0 A Verdadeira Los Angeles - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Verdadeira Los Angeles - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Verdadeira Los Angeles

Estados Unidos, Califórnia, Los Angeles

Tranquilidade no sol de fim de tarde em Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Eu sempre tive um certo preconceito contra Los Angeles. Nos Estados Unidos, mesmo antes de ter viajado para cá, cidades como Nova Iorque, New Orleans, San Francisco, Boston e Seattle atraiam minha curiosidade enquanto para Los Angeles, Miami e Chicago eu torcia meu nariz. Filmes de Hollywood, documentários de TV, comentários de amigos e outras fontes ajudavam a moldar minha opinião mesmo antes de eu colocar meus pés fora do Brasil.

Praia de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Na minha primeira viagem aos EUA, vinte anos atrás, fui logo conferir algumas dessas cidades. Nova Iorque e San Francisco eram mesmo maravilhosas. Só não digo que foi paixão a primeira vista porque a paixão já existia muito antes da vista. Já Miami, não era tão mal assim. Bastava ir aos lugares certos que ela também tinha seus encantos. Nas viagens seguintes, agora com muito menos tempo, acabei ficando só na Big Apple mesmo. Em time que está ganhando não se mexe!

Depois das águas quentes do Havaí, testando as águas geladas de Santa Mônica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Criando coragem para entrar na água fria da praia de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Agora, nesses 1000dias, já não podia reclamar do tempo para viajar nos EUA. Aliás, acabamos ficando muito mais tempo do que tínhamos imaginado inicialmente. Com isso, pude rever as paixões antigas de Nova Iorque e San Francisco (cada vez melhores!), realizar o sonho antigo de conhecer New Orleans e Boston (espetaculares!), curtir Miami e matar a curiosidade com Seattle. Pudemos conhecer também Chicago, cidade que me surpreendeu muito e para qual tiro o meu chapéu. Faltava, então, Los Angeles, justo aquela que menos me atraía.

Chegando à Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Sempre imaginei Los Angeles como um monte de freeways engarrafadas e gigantescas indo para lá e para cá, uma Hollywood no meio sem charme algum, uma Beverly Hills esnobe e artificial perdida em algum lugar, bairros periféricos sem lei pertencentes à gangues violentas e nem uma mísera esquina charmosa onde se pudesse caminhar tranquilamente. Uma cidade para carros onde pedestres eram malvindos.. Enfim, nada que me atraísse...

O movimentado calçadão de Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Ocorre que minha razão adora desafiar meus preconceitos irracionais. Minha curiosidade argumentava que um lugar que atrai dez milhões de pessoas para lá morar deve ter seus motivos. Algo me dizia que havia muitos outros lados de Los Angeles além daqueles que queriam me manter afastado da cidade. Pois é, chegava a hora de eu mandar meus preconceitos às favas e conhecer a Los Angeles de verdade.

Show de horrores em Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Para viajar ao Havaí, nós já tínhamos ido até o aeroporto da cidade, onde a Fiona ficou nos esperando pelos últimos 17 dias. Lá no arquipélago, alguém brincou que, após conhecermos o Kalalau e as belezas do Havaí selvagem, uns dois ou três dias em Honolulu seriam uma boa forma de transição para chegarmos à selva de concreto de Los Angeles. Assim foi e ontem de tarde chegamos à maior cidade da costa oeste novamente, dessa vez para passar alguns dias e, finalmente, conhecermos a cidade dos anjos. O PriceLine nos arrumou um hotel bem localizado (depois de bater cabeça um pouco), mas o cansaço e o tempo ruim nos fizeram ficar mesmo no nosso quarto. O máximo que fizemos foi cruzar a larga avenida para irmos até o supermercado e só. Depois de vinte anos, eu teria de esperar mais um dia...

Arte nas ruas de Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Passeio de bicicleta em Santa Monica e Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Hoje, já não havia mais desculpas. Só tínhamos de escolher um lado para começar. E o lado que escolhemos conseguiu, num único e certeiro golpe, liquidar completamente com a imagem negativa que eu tinha da cidade. Fomos para Santa Monica, junto à praia. Nada de freeways e nada de trânsito engarrafado para chegar lá. Nada de gangues pelo caminho, nem dificuldade de estacionar. E depois do carro estacionado, longas caminhadas por vizinhanças cheias de esquinas charmosas, ideais para pedestres. Certamente, não era a mesma Los Angeles que me amedrontara por tanto tempo.

Para quem estiver interessado... (Venice Beach, em Los Angeles, na Califórnia - EUA)

Caminhamos pela areia por um bom tempo, praia típica americana, com aqueles piers ao fundo avançando sobre o mar e parques de diversão junto à areia (porque será que eles gostam disso?). A água estava fria (saudades do Havaí!!!) e uns poucos surfistas encaravam o mar de poucas ondas. A gente alugou uma bicicleta para a Ana enquanto eu resolvi esticar as pernas e segui correndo pela orla até Venice Beach.

Pier de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Ali, outra ducha de água fria nos meus preconceitos. Uma cidade super viva, nenhum carro à vista, centenas de pessoas caminhando ao lado de uma simpática feira de artesanato, dezenas de artistas de rua, gente cantando, vendendo poesias e camisetas coloridas. Mais adiante, passada a feirinha, toda uma vizinhança com casinhas simpáticas, em frente à praia. Casas pequenas e coloridas, pequenas varandas, clima relaxado. Um lugar em que eu moraria tranquilamente! Morar em Los Angeles? Eu? Pois é... como fazer picadinho de um preconceito arraigado de 20 anos em apenas uma tarde de passeios...

O tradicional carrossel do pier de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Chegamos ao final da Rota 66, no pier de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Sentamos na varanda de um dos muitos restaurantes simpáticos do bairro, vimos a vida passar deliciosamente à nossa frente, comemos e tomamos uma cervejinha, brindando à Venice Beach e à Los Angeles que estávamos conhecendo. Depois, para queimar as novas calorias adquiridas, nova corrida e nova pedalada de volta à Santa Monica e ao mais movimentado píer daquele pedaço de litoral que vai de San Diego à San Francisco.

Pier de Santa Monica, com a sempre presente roda gigante, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Ali no píer encontramos o final da Route 66, aquela histórica estrada que ligava Chicago à Los Angeles, a primeira rodovia asfaltada a cruzar todo o país e que virou ícone de toda uma época. Para nós, era como completar uma jornada, afinal, tínhamos visto o início dela, lá na terra de Al Capone, e viajado por um bom pedaço do meio dela, logo que entramos nos Estados Unidos, nove meses atrás. Foi como rever uma velha amiga. Além disso, divertimo-nos com o movimento do fim da tarde, o sol se pondo, o infinito Oceano Pacífico à nossa frente (esse também, cada vez mais “íntimo”) e as luzes da bendita roda-gigante ao nosso lado. A gente se despediu desse mar que tem sido nosso companheiro por tanto tempo e que, agora, ficaremos tanto tempo sem ver. Como a nossa descida pelas Américas tende a ser mais pelo lado do Atlântico, sabe-se lá quando cruzaremos o Pacífico outra vez. Se bem que a América Central é tão fininha que, nunca se sabe...

Decoração natalina na 3rd St. Promenade, a movimentada rua comercial de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Deixamos o píer e o mar para trás e fomos conhecer a movimentada 3rd Street de Santa Monica, rua comercial fechada para carros. Mais uma vez, lá estávamos numa Los Angeles para se caminhar e não para se dirigir. Tão perto de Venice Beach mas, em muitos aspectos, exatamente o oposto. Diversas lojas de marca, todas enfeitadas para o natal, luzes coloridas de alto a baixo, todo mundo muito bem vestido fazendo suas compras e, com o sol já bem abaixo do horizonte, um frio cortante que há muito não sentíamos. De semelhante, o clima de animação, artistas fazendo seus shows e disputando a atenção de quem passava por ali.

vitrine decorada de bandeira na 3rd St. Promenade, a rua comercial de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Depois de nos impressionarmos com a beleza das luzes e com a classe de alguns desses artistas de rua, era a hora de voltar ao hotel. De novo, sem freeways e sem engarrafamentos. Finalmente, eu começava a conhecer Los Angeles. Uma Los Angeles infinitamente mais humana do que aquela que eu imaginava. Já até pensamos em esticar nossa estadia por aqui. Depois desse dia em Santa Monica, porque não?

Passeando pela 3rd St. Promenade, a rua comercial de Santa Monica, em Los Angeles, na Califórnia - EUA

Estados Unidos, Califórnia, Los Angeles, Santa Monica, Venice Beach

Post anterior Com o Rafa em praia de Oahu, no Havaí - foto de Laura Schunemann

O Campeonato que Não Vimos...

Post seguinte Caminhando na Calçada da Fama, rua de Hollywood, em Los Angeles, na Califórnia - Estados Unidos

A Famosa Calçada

• 23/05/2016 | 12:18 por Régis Gabriel Sá

Olá....obrigado por compartilhar sua experiencia em LA.Estou indo em agosto/16 passar um mês por lá. Minha namorada morou um ano em LA e tem boas referencias. Após meu retorno posso compartilhar com você minhas experiencias de lá. Será minha primeira viagem ao USA.

Obrigada por compartilhar!!

Estive por 2x lá , através da minha mãe e minha tia que são cidadãs e pretendo morar com meu marido lá e educarmos nossos filhos pequenos a partir do ano que vem.

• 04/05/2016 | 02:13 por Veronica

• 15/04/2015 | 01:05 por muridog

Muito bom esse local pretendo me jogar desse inferno de brasil logo termino meus estudos mais ainda estou meio perdido sobre esse assunto de visto permanente se eu concigo e como fasso para ter um visto permanente americano alguem pode dar uma luz ??? por favor

Oi Muridog

Visto permanente não é dos mais fáceis de conseguir. Quem sabe, se casar com uma americana?

Um abraço e boa sorte!

• 18/02/2015 | 09:35 por nanee

Olá. Vc mora ou foi a passeio para Los ANgeles? E o visto? Foi mt difícil pra conseguir? Vontade imensa de morar lá...

Olá Nanee

Nós não moramos na cidade. Foi apenas uma rápida visita, de 3 dias. O visto conseguimos antes, no Brasil. Pelo menos para nós, não foi complicado. O visto americano tem ficado mais fácil de se conseguir nos últimos anos...

Confesso que não achava que gostaria da cidade, mas me surpreendi e achei bem legal! Tomara que vc consiga realizar o seu sonho de ir para lá!

Um abs

• 13/12/2014 | 13:28 por Olivie

Po cara, muito legal sua experiência em Los Angeles. Estou planejando minha viagem para LA no final de 2015, e estou lendo muito sobre o local para ter uma ideia de como funciona e as diferenças para o Brasil. Faço a viagem para conhecer o lugar, pois se gostar pretendo voltar e morar lá. Pretendo ficar em Venice, acho que me adaptarei rápido a cultura de lá. Parabéns pelo post. Um abraço

Olá Olivie

Legal que tenha gostado do post! Los Angeles foi uma cidade que me surpreendeu muito positivamente! Não sei como é para morar, mas para visitar, foi muito legal!!!

Se fosse para morar lá, eu também procuraria algo na região de Venice Beach

• 09/10/2014 | 13:31 por Bianca

Olá, estou querendo ir morar em Los Angeles mas estou em dúvida onde morar lá . Poderia me indicar um local ? estou entre Santa Mônica e Venice Beach me ajudeee ! desde já agradeço :)

Oi Bianca

É claro que isso depende do gosto de cada um e também do tipo de habitação em cada um desses lugares. Considerando um mesmo apartamento, eu ficaria com Venice Beach!

• 21/02/2014 | 15:03 por Rafael

Olá,gostei muito do que foi dito,meu sonho é ir morar em Los Angeles e um dia chego lá e com essas dicas e outras tantas que eu pesquiso vão sempre me dando mais vontade de ir tentar a vida por esses lados.

Olá Rafael

É isso aí, temos sempre de perseguir nossos sonhos. Nós conseguimos e vc também vai conseguir!!!

Quanto a Los Angeles, foi como eu disse no post, a cidade é muito melhor do que a imagem que tinham passado para mim. Preciso voltar com mais tempo!

• 23/01/2014 | 23:37 por Carlos

Que incrível sua experiência em LA, sou apaixonado por essa cidade e fico feliz em ver que ela não é realmente só aquilo que a mídia mostra, tem a sua identidade. Post incrível, parabéns!

Olá Carlos

Que legal que vc tenha gostado do post!

Depois da nossa passagem por LA, passei a fazer a maior propaganda da cidade. Afinal, foram três dias incríveis por lá!

• 04/08/2013 | 22:53 por nivia

q maravilhoso seus comentarios..amei

Oi Nivia

Que bom que tenha gostado!

Confesso que eu era meio preconceituoso com essa cidade, mas depois de conhecê-la, passei a admirá-la e respeitá-la, com muita vontade de voltar e passer mais tempo por lá!