0 Do Rosa Para a Ferrugem - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Do Rosa Para a Ferrugem - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Do Rosa Para a Ferrugem

Brasil, Santa Catarina, Garopaba

A Ana é a única pessoa na Praia Vermelha, no nosso caminho entre a Praia do Rosa e a Praia da Ferrugem, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Havia um programa aqui na região de Garopaba que eu não queria deixar de fazer. Em honra aos meus velhos tempos por aqui, tinha de fazer a caminhada entre as duas praias mais conhecidas e concorridas dessas redondezas, a Praia do Rosa e a Praia da Ferrugem. São cerca de oito quilômetros em que se passa por praias, campos, matas e dunas, paisagem diversificada e espetacular ao longo de todo o caminho. E o melhor de tudo: longe das multidões.

Caminhando no pequeno canal que liga a lagoa ao mar, na Praia do Rosa, litoral sul de Santa Catarina

A primeira tentativa foi ontem, dia 9, mas São Pedro não estava colaborando. Assim, só seguimos até a Praia Vermelha, aqui do lado do Rosa. Foi só o aperitivo para hoje, além de podermos fazer um pouco de exercício também. Os dedos cruzados durante a noite funcionaram e o dia amanheceu bem mais firme hoje cedo. Então, sem dar chance para o azar, tratamos logo de partir.

Turistas se refrescam na Lagoa do Meio, na Praia do Rosa, litoral sul de Santa Catarina

Mapa da região da Praia do Rosa mostrando as trilhas para Ibiraquera (Imbituba) e Praia da Ferrugem (Garopaba), no sul de Santa Catarina

Nossa caminhada começou com a descida até a praia, uns quinhentos metros por entre a pousada mais antiga e tradicional da Praia do Rosa. Não muito tempo atrás, seus proprietários se separaram e resolveram por bem separar a pousada também, uma de cada lado. No meio, a nossa simpática trilha de acesso à Praia do Rosa, um belo atalho que nos evita ter de descer pela estrada empoeirada que usam os carros.

Caminhando para a Praia vermelha, no caminho entre a Praia do Rosa (Imbituba) e a Praia da Ferrugem (Garopaba), no litoral sul de Santa Catarina

Chegamos à praia ao lado da Lagoa do Meio. Num dia ensolarado como hoje, impossível resistir a um bom mergulho. Mas não nos enrolamos muito não, pois tínhamos muito chão pela frente. A começar por toda a praia até o costão que delimita sua parte norte. É aí que começa a trilha que vai nos levar até a Ferrugem.

Chegando à deserta Praia Vermelha, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Temos de vencer um morro que é, na verdade, uma pequena península. Do lado de lá, a deserta praia Vermelha. Antigamente havia um caminho direto, subindo e descendo o morro do lado de lá na sua parte mais estreita. Mas tínhamos de passar no meio de uma propriedade particular. O dono achou por bem fazer e manter um novo caminho, que circunda a península, sempre mais próximo da água. A trilha ficou mais longa, sem dúvida, mas muito mais agradável também. Além disso, é muito bem conservada e sinalizada. Passamos por mirantes e até por uma mata até descer do lado de lá e chegar à praia Vermelha.

Trilha entre a Praia Vermelha e a Praia do Ouvidor, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

O único acesso a esta praia, a não ser que você seja amigo da família que tem a fazenda na região, é a pé. A consequência disso é que a praia está sempre vazia, parecido com o que deveria ser há uns 500 anos, exceto pela bela casa em uma de suas encostas. Hoje a atravessamos sem encontrar absolutamente ninguém; Tão perto do Rosa e tão deserta, é até difícil de acreditar.

Habitação de pescador no caminho entre a Praia Vermelha e a Praia do Ouvidor, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Praia do Ouvidor, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Ao final da praia Vermelha, subimos nova encosta. A trilha continua muito bem conservada e sinalizada, agradecimentos ao dono da fazenda! Novamente, ao invés de seguirmos pela direção mais curta, a trilha dá a volta na península. Dessa vez é um caminho mais longo, pois a península é maior. Do lado de lá, chegamos à praia do Ouvidor. A praia também é protegida e quase não há construções. Mas carros podem chegar até aqui. Há um bar e algumas pessoas acampando. O dono do bar foi recentemente premiado no programa do Hulk. Acho que foi naquele “Lata Velha”. Sujeito simpático e feliz!

Trilha entre a Praia do Ouvidor e a Praia da Ferrugem, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Ao final da praia, temos de subir uma nova encosta. Aqui começa o trecho mais longo longe das praias. E como a conservação da trilha passa a ser pública, é fácil perceber que o caminho se deteriora bastante. Mas nada que não possa ser seguido. Cruzamos alguns pastos e áreas de vegetação um pouco mais alta, temos de escolher o caminho em duas ou três bifurcações não sinalizadas (acho que todos eles levam a Roma!) até que, num ponto mais alto, finalmente avistamos o perfil familiar da Praia da Ferrugem.

Felizes ao avistar pela primeira vez, ao longe, a Praia da Ferrugem, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Chegando à Praia da Ferrugem em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Agora, é só descer pelas dunas fixas cobertas de vegetação e chegar à praia da Barra. A partir daí, já com o pé na areia e na água, seguimos tranquilamente até o grande sambaqui que marca o fim da praia da Barra e início da Ferrugem. Mais de 15 anos depois, eu estava de volta à praia que tanto marcou minha vida nos anos 90. Viva a Ferrugem!

Chegando à praia da Ferrugem, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Bicicleta estacionada na praia da Ferrugem, Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Pescadores na praia da Ferrugem, Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Deixamos para subir no sambaqui no caminho de volta e seguimos diretamente ao fim da praia (ou começo, dependendo do lugar onde você entro nela!). É ali que estão os bares e o movimento da praia. Nesses dias pós-carnaval, estava bem vazio e tranquilo. O tempo já tinha virado um pouco também, o vento fresco desanimando as pessoas a ficar na praia.

Chegando à praia da Ferrugem, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Caminhando na praia da Ferrugem, Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Depois da trilha, merecido descanso em bar na praia da Ferrugem, Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Achamos um bom bar, pé na areia, e nos embebedamos de água. Depois, um mergulho simbólico e estávamos prontos para o caminho de volta. Agora sim subimos no sambaqui que, aos olhos mais desavisados, parece mais uma formação natural. Pode até ser, mas foi bastante “engordada” ao longo de milênios com a acumulação de conchas deixadas pelos indígenas que aqui moravam. Hoje está tudo embaixo de vegetação e pequenas trilhas nos levam até o alto de onde temos uma visão privilegiada da Ferrugem querida, da praia da Barra e de toda a região. Lá no alto, pude fazer minhas homenagens, não só so povos que aqui viveram há tanto tempo atrás, mas também às minhas próprias lembranças daqui, já com duas décadas de idade. Nossa... como o tempo passa!

O famoso sambaqui no meio da praia da Ferrugem, Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Praia da Ferrugem, a mais famosa de  Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Praia da Ferrugem, a mais famosa de Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina

Pois é... e ele estava passando. Então, tratamos de retomar nosso caminho. Subindo as dunas fixas, seguimos por outras bifurcações dessa vez. Queríamos chegar até o ponto mais alto delas, para poder aproveitar o visual. Ali do alto, vê-se até as lagoas mais distantes, inclusive a Lagoa da Garopaba, que espreme a Ferrugem contra o mar.

Já descendo do lado de lá, reencontramos nosso caminho e por ele seguimos até o Rosa, passando novamente no Ouvidor e na Praia Vermelha. De volta à nossa praia, mais um banho de lagoa merecido. Já era o fim do dia e estávamos felizes com tudo o que tínhamos feito. Só faltava um jantar de celebração. Antes dele, uma última caipirinha no nosso bar preferido na beira da praia. Amanhã seguimos viagem, mas tem muita praia pela frente...

Nosso bar preferido em frente à Praia do Rosa, litoral sul de Santa Catarina

Brasil, Santa Catarina, Garopaba, Praia, trilha, Imbituba, Praia do Rosa, Praia da Ferrugem

Post anterior Praia central de Garopaba, litoral sul de Santa Catarina

Garopaba e a Praia do Rosa

Post seguinte Caminhando nas dunas de Siriú, em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina