0 Adeus Caxambu, Alô Matutu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Adeus Caxambu, Alô Matutu

Brasil, Minas Gerais, Caxambu

Araucárias no Vale do Matutu - MG

Acordamos sem pressa no confortável Hotel Glória, tomamos aquele café da manhã reforçado e eu me preparei para a tarefa mais árdua do dia: entrar na piscina do hotel! Apesar do dia lindo a água estava congelante. Mas, era questão de honra, eu tinha de entrar. Afinal, essa piscina, desde a adolescência, tinha sudo referência de limpeza para mim. Por baixo d'água conseguia ver os ladrilhos do outro lado, a 25 metros de distância. Pois bem, promessa feita, promessa cumprida. Ignorei o instinto de sobrevivência e me atirei dentro dela. Algumas braçadas para lá, outras para cá e pronto. Direto para o chuveiro quentinho!

Criando coragem para entrar na piscina em Caxambu - MG

Nadando com a cabeça fora d'água por causa do frio em Caxambu - MG

Depois, pé na estrada para Aiuruoca e Vale do Matutu. Há vinte anos passava por aquele trevo prometendo entrar e finalmente, cá estou! De Aiuruoca para o Vale são 17 km de estrada de terra. Saímos de uma pequena cidade e chegamos em um outro mundo. O Vale do Matutu é uma APA (área de preservação ambiental) em ótimo estado de conservação, boa parte de suas matas ainda em pé, uma rica fauna e flora. Dividem irmamente o Vale uma comunidade do Santo Daime e moradores que tem entre seus princípios a conservação do meio ambiente e a vida simples e não-consumista.

O resultado é delicioso, para quem visita: natureza e ser-humano convivendo harmonicamente. Vida bem mansa, ar puro, águas limpas, céu estrelado, sons de grilos ou de riachos. Sensação de segurança total. E de saúde também.

O famoso Casarão no Vale do Matutu - MG

A estrada acaba no "Casarão", uma antiga sede de fazenda que virou centro comunitário do Vale. Ali os carros dos visitantes devem ficar. Mais para dentro, apenas moradores. Eu e Ana deixamos a Fiona lá e fomos procurar a Marcinha, amiga da minha irmã da éoca da UNICAMP. Ela se mudou para cá há 15 anos, para dar aulas na escola local. Todo mundo se conhece por aqui e não foi difícil achar a casa dela. Apesar da dúvida da Ana se ela me reconheceria, ela reconheceu sim, e rapidamente. Ela e suas duas lindas filhinhas (Ana e Julia) nos receberam muito bem em sua casa que parece uma casinha de bonecas, toda confortável e quentinha. Quinze minutos e já nos sentíamos em casa.

Pousada Mandala no Vale do Matutu - MG

Depois, fomos nos instalar na pousada Mandala, também muito gostosa e com uma vista incrível da mata e do vale. Hora de ver o jogo do Brasil e corremos para o único bar da região. Depois do joguinho feio, mas vitorioso, voltamos para a Marcinha onde fomos presenteados com queijo, vinho e uma sopa quentinha de alho poró! Hmmmmmmmm!!!

Por fim, já quase às 11 da noite, enfrentamos a noite mais gelada e estrelada dos últimos tempos para caminhar (com lanterna emprestada!) de volta ao Casarão e de lá, já na Fiona quentinha, para a pousada. Incrível como essas poucas horas no Vale do Matutu já nos fizeram sentir mais serenos. O dia a dia de uma cidade parece estar a milhares de quilômetros ou séculos de distância. Literalmente, um outro mundo. Melhor.