0 Homem da Terra - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Homem da Terra - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Homem da Terra

Bahamas, Long Island - Stella Maris

Batendo papo com o Robert, nosso dive master

Batendo papo com o Robert, nosso dive master


Para quem já viajou pelo Brasil ou pelo mundo, principalmente por lugares pequenos, perdidos nesse mundão afora, tanto no interior como no litoral e teve a chance de interagir com as pessoas do local, quase sempre acaba conhecendo um homem da terra, do local, um verdadeiro sábio de conhecimentos e habilidades daquele mundo em que vive. Nós, forasteiros, sempre nos impressionamos com a verdadeira sintonia com que ele vive com seu meio ambiente. Conhece as trilhass, sabe se vai chover, recita o nome dos bichos e plantas dali, indica remédios naturais para dores ou feridas. Pode ser um jangadeiro do Ceará, um mateiro do Pantanal, um pescador no São Francisco.

Parece que nasceram para estar ali. Não sabem nada sobre Descartes, Darwin, Aristóteles. Não sabem o nome do presidente dos Estados Unidos ou do papa. Não sabem onde fica Berlin ou o que é o Taliban. Nós podemos saber tudo isso. Mas, quem é que sobreviveria naquele ambiente, com todos os nossos conhecimentos, se ocorresse alguma dificuldade? Nós, com nossa "cultura" ou eles? Ali, eles são os sábios e nós os analfabetos. Conviver com eles é sempre um exercício de humildade. Eles ensinando e nós aprendendo. E como é bom aprender. Sempre!

Hoje, eu e a na conhecemos mais um desses "homens da terra". O Robert, o nosso dive master local. Além de dive master, dirige o barco, cozinha muito bem, toca, filosofa, sabe o nome de todos os peixes e ainda sabe como sobreviver a furacões. Domina inteiramente o ambiente em que vive. Perto dele, aqui, sou o maior mané!

Aqui, no interior de Bahamas (se é que é possível dizer isso num país formado por ilhas), onde estou conhecendo o verdadeiro país e sua autêntica gente, já não consigo imaginar o país sem o(s) Robert(s) ou o Robert sem Bahamas. Aliás, escolheu bem o lugar para ser sábio, esse Robert!

Bahamas, Long Island - Stella Maris,

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Pensando na vida...

Triângulo das Bemudas

Post seguinte Admirado com a cor da água

Águas Incríveis e Placas Mal Criadas

Blog da Ana Lion-fish, intruso nas águas caribenhas. Photo by Rainer Meyer.

Observador de peixes

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 19/04/2010 | 12:51 por Paulinha Ribas

    rs rs. q massa! o cotidiano da cultura allheia sempre me fascina também!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet