0 Em Natal - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Em Natal

Brasil, Rio Grande Do Norte, Natal

Chegando na praia de Ponta Negra, em Natal - RN

Chegamos em Natal ontem de noite e a primeira árdua tarefa foi encontrar um lugar para ficar. Na primeira vez que aqui estive, em 93, o lugar onde os turistas ficavam era a Praia dos Artistas. Era uma outra Natal. Ponta Negra já era uma praia frequentada, mas com apenas poucos hoteis, caros demais para um estudante "pobresito". Na segunda, vim num pacotão da CVC (pois é, até eu!) que incluía Noronha e Natal no mesmo programa. Não façam isso! Vindo de Noronha, Natal fica completamente ofuscada! Estávamos em 96 e a CVC já nos colocou num hotel em Ponta Negra. Era um lugar razoavelmente tranquilo.

O Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, em Natal - RN

Finalmente, estive aqui em 2000, pela última vez. Nessa época, a grande maioria das pessoas já ficava em Ponta Negra. Mas a vida noturna ainda se dava na Praia dos Artistas. Bons restaurantes, bares simpáticos. Agora, onze anos mais tarde, a cidade "se mudou" para Ponta Negra. Ouço que, quando o sol se põe, o centro "morre". Enquanto isso, Ponta Negra ferve. Pois bem, aqui chegamos, em pleno verão. São centenas de pousadas e hoteis. Literalmente. Ruas abarrotadas de acomodações, acomodações abarrotadas de turistas. Quanto mais perto da praia, mais caro e mais difícil de achar vagas. Depois de muita procura, tínhamos achado hoteis com vagas para esta noite, e outros com vagas para as noites seguintes. Não teve remédio: seguindo recomendação deles próprios, garantimos o pernoite de hoje num lugar e as noites seguintes em outro, na mesma rua, quarteirões diferentes.

Praia de Ponta Negra lotada, em Natal - RN

Hoje cedo, fomos passear em Ponta Negra. O céu e o mar estavam maravilhosos. Deu até uma certa dor na consciência, sabendo da chuvarada e tragédias no sudeste. A praia, como era bem previsível, estava lotada, coisa que, de certa forma, nos faz sentir no lugar errado. É, estamos muito mal acostumados...

Chegando no Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, em Natal - RN

Com ou sem gente, a praia continua linda. Caminhamos até o Morro do Careca, a enorme duna no canto da praia. Das outras três vezes que aqui estive, tive o prazer de subi-la e me jogar lá de cima, seja em louca disparada, seja praticando o "skibunda". Com dezenas de milhares de pessoas fazendo a mesma coisa, a duna estava desmanchando. Não teve remédio: ela foi interditada! Está mais bela, agora. Mas dá uma vontade....

Morro do Careca, praia de Ponta Negra, em Natal - RN

Praia de Ponta Negra, em Natal - RN

De tarde, fomos saciar uma vontade que há muito nos perseguia: comer numa boa churrascaria. Enquanto lidávamos com nossos instintos carnívoros, a Fiona tomava um merecido banho. Ficou limpinha, praticamente nova! A gente até se empolgou e completamos o mapa da viagem na sua porta. Havia já um bom tempo que não atualizávamos os "pontinhos verdes" que, supostamente marcam os lugares por onde já passamos.

Banho na caçamba da Fiona, em Natal - RN

Por falar nisso, amanhã deverá haver nova atualização, pois vamos fazer um bate-volta à Pirangi, local de belas praias e do maior cajueiro do mundo, um monstro que ocupa todo um quarteirão. E olha que é um quarteirão grande!

Mapa da viagem na Fiona atualizado (em Natal) - RN

Brasil, Rio Grande Do Norte, Natal,

Post anterior Escalando a primeira metade da Pedra do Lagarto, na região de Passa e Fica - RN