0 Encontro Familiar em Chicago - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Encontro Familiar em Chicago - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Encontro Familiar em Chicago

Estados Unidos, Illinois, Chicago

Com o Tio Célio e os sobrinhos Lari e André, no parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Chegamos ontem numa verdadeira “selva de pedra”, a terceira maior cidade dos Estados Unidos. Estou falando de Chicago, conhecida no cinema pelos filmes de Al Capone, o mais famoso e temido chefão da máfia. Chicago, claro, é muito mais do que isso, cidade gelada no inverno, mas muito simpática no verão, na beira do lago Michigan, arquitetura de cair o queixo e uma personalidade própria, que nada fica a dever à Nova Iorque ou Los Angeles.

Chegando à Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

A skyline de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Chegando pela autoestrada que vem do sul, de bem longe já estávamos impressionados com a skyline imponente da cidade. Não é por menos: alguns dos maiores arranha-céus do país estão lá, inclusive o maior deles, a antiga Sears Tower, rebatizada de Willis Tower, que era mais alta, inclusive, que as finadas Torres Gêmeas do WTC.

Devorando uma pizza estilo de Chicago, (Illinois, nos Estados Unidos)

Uma legítima pizza de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Graças à classe da Ana no PriceLine, já fomos diretamente para o nosso hotel, estrategicamente posicionado bem na confluência dos dois rios que cruzam a cidade. Muitíssimo bem instalados e a Fiona deixada em um dos caros estacionamentos da cidade, seguimos diretamente para uma das especialidades culinárias locais, a famosa “pizza de Chicago”, que mais parece uma torta, de tanto recheio.

Passeando pela orla do rio em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Agora de barriga bem cheia, saímos a caminhar por entre aqueles prédios altíssimos e estilosos. Chicago foi fundada por franceses, um entreposto comercial na rota entre os Grandes Lagos e New Orleans, através do rio Mississipi. Pelos próximos 150 anos, toda a região foi arduamente disputada entre franceses, ingleses, diversas nações indígenas e, finalmente, americanos, que consolidaram sua supremacia na parte sul dos Grandes lagos após a Guerra de 1812. Foi só a partir daí e, principalmente depois do advento das estradas de ferro, que Chicago ganhou importância.

Caminhando pelas movimentadas ruas de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Já como uma importante cidade, Chicago foi parcialmente destruída pelo grande incêndio de 1871. Na reconstrução, o uso de madeira foi largamente substituído por pedra e aço e é dessa época a construção do pai de todos os arranha-céus americanos, um edifício de 10 andares. A moda pegou, enormes prédios foram sendo levantados, culminando com a construção do maior prédio do mundo, o Willis Tower (para mim, será sempre o Sears Tower!), com 108 andares, um século mais tarde depois do primeiro arranha-céu. Foi apenas na virada do milênio que o prédio perdeu sua primazia mundial, mas continua o mais alto do continente até hoje.

O metrô aéreo de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Outro capítulo importante na história da cidade se deu nas décadas de 20 e 30. Com a introdução da Lei Seca, o crime organizado da cidade fez fortunas importando ilegalmente bebidas alcoólicas do vizinho Canadá. O mais famoso chefe dos criminosos, até porque mandou matar todos os seus concorrentes, foi Al Capone. Tivesse ele pago todos seus impostos em dia, não teria ido parar na prisão e continuaria a comandar seu império...

Admirando a skyline de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Local para relaxamento e descanso dos pés, no parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Nós caminhamos pelas ruas do centro de Chicago, admirando sua bela arquitetura até chegar ao Millenium Park, o mais popular da cidade. Aí tínhamos um encontro marcado com a Silvia, prima da Ana que mora em Milwaukee, mas que estava na cidade passeando com seus pais, o Tio Celio e a Tia Clari. Os dois estão nos Estados Unidos visitando a filha e os netos, a Lari e o André. Os cinco estavam passando o dia em Chicago e, por telefone, marcamos o encontro bem embaixo do “feijão”, a famosa obra de arte de metal em forma de um grão de feijão gigante, alegria constante de turistas com suas máquinas fotográficas.

O 'feijão', marca registrada de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

O "feijão", marca registrada de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Os estranhos efeitos do reflexo embaixo do 'feijão', no parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Os estranhos efeitos do reflexo embaixo do "feijão", no parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Dito e feito, também eu e a Ana nos divertimos por lá, fotografando e brincando com nossos reflexos distorcidos na superfície côncava e convexa do mais famoso grão de feijão do mundo. A brincadeira só terminou quando a Silvia apareceu, com seus pais e seus filhos. Foi muito legal tê-los reencontrado aqui, depois de três anos sem vê-los. A última vez tinha sido lá no Água Verde, bairro tradicional de Curitiba, onde Tio Cèlio e Tia Clari tem a sua casa.

Brincando com o reflexo distorcido, no 'feijão' do parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Brincando com o reflexo distorcido, no "feijão" do parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Encontro com Tio Célio e Tia Clari em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Depois da alegria do reencontro, seguimos todos para outro ponto famoso do parque, a fonte moderna entre duas telas gigantes onde enormes rostos de pessoas são retratados, cuspindo água para a alegria das crianças, pelo menos nesses dias quentes de verão. A Lari e o André tinham trazido suas roupas de banho e logo se juntaram às outras crianças, correndo pela área da fonte e tomando banho da “cachoeira” que saía da boca das pessoas retratadas nas telas.

Tia Clari com os netos Larissa e André, no parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Encontro com o Tio Célio, Tia Clari e a Silvia, prima da Ana, no parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

De lá, agora tendo a Silvia como guia (ele conhece muito bem a cidade), seguimos caminhando pela Michigan Avenue (a 5ª Avenida de Chicago) até as quadras das lojas chiques e para uma sorveteria bem gostosa. Aí nos despedimos, eles de volta à Milwaukee e nós para o nosso hotel. Ficou a promessa de visitarmos a casa da Silvia e do Marcelo (o marido dela) dois dias depois (amanhã).

Alegria pura para o André e a Lari na  fonte do parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Alegria pura para o André e a Lari na fonte do parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

A Lari toma banho na fonte do parque Millenium, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

O dia de hoje foi de praia, conforme relatei no post anterior. Depois do delicioso mergulho no Lago Michigan e do almoço tardio numa Cheese Cake Factory, nós subimos no terceiro prédio mais alto da cidade, o John Hamcock Tower. Apesar de ser um pouco mais baixo que a Willis Tower, a vista que temos do bar no seu 95º andar é mais bonita, pois o prédio está bem na beira do lago.

Atacando o sorvete da Koop's, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

A iluminação noturna de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos

Subir até lá e tomar um drinque é um dos programas prediletos, tanto de turistas como das pessoas locais. Também, com as grandes janelas de vidro e uma vista de 360 graus, quem não iria gostar? A gente achou uma mesinha bem estratégica, investimos num delicioso whisky e ficamos ali, a bebericar e observar o entardecer e as luzes da cidade acenderem sob os nossos pés. Fim de tarde e início de noite fantásticos, coisa de gente bacana, hehehe!

Vista da cidade do alto da John Hancock Tower, em Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos

Um drinque nas alturas, no alto da John Hancock Tower, em Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos

Amanhã, vamos então dar um tempo nas nossas explorações da Windy City (apelido de Chicago) e viajar até Milwaukee, já no estado de Wisconsin, mas também na beira do Lake Michigan. Tem um churrasco nos esperando por lá, obaaa! Voltamos de noite e teremos outro dia aqui em Chicago. Outro dia e outra noite, pois ainda queremos “vivenciar” o famoso blues da cidade. Pois é, mal começamos a arranhar tudo o que essa magnífica cidade tem a oferecer...

As luzes da cidade se acendem, vistas do alto da John Hancock Tower, em Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos

Estados Unidos, Illinois, Chicago, história

Post anterior Admirando orla do lago Michigan, em Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos

Os Grandes Lagos e o Dilúvio

Post seguinte Toda a família sai de bicicleta pela orla do lago Michigan, em Milwaukee, em Wisconsin, nos Estados Unidos

Um Dia em Família

Blog da Ana Nadando no lago Michigan, em Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos