essa com águas bem verdinhas e trasnparentes. Como duas lagoas tem cores tão diferentes, sendo vizinhas, para mim é um mistério! Tento resolvê-lo nadando vagarosamente nas duas. Vegetação? Algo nas raízes das plantas? É, é uma boa teoria...

Maré baixa em Algodoal - PA

Na hora da volta, na praia, a maré está vazia. Virou outra praia! Uma enorme planície de areia, mar lá no fundo. Só agora percebo a beleza que fez essa praia ser escolhida a mais bela do estado. Justíssimo! Paramos num dos poucos restaurantes abertos, o La Dune. Lá, além do tiragosto, conhecemos o simpático José Cristo, um figuraça que até cantou para nós. Composição própria. Tão jóia que até filmamos. Logo a Ana coloca no ar...

Fim de tarde de maré baixa em Algodoal - PA

Para chegar em Algodoal, cruzamos novamente o igarapé. Dessa vez, com água abaixo do joelho. Voltamos para o conforto da nossa pousada, a Marhesia. Um gostoso jantar ali mesmo fechou o dia com chave de ouro. Um dia em que, ao invés de contratarmos um guia, servimos nós mesmos de guia para um grupo de simpáticos e empolgados alemães até duas lindas lagoas de água doce, verdadeiros oásis no meio das dunas, um refresco para o corpo e para o espírito. O Algodoal, a nossa "Ilha do Mel" aqui no Pará, continua nos dando muita sorte!

Experimentando o mar do Pará, em Algodoal - PA

Brasil, Pará, Algodoal, trilha, Lagoa da Princesa

Post anterior Fronteira entre Maranhão e Pará. Estamos longe!

Chegando ao Pará!

Post seguinte Um dos muitos carangueijos corajosos que nos enfrentaram no nosso caminho pela praia até Fortalezinha, na região de Algodoal - PA

Pássaros, Caranguejos e um Belo Passeio

Blog da Ana Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

A lenda, a praia e a lagoa da Princesa