0 Blue Ridge Parkway - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Blue Ridge Parkway

Estados Unidos, North Carolina, Blowing Rock, Virginia, Roanoke

Vista do Apalaches na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

No início da década de 30 os Estados Unidos viviam em plena depressão econômica. O crash da Bolsa de Nova Iorque levou o país (e o mundo!) ao fundo do poço, o desemprego atingindo mais de 25% da força de trabalho. Para sair do buraco, Roosevelt, o presidente, implementou o famoso “New Deal”.

A Blue Ridge Parkway, sempre na crista dos Apalaches, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Uma das facetas dessa nova política foi a implementação de enormes obras públicas por todo o país, especialmente aquelas que demandavam mais mão-de-obra. O salário não era dos melhores, muito pelo contrário, mas os trabalhadores também recebiam casa, comida e saúde durante os meses ou anos que durassem as obras, quase sempre bem longe do lar. Em nossa viagem pelos estados unidos, já tínhamos visto (e usufruído) de duas dessas obras: o Hoover Dam, na fronteira de Nevada e Arizona, e toda a trilha dentro da Mammoth Cave, a mais longa caverna do mundo, no Kentucky.

No Mount Mitchel, ponto mais alto da Blue Ridge Parkway e dos Apalaches, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Ontem e hoje, conhecemos uma terceira obra, a incrível Blue Ridge Parkway, uma estrada cênica de 400 milhas que liga dois parques nacionais: o Great Smoky Mountains e o Shenandoah, o primeiro na Carolina do Norte e o último na Virginia. Quase todo esse percurso belíssimo, sempre sobre a cordilheira do Apalaches, foi construído por dezenas de milhares de trabalhadores na década de 30, ficando pequenos trechos que foram completados nas décadas seguintes. O objetivo da construção da estrada, além de dar emprego a todas essas pessoas, nunca foi o de se criar uma via rápida de locomoção, mas o de criar uma gigantesca área de lazer e admiração da esplendorosa natureza da região.

Fazendo uma trilha pela mata na região da Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Tanto foi (e é!) assim que, além da estrada, também foram construídas dezenas de áreas de lazer, mirantes, trilhas que levam e cachoeiras e infraestrutura para campings e piqueniques ao longo de toda a rodovia. A velocidade máxima permitida nunca passa das 45 milhas por hora e são mesmo tantas curvas para fazer e paisagens para se admirar que raramente temos vontade de ultrapassar esse limite.

O belo cenário da cordilheira dos Apalaches ao longo da Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

O nome da estrada, “Blue Ridge”, vem do fato de estar sempre na crista dos Apalaches. E o “Blue”, bem, basta ver aquele mar de montanhas que se perdem no horizonte e que, de tão longe, ganham a tonalidade azulada; Um colírio para os olhos, especialmente para quem gosta de montanhas.

Pois bem, passamos os últimos dois dias viajando vagarosamente por essa estrada. Paramos em mirantes para fotografar, percorremos trilhas até cachoeiras próximas, fomos até o alto da maior montanha dos Apalaches, o Mount Mitchell, com pouco mais de 2 mil metros de altitude (o carro chega até bem pertinho!).

Muitos motociclistas na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Visitamos áreas de piquenique que já lotavam de famílias na década de 30 e antigas choupanas onde viveram os pioneiros da região, ainda no séc XIX. Na época, totalmente isolados, tinham uma vida completamente autônoma e autossustentável, deslocando-se para a vila mais próxima apenas para o culto de Domingo ou para a compra do mês do pouco que não conseguiam eles mesmos produzir. Para mim, fã incondicional dos livros de Laura Ingalls, foi emocionante ver uma casa parecida com a famosa “Uma Casa na Floresta” (só que a dela era nas florestas de Wisconsin), além do mesmo estilo de vida!

O café da manhã no nosso delicioso hotel em Blowing Rock, na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Em frente ao noso aconchegante hotel em Blowing Rock, na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Nossa primeira noite foi numa pequena cidade bem perto da estrada, chamada Blowing Rock. Aí encontramos um hotel super charmoso e aconchegante. Depois de tantos hotéis de rede, foi um refresco e tanto. Além disso, ficamos amigo do dono, o Jimmy. Apesar do tamanho pequeno, Blowing Rock é um destino muito procurado por quem quer uma vida saudável com ar puro, boa comida, friozinho e vinho. Já saiu em várias revistas. Enfim, é uma cidade requintada. Do lado do nosso hotel, ainda pegamos uma festa de fim de tarde, banda de Folk tocando a céu aberto e famílias dançando no gramado, pés descalços. Uma delícia!

Banda de folk anima festa ao ar livre em Blowing Rock, na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Muito movimento nos bares de Roanoke, na Virginia - EUA

Hoje chegamos à Virginia, onde as paisagens de montanhas são substituídas por paisagens de fazendas. Chegamos á “metrópole” regional Roanoke. Mais uma vez, ficamos surpresos como cidades que nunca tínhamos ouvido falar anteriormente tem uma vida intensa, cheia de restaurantes e galerias. O restaurante/bar em que fomos poderia ser em Nova Iorque ou Los Angeles, tanto pela qualidade da comida como pelo ambiente descolado. Muito legal!

Chegando à Virginia, nos Estados Unidos

Fazendas ao longo da Blue Ridge Parkway, na Virginia - Estados Unidos

Um último fato desses dois dias: depois de milhares de quilômetros acelerando nas estradas americanas, a polícia me parou pela primeira vez. Dez milhas acima do permitido e sem placas! Que beleza! Mas, o guarda foi simpaticíssimo conosco, adorou a história da viagem, gostou muito da Fiona e só disse para andarmos mais devagar! E ainda deu a dica de dormirmos em Roanoke. Cada vez mais simpatizo com esse país, hehehe!

Primavera na Blue Ridge Parkway, na Carolina do Norte - Estados Unidos

Estados Unidos, North Carolina, Blowing Rock, Virginia, Roanoke, história, Apalaches, Blue Ridge Parkway

Post anterior A bela igreja metodista de Asheville, na Carolina do Norte, Estados Unidos

Daniel Boone, Asheville e os Moicanos

Post seguinte A enorme ponte natural no Natural Bridge Park, na Virginia, nos Estados Unidos