0 Au Voir, Martinica - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Au Voir, Martinica

Santa Lúcia, Castries, Soufriere, Martinica, Fort-de-France, Saint-Pierre

Catedral de Fort-de-France, capital da Martinica

Hoje a Ana acordou animada para um banho de lama. A lama trazida lá do Desolation Valley, em Dominica. Então, aqui na Martinica, com lama da Dominica, na nossa última manhã antes de seguirmos para Santa Lucia, fomos pegar uma praia na frente do hotel, ela toda cinza, enlameada. As pessoas não entendiam nada, ver aquele estranho ser cruzando a estrada, hehehe.

Indo para a praia coberta de lama vulcânica, em St. Pierre, na Martinica

Bem, passamos uma hora por lá, nadamos e caminhamos e seguimos viagem para a capital, Fort-de-France, de onde parte o ferry para Santa Lucia.

Tomando sol com lama vulcânica, em praia de St. Pierre, na Martinica

A cidade, ou pelo menos o centro, fica completamente morto aos domingos. Nós caminhamos um pouco em frente ao Fort Saint Louis, que deu origem à cidade, atravessamos o parque La Savane e fomos ver e fotografar a catedral e o prédio da biblioteca, o principal marco arquitetônico da cidade.

Prédio da biblioteca, marco arquitetônico de Fort-de-France, capital da Martinica

Na verdade, há outro também, uma igreja que fica na parte alta da cidade, na periferia. Uma réplica em menor escala da Sacre Coeur de Paris. Tínhamos passado por lá na nossa viagem entre o sul e o norte da ilha, há dois dias.

A igreja Sacre Coeur de Balate, muito parecida com a original parisiense, na periferia de Fort-de-France, capital da Martinica

Interior da igreja Sacre Coeur de Balate, em Fort-de-France, na Martinica

Por fim, deixei a Ana muito bem instalada num dos poucos restaurantes abertos na cidade e segui para o aeroporto, para devolver o carro. Tudo porque, no Domingo, até as lojas de aluguel de carro estão fechadas no centro. Sem nenhum trânsito, pouco mais de meia hora e eu já estava de volta, de táxi. Juntos, mochilas nas costas, atravessamos novamente o Savane e fomos para o terminal.

Atravessando o parque La Savane, o principal de Fort-de-France, capital da Martinica

Menos de duas horas mais tarde chegávamos à Castries, capital de Santa Lucia. Outra ilha bastante montanhosa no nosso caminho! Entre as montanhas, as famosas “Pitons”, duas incríveis montanhas com formato piramidal, o cartão postal mais famoso do país. Ficam no sul, na cidade de Soufriere, e foi para lá que seguimos diretamente, logo após alugar um carro no aeroporto “local” de Castries.

Era o único local com locadoras abertas num domingo de tarde. De lá partem os voos para as outras ilhas do Caribe e será daí que voaremos para Saint Vincent dia 23. Teremos um bom tempo por aqui e começaremos pela parte sul da ilha, onde estão as Pitons e o turismo de aventura. A parte norte, onde estão a maioria dos resorts que atraem milionários do mundo inteiro, visitaremos mais tarde.

O Fort S. Luis, que deu origem á cidade de Fort-de-France, capital de Martinica

Chegamos em Soufriere já de noite e na praia em frente ao hotel havia uma festa local. Logo tentamos nos misturar, mas não tinha jeito de não chamarmos a atenção. Eu era o único moreno na festa. De loira, tinha a Ana. Os outros, eram como se estivéssemos na Tanzânia ou na Nigéria. Muito legal, o nosso pedaço da África na América!

No escuro, lá estava o impressionante vulto da Petit Piton, do outro lado da praia. Tentamos, de todas as maneiras, fotografá-la. Mas não conseguimos. Mas a visão era maravilhosa! Estamos ansiosos pela luz do sol, para podermos ver essa incrível montanha com as cores que o dia traz. Agora de noite, já deu para ver que vai ser muito mais bonito que imaginávamos!

Praia ao lado do Fort S. Louis, em Fort-de-France, capital de Martinica

Santa Lúcia, Castries, Soufriere, Martinica, Fort-de-France, Saint-Pierre, Praia

Post anterior Prédio histórico de St. Pierre, antiga capital de Martinica

Curtindo St. Pierre

Post seguinte As famosas montanhas Piton, em Soufriere, no sul de Santa Lúcia, no Caribe

Praia, Pitons e o Maravilhoso Snorkel

Blog da Ana Visita à ponta sul de Santa Lúcia, em Vieux Fort

Santa Lúcia, a Helena do Caribe!