0 Diamantina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Diamantina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Diamantina

Brasil, Minas Gerais, Diamantina

Boteco em Diamantina - MG

Aconselhados pelo Tinho, seguimos para Diamantina por um caminho alternativo, próprio para carros altos com tração. Através de uma estrada sobe-desce vales, passamos pelo alto da Serra do Espinhaço, com belas paisagens de campos, flores e muitas formações rochosas. Por fim, chegamos a Biribiri,uma vila particular, criada e mantida por uma indústria têxtil. Hoje, ela é um museu, toda a vila. Mas, no seu auge, tinha mais de 600 moradores, todos trabalhadores e familiares da tal indústria, com padaria, barbearia, igreja, escola, etc...

Ipê na Serra do Espinhaço - MG

De lá, ainda fomos nos refrescar em duas cachoeiras antes de seguir para a cidade. Nos fins de semana, essas cachoeiras atraem muita gente de Diamantina. Mas, como chegamos cedinho, não havia movimento nenhum. cachoeira dos Cristais e Cachoeira do Sentinela, são os nomes. Quando fomos embora, os carros da cidade começavam a chegar.

Cachoeira dos Cristais, próxima à Diamantina - MG

A cidade estava cheia, sábado de seresta. Muitos grupos de turistas vindos de cidades vizinhas e BH para aproveitar o tradicional evento. As ruas estreitas do centro, com o movimento de turistas não favorecia muito o deslocamento da nossa ogra Fiona. As pousadas também estavam cheias. Por telefone, achamos uma, a Gameleira, muito bem localizada. Simples, mas charmosa, com um pé direito bem alto, deixamos a Fiona por lá e saímos à pé mesmo, muito mais prático.

Igreja em Diamantina - MG

Primeiro, um almoço de petiscos num dos botecos charmosos do centro da cidade. Depois, uma caminhada pelas igrejas e a casa de JK. Sempre simpatizei com Juscelino e agora que conheci sua casa, mais ainda. Vida simples e regrada, simpatia estampada no rosto, saiu de Diamantina para mudar o Brasil. Muito estudo e trabalho. Que diferença dele para nosso sapo barbudo...

Subindo ladeira em Diamantina - MG

Gostaria de ter mais tempo para ler sobre seus últimos 10 anos de vida, período em que esteve com os direitos políticos cassados pelos militares, e sobre seu estranhíssimo acidente, justo quando poderia retornar à vida pública. Duvido que Tancredo tivesse alguma chance contra ele...

A casa de JK em Diamantina - MG

De noite, mais um passeio pelo centrinho movimentado, os seresteiros fazendo a festa dos grupos de turistas de terceira idade, muitos deles vestidos à carater.

Amanhã, vamos conhecer a casa de outra cidadã famosa da cidade, Chica da Silva. E depois, seguir para Milho Verde, uma pequena cidade cuja simpatia já começa pelo nome.