0 Entre Praias e Árvores - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Entre Praias e Árvores - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Entre Praias e Árvores

Canadá, Tofino

O sol resolveu mesmo não aparecer e o dia amanheceu cinzento, uma espessa capa de nuvens sobre nossas cabeças. Onde de noite tínhamos ficado com esperanças, pois o tempo tinha limpado e as estrelas apareceram, gloriosas. Enfim, sem sol, mas sem chuva também. Uma ótima oportunidade de explorar as praias e florestas que atraem milhares de pessoas todos os anos à cidade de Tofino.

Mata do Pacific Rim Park, região de Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Ficamos hospedados aqui em Tofino num Hostel, desses com dezenas de jovens divididos em vários quartos e uma grande área comunal, incluindo a movimentada cozinha. Ótimo ligar para socializar e conhecer gente nova. Melhor que a cozinha é a sala de estar, com uma grande janela envidraçada com vista para o porto e para o horizonte. Uma delícia ficar aí, o frio do lado de fora, trabalhando um pouco, navegando pela internet, conversando, ou simplesmente olhando para a bela e tranquila paisagem à nossa frente.

Árvore e outras plantas crescem sobre um enorme tronco caído de um Cedro Vermelho, em mata de Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Assim foi nossa manhã, mas no início da tarde resolvemos esticar as pernas a dar a nossa volta. O simpático gerente do hostal, grande admirador do futebol brasileiro, nos deu várias dicas e nós saímos para as nossas explorações.

Chegando à movimentada Chesterman Beach, em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Poucos quilômetros ao sul da cidade está o Pacific Rim National Park, uma área criada para preservação da floresta nativa. Matas de enormes coníferas ao lado de longas praias de areia clara com ondas cobiçadas por surfistas de todo o país. Enfim, um lugar paradisíaco! E num dia como hoje, fora de temporada, frio e sem sol, eram praticamente nós andando por ali.

Pequena baía em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Caminhando na Long Beach, praia na região de Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Começamos atravessando uma floresta com gigantescos Cedros Vermelhos. São árvores que chegam aos 60 metros de altura e quase 1000 anos de idade. Quando morrem, arrancados do chão por uma violenta tempestade, ficam ali, “deitados” na floresta por mais de um século, já que seus troncos são extremamente resistentes à ação de agentes decompositores. Tornam-se verdadeiras encubadeiras de novas árvores, que nascem sobre o seu tronco. Um verdadeiro espetáculo da vida e do ciclo da floresta. Quando vemos diversas árvores alinhadas na floresta, já sabemos que ali embaixo, uma gigante caiu, junto com seus 800 anos de história.

Atravessando a mata, chegamos às praias. Vastas extensões de areia firme, um convite para uma corrida ou caminhada. A água também é tentadora, mas basta encostar a mão nela para perdermos qualquer ilusão! Temperatura de 12 graus é dureza! Os únicos que enfrentam são os valentes surfistas. Vestidos como ninjas, do dedo do pé à ponta da orelha, eles entram na água para enfrentar as ondas que não param de chegar. Isso sim é amor ao esporte!

Caminhando até a água do mar em praia de Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Voltando em direção à Tofino, já fora do parque, chegamos à praia mais famosa da região, Chesterman. Muitas casonas e pousadas na beira da praia garante um movimento quase constante na areia, andarilhos e corredores levando seus cães para um passeio. Todos vestidos para se proteger do vento e poder aproveitar aquele lindo visual. Andando na praia, lembrei-me muito da minha especial ilha do Mel, em dia nublado. Só mesmo a temperatura da água para me lembrar que estamos mesmo é em outra ilha, “um pouco” mais ao norte...

Entrando no mar gelado vestida como uma ninja, em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Mar com muitas ondas em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Voltamos então para nossa movimentada e aconchegante sala de estar, no Hostel. Amanhã, na data que é especial para mim desde que me lembro por gente, há 40 anos, deixamos a pacífica Tofino para trás e rumamos ao sul da ilha, para a cosmopolita Victoria, a capital da Columbia Britânica. Não faltarão bons restaurantes para celebrarmos o 11 de Outubro!

Dia nublado e frio na bela Chesterman Beach, em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Canadá, Tofino, Praia, trilha, Parque, British Columbia

Post anterior Delicioso passeio de caiaque nas águas tranquilas e geladas de Tofino, na costa oeste da Vancouver Island, na Columbia Britânica.no Canadá

Caiaque em Tofino

Post seguinte Enorme tronco caído de cedro Vermelho faz ponte natural em trilha do Pacific Rim Nat. Park, na região de Tofino, na British Columbia, no Canadá

Aniversário Entre Gigantes

Blog da Ana Surfista e seu cachorro enfrentam as águas geladas de praia em Tofino, na costa oeste de Vancouver Island, litoral da British Columbia, oeste do Canadá

Tofino: Surfe, Trilhas e Canoagem!