0 Daniel Boone, Asheville e os Moicanos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Daniel Boone, Asheville e os Moicanos

Estados Unidos, North Carolina, Asheville

A bela igreja metodista de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Saímos do Mammoth Cave National Park, no Kentucky, em direção à Carolina do Norte. Queríamos chegar até uma estrada chamada Blue Ridge Parkway, a mais conhecida estrada cênica do país. É um caminho que percorre boa parte dos Apalaches, a cadeia de montanhas paralela à costa do Atlântico e que serviu, durante mais de um século, como uma barreira natural à colonização branca do interior do continente.

A pomposa arquitetura do centro histórico de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Tanto lemos e ouvimos falar dessa estrada e de suas belezas que foi por ela que decidimos subir a costa leste dos Estados Unidos. Certamente, não é o caminho mais rápido, pois a estrada é estreita e cheia de curvas. Mas a ideia ali não é a da velocidade, mas exatamente a de ter tempo de admirar uma das regiões mais belas do país, montanhosa, cheia de florestas e vales, repleta de parques e pequenas cidades charmosas.

Caminhando pelo centro histórico de  Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Caminhando pelo centro histórico de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Certamente vou falar muito da estrada e de sua história nos próximos posts, pois vamos passar uns cinco dias percorrendo e explorando a região, entre os estados da Carolina do Norte e da Virginia. E já começamos isso ontem, viajando até a cidade de Asheville, a mais conhecida cidade na rota.

A bela igreja metodista de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

No caminho, entre vales e montanhas cobertas por florestas, passamos pelo território inicialmente desbravado por um certo Daniel Boone. Os mais velhos certamente se lembrarão de um enlatado americano que passava nas nossas TVs na década de 70, contando as histórias e lendas dessa personagem que realmente existiu. Com seu chapéu de pele de castor e sua machadinha, Boone criou fama de desbravador, numa época em que todo o território a oeste dos Apalaches era território indígena. Abriu rotas, fundou cidades e, enfim, encarnou o espírito americano da conquista do oeste, numa época (final do século XVIII) em que “oeste” ainda significava Kentucky e Tennessee, e não Texas ou Arizona.

Clip de abertura do seriado "Daniel Boone"

Eu era pequeno na época dessa série de TV, mas nunca me esqueci da música e da abertura de cada episódio. Graças ao YouTube, pude dar boas risadas revendo isso, depois de me emocionar na estrada vendo placas e sinais de onde teria passado e vivido Daniel Boone. Mas me lembro muito bem de um outro filme, que ainda hoje me emociona, principalmente na sua antológica cena final: “O Último dos Moicanos”. Pois é, tanto o filme como a história se passam por aqui, nos Apalaches. É a mesma época de Daniel Boone, e a linda fotografia do filme até lhe valeu um Oscar. Boa parte filmada nas cercanias de Asheville, a cidade onde chegamos ontem e passamos o dia de hoje.

A emocionante cena final do filme "O Último dos Moicanos", filmado nos Apalaches

Descubro agora que, assim como Boone, os moicanos também existiram. Mas, ao contrário do que afirma o livro e o filme, eles nunca foram extintos. Ao contrário, estão aí até hoje, embora tenham sido deslocados mais para oeste. Aliados dos americanos em suas guerras contra os franceses, ainda na época de colônia, e também contra os ingleses, na guerra de independência, acabaram se dando mal, traídos pelos “amigos”. Mas, felizmente, não chegaram a desaparecer...

A catedral católica de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Com moicanos e Boone na cabeça, passamos o dia de hoje explorando a simpática Asheville, cidade que figura em vários rankings de melhores lugares para se viver nos Estados Unidos. Para quem gosta de música, boa comida e linda arquitetura, isso é certamente verdade!

Deliciosa e apimentada comida mexicana requintada, em Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Driblando a chuva que teimava em cair, caminhamos por suas ruas, admiramos o prédio neoclássico da prefeitura e as pomposas edificações das igrejas católica e metodista. Esbaldamo-nos num restaurante de cozinha mexicana refinada e depois, uma suculenta sobremesa em casa especializada.

Uma das milhares de cervejas artesanais americanas, em Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

De noite, entre diversos pubs com boa música, escolhemos um em que havia uma jam session. Pessoas se alternavam no palco, sem nenhum tipo de ensaio, muitas vezes sem se conhecer, formando bandas ou grupos de até sete pessoas. A música, típica da região, era o folk, músicos fazendo milagres com seu violinos, guitarras, baixos e outros instrumentos de corda. Um espetáculo! Enfim, depois desse dia gostoso por aqui, estamos prontos para pegar a estrada amanhã. E que estrada!

Balada com jam session com muita música Folk, em Asheville, na Carolina do Norte - EUA

Estados Unidos, North Carolina, Asheville, Apalaches, Blue Ridge Parkway

Post anterior Visitando a Mammoth Cave, a maior caverna do mundo, em Kentucky, nos Estados Unidos

A Maior Caverna do Mundo

Post seguinte Vista do Apalaches na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Blue Ridge Parkway

Blog da Ana A bela igreja metodista de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos