0 Adeus Caxambu, Alô Matutu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Adeus Caxambu, Alô Matutu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Adeus Caxambu, Alô Matutu

Brasil, Minas Gerais, Caxambu

Araucárias no Vale do Matutu - MG

Araucárias no Vale do Matutu - MG


Acordamos sem pressa no confortável Hotel Glória, tomamos aquele café da manhã reforçado e eu me preparei para a tarefa mais árdua do dia: entrar na piscina do hotel! Apesar do dia lindo a água estava congelante. Mas, era questão de honra, eu tinha de entrar. Afinal, essa piscina, desde a adolescência, tinha sudo referência de limpeza para mim. Por baixo d'água conseguia ver os ladrilhos do outro lado, a 25 metros de distância. Pois bem, promessa feita, promessa cumprida. Ignorei o instinto de sobrevivência e me atirei dentro dela. Algumas braçadas para lá, outras para cá e pronto. Direto para o chuveiro quentinho!

Criando coragem para entrar na piscina em Caxambu - MG

Criando coragem para entrar na piscina em Caxambu - MG


Nadando com a cabeça fora d'água por causa do frio em Caxambu - MG

Nadando com a cabeça fora d'água por causa do frio em Caxambu - MG


Depois, pé na estrada para Aiuruoca e Vale do Matutu. Há vinte anos passava por aquele trevo prometendo entrar e finalmente, cá estou! De Aiuruoca para o Vale são 17 km de estrada de terra. Saímos de uma pequena cidade e chegamos em um outro mundo. O Vale do Matutu é uma APA (área de preservação ambiental) em ótimo estado de conservação, boa parte de suas matas ainda em pé, uma rica fauna e flora. Dividem irmamente o Vale uma comunidade do Santo Daime e moradores que tem entre seus princípios a conservação do meio ambiente e a vida simples e não-consumista.

O resultado é delicioso, para quem visita: natureza e ser-humano convivendo harmonicamente. Vida bem mansa, ar puro, águas limpas, céu estrelado, sons de grilos ou de riachos. Sensação de segurança total. E de saúde também.

O famoso Casarão no Vale do Matutu - MG

O famoso Casarão no Vale do Matutu - MG


A estrada acaba no "Casarão", uma antiga sede de fazenda que virou centro comunitário do Vale. Ali os carros dos visitantes devem ficar. Mais para dentro, apenas moradores. Eu e Ana deixamos a Fiona lá e fomos procurar a Marcinha, amiga da minha irmã da éoca da UNICAMP. Ela se mudou para cá há 15 anos, para dar aulas na escola local. Todo mundo se conhece por aqui e não foi difícil achar a casa dela. Apesar da dúvida da Ana se ela me reconheceria, ela reconheceu sim, e rapidamente. Ela e suas duas lindas filhinhas (Ana e Julia) nos receberam muito bem em sua casa que parece uma casinha de bonecas, toda confortável e quentinha. Quinze minutos e já nos sentíamos em casa.

Pousada Mandala no Vale do Matutu - MG

Pousada Mandala no Vale do Matutu - MG


Depois, fomos nos instalar na pousada Mandala, também muito gostosa e com uma vista incrível da mata e do vale. Hora de ver o jogo do Brasil e corremos para o único bar da região. Depois do joguinho feio, mas vitorioso, voltamos para a Marcinha onde fomos presenteados com queijo, vinho e uma sopa quentinha de alho poró! Hmmmmmmmm!!!

Por fim, já quase às 11 da noite, enfrentamos a noite mais gelada e estrelada dos últimos tempos para caminhar (com lanterna emprestada!) de volta ao Casarão e de lá, já na Fiona quentinha, para a pousada. Incrível como essas poucas horas no Vale do Matutu já nos fizeram sentir mais serenos. O dia a dia de uma cidade parece estar a milhares de quilômetros ou séculos de distância. Literalmente, um outro mundo. Melhor.

Brasil, Minas Gerais, Caxambu,

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior Hotel Glória em Caxambu - MG

Glória

Post seguinte O Simbad também foi nosso guia no Vale do Matutu - MG

Amigo Novo

Blog da Ana Chegando no Casarão no Vale do Matutu - MG

Vale do Matutu

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 05/10/2010 | 18:38 por Daniela Borges de Souza

    Oi!!!
    Sou filha do Ricardo adorei as fotos!!!

    Resposta:
    Oi Daniela

    Gostamos muito do seu pai, que nos ajudou muito! Pena não ter podido conhecê-la.
    Já colocamos muitas fotos da travessia do parque nos posts. Vc já viu?
    Abs

  • 29/06/2010 | 21:21 por Késia Naves Ribeiro

    Ôi, Rodrigo!! hoje que estou vendo seu blog e a página de vcs. Muito bacana, alto nível!! Sou aquela que encontrou vcs lá na pousada Mandala no Matutu, que tb é viajante, mas nem tanto quanto vcs! rsrs Lembra da briga do Sombra com o Simba? pois é, foi a despedida do Matutu, né?, mas felizmente eles ficaram bem apesar das feridas...De vez em quando vou acompanhar sua viagem, e quem sabe nos encontramos para uma velejada, assim que terminarmos a reforma de nossa casa sairemos para viajar tb e quem sabe nos cruzamos outra vez. um abraço

  • 16/06/2010 | 23:51 por Joca

    Oi Rodrigo :
    Acompanhei os seus passeios em Caxambu , e fiquei esperando o mergulho na piscina do Hotel Gloria . Ia ficar muito decepcionado , se você não tivesse ido conferir a sempre lembrada transparência daquela água !/ Joca

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet