1 G(J)enipabu e Maracajaú - Blog do Rodrigo - 1000 dias

G(J)enipabu e Maracajaú - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

G(J)enipabu e Maracajaú

Brasil, Rio Grande Do Norte, Natal, Genipabu, Maracajaú

Conhecendo as dunas de Genipabu - RN

Conhecendo as dunas de Genipabu - RN


Hoje fomos passear em dois dos principais pontos do litoral norte potiguar: Genipabu, famosa pelas dunas e Maracajaú, conhecida pelos mergulhos. Fomos e voltamos para nossa "casa" em Natal. Acho que ainda não tinha falado, mas nós estamos num aparthotel aqui na capital. Dois quartos, cozinha, banheiro e até uma sala! Tão bem instalados assim, resolvemos fazer mais um bate-volta para poder aproveitar a sensação de lar, doce lar.

Andando de bugue pelas dunas de Genipabu - RN

Andando de bugue pelas dunas de Genipabu - RN


Primeiro, fomos à Genipabu. Ou Jenipabu? As placas na estrada não chegam a um consenso. Nem as placas dos hotéis e pousadas da cidade. E nem as pessoas com quem falamos. Bom, eu que aprendi com "G", fico com Genipabu!

A linda paisagem do alto das dunas de Genipabu - RN

A linda paisagem do alto das dunas de Genipabu - RN


O grande atrativo da cidade são os passeios de bugue pelas dunas móveis. Com emoção, claro! Eu, que já havia feito esse passeio outras três vezes (o último há onze anos!), estava decidido a não fazer dessa vez. Na última vez, fiquei com a sensação de estar "agredindo" as dunas. Do alto de um dos mirantes, via dezenas de bugues rasgando as montanhas de areia. A sensação é que elas estavam sendo violentadas. Mas hoje, primeira vez da Ana, acabei decidindo fazer mais uma vez...

Passeio de dromedálio em Genipabu - RN

Passeio de dromedálio em Genipabu - RN


E foi jóia. Fiquei com uma sensação muito melhor. Acho que foi porque não havia tantos bugues como da outra vez. Lá do alto, tem-se uma vista magnífica da capital, ao longe, do campo de dunas ao redor e do mar azul lá embaixo. Tem também a lagoa de Genipabu, encravada no meio das dunas e, finalmente, a exótica figura de dromedálios caminhando pelas areias. Eles foram importados já há uma década, mas agora já se reproduzem por aqui. Fazem a alegria das crianças.

Andando de bugue pelas dunas de Genipabu - RN

Andando de bugue pelas dunas de Genipabu - RN


Além das vistas, tem a emoção das manobras dos bugueiros, descendo e subindo dunas. Tenho a impressão que hoje eles são mais comedidos que antigamente, quando a atividade era menos regulamentada. Perde-se um pouco de emoção, mas ganha-se muito em segurança...

Praia cheia em Genipabu - RN

Praia cheia em Genipabu - RN


Praia de Maracajaú - RN

Praia de Maracajaú - RN


Fim do passeio, seguimos direto para Maracajaú. Afinal, em pleno domingão, a farofa imperava na praia de Genipabu, o que não faz muito nosso estilo. Em Maracajaú, ao contrário, reinava a paz e a tranquilidade. O movimento havia sido pela manhã, quando turistas vieram diretamente de Natal para fazer os mergulhos nos parrachos, aproveitando a maré baixa, e já haviam retornado à capital.

Tomando sol no finzinho da tarde em Maracajaú - RN

Tomando sol no finzinho da tarde em Maracajaú - RN


A grande atração da cidade são essas piscinas naturais, distantes 7 km da costa, chamadas aqui de "parrachos". Eu já tinha feiro esse passeio em 2000. Jóia, mas bem parecido com o que fizemos nas Galés, em Maragoji. O que queríamos mesmo era mergulhar num ponto mais distante ainda, cerca de 14 milhas, chamado de Risca do Zumbi. Dois grandes naufrágios para serem visitados, além de uma vida marinha abundante. Infelizmente, até pela distância, o mergulho com garrafas não está muito desenvolvido por aqui e as idas à Risca só ocorrem em situações muito especiais. Parece que uma vez por mês. Assim, nosso mergulho na Risca ficou adiada para a segunda versão dos 1000dias, infelizmente.

Esperando o almoço em Maracajaú - RN

Esperando o almoço em Maracajaú - RN


Aproveitamos a praia vazia (já fazia tempo!) e as águas mornas do fim de tarde. Além disso, faturamos um peixe delicioso, absolutamente sem espinhos, ao molho de camarão. Depois, enfrentamos o trânsito de volta à nossa casa em Natal, noite de despedida do lar. Amanhã, tudo empacotado, seguimos em frente. Vamos atrás da calma e beleza de Galinhos, já a meio caminho do Ceará.

Conhecendo as dunas de Genipabu - RN

Conhecendo as dunas de Genipabu - RN

Brasil, Rio Grande Do Norte, Natal, Genipabu, Maracajaú,

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Venerando o maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

Os Reis e o Cajueiro

Post seguinte O farol na ponta da praia, em Galinhos - RN

Galinhos

Blog da Ana A linda paisagem do alto das dunas de Genipabu - RN

Bugue e Parrachos

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 17/01/2011 | 17:55 por Rodrigo assis

    Boa tarde!
    Rodrigo ( xará) e Ana!
    Xará, que lugares lindos em? parabéns...

    No final da tarde, ainda um peixe sem espinho ao molho de camarão... rsrs
    Abraços e sempre com Deus!

    Resposta:
    Oi xará!

    Esse peixa em Maracajaú estava mesmo uma delícia! Acho que era um "meca", um tipo de marlin.

    Os lugares são mesmo lindos. É o Brasil!
    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet