0 Entre Moreré e Morro - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Entre Moreré e Morro - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Entre Moreré e Morro

Brasil, Bahia, Morro de São Paulo, Moreré (Boipeba)

Caminhada na praia entre Moreré e a praia da Barra, na Ilha de Boipeba - BA

Domingo é dia de campeonato de futebol em Moreré. Vem gente e time de todos os vilarejos da Ilha de Boipeba para o grande evento. Os jogos tem de acontecer durante a maré baixa, claro. Mesmo aí, o campo é cheio de poças, o que torna as partidas mais pegadas, mais viris, já que a bola não corre muito. Ao redor do campo, uma animada torcida feminina e de crianças. E uns poucos turistas também, observando o espetáculo.

Jogo de futebol na maré seca em Moreré, na Ilha de Boipeba - BA

Foi nesse clima que deixamos Moreré, depois de nos despedirmos do Tony e da Suzanne, o casal inglês da pousada. Foi muito gostoso mesmo ter ficado na Mangueira, no seu grande quarto e vasta varanda, tudo no meio de jardins agradáveis.

Despedida da Suzanne, da Pousada Mangueira, em Moreré, na Ilha de Boipeba - BA

Aproveitamos a maré baixa para poder caminhar pela praia até a praia do Pontal da Barra, já em Velha Boipeba. De lá é bem fácil arrumar condução para Morro de São Paulo, na vizinha ilha de Tinharé.

Pausa para descanso na sombra, na caminhada entre Moreré e a praia da Barra, na Ilha de Boipeba - BA

A caminhada é absolutamente maravilhosa, visual de encher os olhos, principalmente com o céu azul como estava hoje contrastando com o mar verde esmeralda. Apesar de ser um domingo de sol, as praias são completamente desertas. É estranho pensar que apesar deste litoral ter sido um dos primeiros a ser ocupado (a vila de Boipeba é do séc XVI), ainda é tão isolado. Sorte nossa!

Atravessando o rio entre Moreré e Cuiera, na Ilha de Boipeba - BA

Ao chegar no Pontal da Barra, aquele choque de civilzação. Vários barzinhos na beira d'água entupidos de gente que veio passar o dia. De novo, aquela dúvida: como pode um lugar tão cheio praticamente do lado de outro que é maravilhoso e deserto? É, como diria um amigo, "cada um, cada um..."

Trecho da trilha entre as praias da Cuiera e da Barra, na Ilha de Boipeba - BA

Na "civilização" foi fácil encontrar um barco pois várias daquelas pessoas apinhadas por ali tinham vindo de Morro num passeio que inclua o almoço em Boipeba. Entramos no barco e pegamos a segunda parte do passeio. A primeira parada foi em Canasvieiras, onde bares flutuantes sobrevivem desses passeios vindos de Morro de S. Paulo. Servem ostras deliciosas, além de cerveja e coco gelados. Eu e a Ana aproveitamos para nos refrescar no mar, que ali já tem cara de rio.

Igreja jesuíta em Cairu - BA

De lá seguimos para a pequena Cairu, cidade histórica sede do arquipélago que compreende as Ilhas de Boipeba e Tinharém, entre outras. Cairu já foi mais importante que Valença, há algumas centenas de anos atrás. Tem uma grande igreja jesuíta e também um bonito mosteiro franciscano (sou super curioso sobre a rivalidade entre essas duas ordens, no início da colonização do Brasil...). Visitamos o mosteiro e, na saída, um simpático e quase octagenário monge veio falar conosco. Por algum motivo, achou que precisássemos de uma benção especial, nos fez dar as mãos, fechar os olhos e fazer algum pedido enquanto ele nos benzia. Foi muito jóia! Depois, olhou para nós, percebeu que a Ana é a ciumenta do casal, disse que entendia o porquê. Ainda falou que, apesar de eu querer uma menininha, o primeiro filho seria menino. Acertou duas vezes!

Entre as Nossas Senhoras, no mosteiro franciscano em Cairu - BA

Após esse momento místico, embarcamos de novo, dessa vez diretamente para Morro. A chegada na cidade está super estilosa, um grande cais ao lado de um penhasco e um mar azul, grande, revolto. Dá até um ar de costa italiana. Ou grega. Aqui chega gente do mundo inteiro e acho que todos se impressionam com essa primeira vista.

Chegando em Morro de São Paulo - BA

Pagamos a taxa de entrada de dez reais, subimos o morro e descemos do lado de lá, em direção às praias e pousadas. Viemos direto para a Porto dos Milagres, onde encontramos os amigos mineros lá de Barra Grande. Atualizamos a internet, tomamos umas caiprinhas e jantamos juntos. Depois, um passeio rápido pela Segunda Praia, local do agito, e fomos todos dormir. Amanhã será um longo e belo dia...