0 Da América para o Espaço - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Da América para o Espaço - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Da América para o Espaço

Estados Unidos, Flórida, Cape Canaveral

Hoje começou mais uma etapa da nossa volta pelos Estados Unidos. Temos até o dia 28 deste mês para chegar à Nova Iorque, de onde embarcamos para o Caribe mais uma vez. Da mesma maneira que quando cruzamos o país de oeste à leste, foi a Ana que montou nosso roteiro até a Big Apple. Passamos por Parques Nacionais, cidades históricas, a mais famosa estrada cênica do país, a capital dos Estados Unidos e pela maior caverna do mundo. Um roteiro bem diversificado, do jeito que gostamos! Como sempre, o roteiro é bem maleável também e temos bastante espaço para mudar de ideia e de caminho, hehehe! Só não podemos mudar o dia 28, pois já estamos de passagens compradas para Barbados.

Nosso roteiro planejado, de Miami à Nova Iorque

Pois bem, essa regra de que podemos sempre mudar de ideia já foi posta em prática hoje mesmo! A nossa ideia original era a de fazer uma longa viagem hoje e já chegar até Savannah, deixando a Flórida para trás. Mas tínhamos o plano B de parar antes, em St. Augustine, se ficássemos cansados ou saíssemos muito tarde.

Chegando ao Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA

Pois bem, não saímos tarde e nem estávamos particularmente cansados mas, quando passamos ao lado do Cabo Canaveral e do Kennedy Space Center, a vontade foi crescendo, crescendo e não resistimos. A Ana sabe que eu adoro essas coisas do espaço e começou a ler no guia tudo o que havia lá. Não demorou para me convencer...

Réplica de um ônibus espacial, no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA

Logo que chegamos, já pegamos um tour de ônibus pelo complexo que leva quase duas horas. Com isso, já selamos nosso destino de hoje: Savannah dançou e ganhamos mais um dia na Flórida, em St. Augustine. O ônibus nos leva primeiro ao redor do gigantesco hangar onde se montavam os foguetes Apolo e, mais recentemente, os Ônibus Espaciais, que acabaram de ser aposentados. As dimensões ali impressionam. Para mim, que já tinha acompanhado tantas vezes o processo de montagem dessas naves através de sites especializados, desde o prédio até o gigantesco veículo que leva os foguetes já montados até as bases de lançamento, a poucos quilômetros de distância, foi emocionante ver tudo de novo, só que ao vivo!

Gigantesco prédio de montagem de foguetes no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA. Apenas o quadrado azul da bandeira é do tamanho de uma quadra de basquete!

Depois, seguimos para uma das torres de observação. Dali se pode observar a vizinha Cabo Canaveral, a base da força aérea de onde também partem muitos foguetes. Entre eles o Falcon 9, que está para fazer história nas próximas semanas. Vai ser o primeiro foguete privado (se não explodir no caminho, claro!) a ir até a Estação Espacial e depois voltar uma cápsula para a Terra. Não é um voo tripulado ainda, mas será um passo gigantesco de tirar das mãos do Estado o monopólio tecnológico de ir e voltar do espaço. O passo seguinte será baratear custos para, em seguida, começar a tornar o acesso ao espaço algo menos impossível para pessoas normais. É o fiozinho de esperança que ainda tenho de, ainda durante a minha vida, ter a chance de ver a nossa linda Terra lá de cima. Conseguir enquadrar todo o continente americano, que estamos levando 1000dias para conhecer, em uma única foto, deve ser emocionante! Tenho certeza que esse é o destino da humanidade. Só não sei se terei tempo de fazer parte desse “destino”...

Sala de controle das Missões Apolo, que levaram o homem à Lua (no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA)

A parada seguinte do ônibus é a mais interessante: vamos até outro prédio onde há uma réplica do foguete Apolo, que levou o homem à Lua por várias vezes, há quarenta anos. Mas antes de ver o foguete, fomos levados a sala de controle real do voo da Apolo. Daí foi controlado o voo da Apolo 8, o primeiro voo tripulado a deixar a órbita terrestre e viajar até a Lua. Um filme ali mesmo na sala repassa todos os tensos momentos do lançamento, sons e vozes originais, assim como os mesmos computadores pré-históricos. Muito legal! Em seguida, quando já estamos bem no “clima”, abrem-se as portas e lá está a réplica do foguete Apollo, em tamanho real. Sabem fazer as coisas, esses americanos!

Motor de um foguete Apolo, em exposição no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA

Interessante também e ver a coleção de primeiras-páginas de jornais do mundo inteiro do dia seguinte da chegada do homem à Lua. Deve ter sido um evento e tanto! Imagina se fosse hoje, com CNN, internet, Facebook, Twitter, etc...

Jornais noticiam a chegada do homem à Lua! (Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA)

Outras exposições mostram os motores do ônibus espacial, as cápsulas lunares e até a réplica dos jipes que andaram na Lua. Para mim, que sempre adorei isso, foi magnífico ter estado lá. Sou um entusiasta da exploração espacial e não pensaria duas vezes se quisessem me lançar num foguete amanhã, desde que tivesse a passagem de volta também. O mais perto que posso fazer disso hoje é visitar um lugar como esse, onde objetos tão reais que podemos tocá-los (como uma pedra trazida da Lua) nos mostram que já estivemos lá. Um feito inigualável da engenhosidade humana.

As várias roupas de astronautas, em exposição no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA

Outro ponto alto dessa visita foi assistir ao filme em 3D do telescópio espacial Hubble. Acho que mesmo quem não é muito entusiasta dessas coisas não conseguiria deixar de se emocionar vendo o filme onde astronautas voam no espaço para consertar uma das mais perfeitas máquinas já criadas pelo homem. O resultado são imagens belíssimas da nossa galáxia e das outras, uma escala cósmica que faz a Terra parecer completamente insignificante, o que de fato ela é, no infinito do cosmo. A imagem 3D de um “berçário” de estrelas, rodeado por canyons de gases com dezenas de trilhões de quilômetros de extensão é particularmente impressionante e avassaladora.

Visita ao Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA

Bom, de volta ao nosso insignificante, mas maravilhoso planeta, ao incrível continente americano, à pequena península da Flórida, ainda sem ar depois de ver tudo o que já conseguimos fazer e ver pelo espaço, voltamos para nosso querido “foguete” particular, a Fiona, e seguimos caminho para St. Augustine. Ao deixar olhar para trás e ver Kennedy Space Center, tudo o que conseguia pensar era como deveria ser emocionante ver o lançamento de um foguete dali. Afinal, se quando estávamos a mais de 500 km de distância, em Turks e Caicos, conseguimos ver as luzes de um foguete que subia daqui, imagina aqui de perto. Um dia, um dia...

A Lua também faz parte da América! Pelo menos até os chineses chegarem lá...

Estados Unidos, Flórida, Cape Canaveral, lua, espaço

Post anterior Com o André e a Luiza, filhos do Marcelo e da Su, no apartamento em Key Biscayne, na Flórida - Estados Unidos

De Volta à Miami (Outra Vez!)

Post seguinte Comendo uma legítima feijoada brasileira em St Augustine, na Flórida - EUA

Brazilian Day!

Blog da Ana Representação do espaço sideral (Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, na Flórida - EUA)