0 De Santo André à Ilhéus - Blog do Rodrigo - 1000 dias

De Santo André à Ilhéus

Brasil, Bahia, Santo André, Ilhéus

Pousada Jacumã, em Santo André - BA

Poucas situações nos fazem sentir mais saudáveis que comer um café da manhã baseado em frutas, em frente ao oceano, depois de já ter tomado banho de mar e se refrescado num chuveiro de água doce. Foi o que fizemos hoje, muito bem instalados na charmosa Pousada Jacumã, em Santo André.

Voltando do banho de mar para o café da manhã, em Santo André - BA

O tempo variava entre o mormaço e o nublado e a gente ligou para as amigas cariocas, ainda em Ajuda, e pilhamos elas para que viessem nos encontrar novamente. Nosso plano era seguir viagem até Ilhéus, cerca de 250 km ao norte, mas resolvemos esperá-las na pousada, para uma derradeira despedida acompanhada de uma derradeira caipirinha. Elas vieram e foi ótimo revê-las mais uma vez. A próxima, quando e onde será?

Mais uma despedida da Ana, Gracie e Luciana, dsta vez em Santo André - BA

Acabamos partindo perto das duas da tarde, tristes por não ficar mais alguns dias. Santo André é uma pacata vila de ruas de terra, pousadas e ateliês charmosos, espremida entre o rio e o mar. Fora os meses de janeiro e fevereiro, a vila é bem tranquila, muito mais calma que Trancoso e Ajuda. O rio é largo, com um rico mangue à sua volta. É possível fazer passeios de escuna ou chalana rio acima, mas a disputa será grande com os animados pacoteiros que vêm diariamente de Porto Seguro, para também fazer o passeio. Para quem gosta, alguns desses barcos tem até animadores de festa, que não deixam o pique cair, mesmo com o céu desabando como estava quando viemos ontem de balsa e cruzamos com uma chalana.

Mangue em Santo André - BA

Uma estrada de terra cruzando gigantescas plantações de eucalipto e também a enorme fábrica da Veracel nos levou até a BR-101 e de lá para Itabuna e Ilhéus, onde chegamos já no escuro. Aqui, viemos nos instalar bem na praça da catedral e do bar Vesúvio, famoso por ser o cenário da paixão de Gabriela e do Turco Nacib no romance de Jorge Amado. E foi lá que jantamos. Infelizmente, a Sonia Braga dos anos 70 não apareceu...

Rua em Santo André - BA

Amanhã, finalmente, a Ana vai conseguir ir a um médico para examinar o ouvido. Ele parou de doer, mas continua entupido. Depois, seguimos para Itacaré. Ainda tem muito litoral pela frente...